SóProvas


ID
892891
Banca
FEPESE
Órgão
CELESC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

A morte do ex-governante da Líbia Muammar Kadaf e a libertação do soldado Gilad Shalit, preso desde junho de 2006, em troca de mais de mil presos palestinos, foram assuntos de grande repercussão na imprensa, fazendo o mundo mais uma vez voltar-se para o conflito do chamado Oriente Médio.

Analise as afirmativas abaixo relacionadas à gênese do conflito entre israelenses e palestinos.

1. Ao final da Primeira Guerra Mundial, a Liga das Nações entregou a administração da Palestina à Grã-Bretanha.

2. No início do século XX já existiam na região pequenas comunidades israelitas, vivendo em meio à população predominantemente árabe.

3. Durante o Mandato Britânico, o governo inglês, que se opunha aos Estados Muçulmanos do Oriente Médio, incentivou com a doação de terras e ajuda financeira a imigração dos judeus europeus para o Oriente Médio.

4. Em 1947, a Assembleia Geral da ONU resolveu dividir a Palestina em dois Estados independentes: um judeu e outro palestino.

5. Imediatamente após a proclamação do Estado de Israel, iniciou-se uma guerra em que os israelenses enfrentaram o Egito, a Arábia Saudita, a Jordânia, o Iraque, a Síria e o Líbano.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmações corretas.

Alternativas
Comentários
  • Quanto à primeira assertiva, criou-se, no contexto do fim da Primeira Guerra, um sistema de mandatos para a administração de território que pertenciam ao extinto Império Otomano. O território da Palestina ficou sob mandato britânico. A assertiva 3 é falsa porque a relação entre os britânicos e os territórios do Oriente Médio era dúbia. Por um lado, a Inglaterra prometeu apoio a alguns desses territórios que se comprometeram em dar suporte aos britânicos na luta contra os Otomanos durante a Primeira Guerra Mundial. Por outro lado, os britânicos também se comprometeram com o movimento sionista, no sentido de apoiar a criação de um lar nacional judeu. Em termos oficiais, contudo, não houve estímulo à ocupação de terras e ajuda financeira aos judeus na Palestina. Pelo contrário, de acordo com o Livro Branco, de 1939, os britânicos estimulavam a ideia de haver só uma palestina, coabitada e co-governada por árabes e judeus, sendo que os árabes tinham preponderância demográfica sobre os judeus. Conforme as regras desse livro, a imigração judaica foi limitada e havia proibição ou restrição de aquisição de terras pelos judeus.  Uma vez que somente a assertiva 3 é falsa.


    A alternativa correta é a letra (D),

  • Os britânicos não incentivaram com doação de terras e ajuda financeira os judeus europeus a imigrarem para a Palestina ou eles não se opunham aos Estados Muçulmanos do Oriente Médio? Alguém me ajuda!!!

  • mal elaborada