SóProvas


ID
893110
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 10ª REGIÃO (DF e TO)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Julgue os itens subsequentes, relativos a planejamento, ferramentas
organizacionais, gestão da qualidade e assuntos correlatos.

O BSC (Balanced Scorecard) possui perspectivas bem definidas: financeira, processos internos, inovação, clientes e aprendizagem e crescimento.

Alternativas
Comentários
  • O BSC prioriza o equilíbrio organizacional a partir de quatro perspectivas: 



  • Questão Errada.
    As 4 perspectivas são: Financeiro, Clientes, Processos Internos e Aprendizagem. Ou seja, não cabe inovação.
  • 64 - (CESPE/HFA/2002) Uma organização pode apresentar indicadores financeiros excelentes, mas ter seu futuro comprometido por desempenho deficiente em outras dimensões não-captadas por aqueles indicadores. A metodologia denominada balanced scorecard, originada no início da década de 90, vem sendo cada vez mais utilizada para assegurar maior efetividade nos processos de avaliação e controle. Outras perspectivas ou dimensões, além da financeira, utilizadas por essa metodologia para a definição de estratégia e de acompanhamento são:
    a) mercado, concorrentes e clima organizacional. 
    b) cliente interno, cliente externo e liderança. 
    c) missão, negócio e fatores críticos de sucesso. 
    d) cliente, processos internos, inovação e aprendizagem.  
    e) valor criado para o acionista, market share e produtividade.
    Gabarito: D
    Questão parecida do CESPE de 2002!!!! 
    Inovação, nesse caso, seria crescimento? 
  • Questão capciosa. Pois Inovação abrange (aprendizagem e crescimento), porém , o BSC tem 4 perspectiva apenas e na questão citaram 5.
  • O erro da questão não está no fato da banca ter colocado 5 perspectivas ao invés das quatro clássicas (financeira, aprendizado e crescimento - entenda, que a inovação também pode estar nesta perspectiva OU ainda ser considerada como uma perspectiva à parte-, clientes e processos internos). O erro é " O BSC possui perspectivas bem definidas" . 

    De acordo com a concepção do BSC, as perspectivas iniciais podem ser adaptadas à realidade de cada empresa ou órgão e não se limitam às quatro contidas, visto que elas podem ser aumentadas ou reduzidas dependendo da necessidade da empresa.
  • Eu entendi que o erro está em algo mais simples. Da forma como está colocado no texto, dá a entender que "clientes e aprendizagem" é um item único:

    'O BSC (Balanced Scorecard) possui perspectivas bem definidas: (1) financeira, (2) processos internos, (3) inovação, (4) clientes e aprendizagem e (5) crescimento.

    Porém, no BSC, aprendizagem e clientes são itens diferentes. As abordagens do BSC estão divididas em:
    - financeira
    - clientes
    - processos internos
    - aprendizagem e crescimento (inovação)

  • Errada...

    Outro erro da questão e que: Baseia-se em 4 pespectivas originarias (não totalmente definidas).
  • Bizu para decorar as perspectivas do BSC (Balanced Scorecard)    PRIscila APRENDeu a tirar DINHEIRO dos CLIENTES!   1) PRocessos Internos 2) APRENDizagem  3) Financeira  4) CLIENTES
  • Estimados Fabs e Usciara,

    Segundo o prof. Rafael Encinas, Inovação está inserido em Processos Internos e não em Aprendizagem e Crescimento.

    Bons estudos a todos!

  • O erro está em 2 pontos:
    o 1o é que ele afirma que o BSB tem perspectivas BEM definidas.

    e o 2o, é que o BSB busca equilíbrio entre 4 fatores, e não 5

    São ele:

    Financeiro

    Cliente

    Processo interno

    Inovação OU Aprendizagem e crescimento

  • Conforme já disse o colega Mateus, inovação está inserido dentro de Processos Internos. 

    http://www.significados.com.br/bsc-balanced-scorecard/

  • Errado

     

    Balanced Scorecard é uma ferramenta de controle estratégico. Que trabalha em quatro perspectivas:

     

    - financeira

    - clientes

    - processos internos

    - aprendizado e conhecimento

     

    Macete:

    APRENDI c/ o CLIENTE sobre o PROCESSO FINANCEIRO do BSC.

  •                          FINANCEIRA
                        C  L  I  E  N  T  E  S
                     PROCESSOS  INTERNOS
     INOVAÇÃO OU APRENDIZADO OU CRESCIMENTO 

     

     

    A INOVAÇÃO, O APRENDIZADO E O CRESCIMENTO SÃO CONSIDERADOS COMO SINONÍMIAS, E NÃO COMO ELEMENTOS DISTINTOS.

     

     

     

     

    GABARITO ERRADO


     

  • Item errado!

     

    Galera está indo longe para explicar a questão, o erro está antes dos dois pontos, ou seja: "...perspectivas bem definidas:".

     

    As perspectivas básicas (finanças, clientes, processos internos, aprendizagem/crescimento organizacional), segundo os próprios autores, devem ser adaptadas a cada organização, logo não têm nada de "bem definidas".

     

    O serviço público por exemplo, não usa a perspectiva das "finanças".

     

    At.te, CW.

    CHIAVENATO. Introdução à Teoria Geral da Administração. 7ª edição. Editora Campus, 2004.

  • GABARITO: ERRADO 

     

    Esta questão apresenta dois pontos incorretos.

     

    O primeiro logo de cara é que estas perspectivas não tão  definidas” como a banca descreveu. Kaplan e Norton deram um exemplo, com um modelo que contava com quatro perspectivas: financeira, processos internos, clientes e aprendizagem e crescimento.

     

    Entretanto, eles mesmos indicam que estas perspectivas devem ser adaptadas para as diversas organizações que venham utilizá-las.

     

    Assim, as perspectivas podem ser diferentes para instituições de outros setores de atuação.

     

    Uma mudança muito comum, por exemplo, ocorre nas organizações do setor público. Estas alteram a perspectiva financeira, pois não têm um
    foco na lucratividade.

     

     

    Prof. Rodrigo Rennó - Estratégia Concursos

     

     

  • FINA CLIENTE ProcessIN ACRE

    - Financeiro

    - Cliente

    - Processos Internos

    - Aprendizado e Crescimento

  • Esta questão apresenta dois pontos incorretos. O primeiro logo de cara é que estas perspectivas não são tão “definidas” como a banca descreveu. Kaplan e Norton deram um exemplo, com um modelo que contava com quatro perspectivas: financeira, processos internos, clientes e aprendizagem e crescimento.

    Entretanto, eles mesmos indicam que estas perspectivas devem ser adaptadas para as diversas organizações que venham utilizá-las. Assim, as perspectivas podem ser diferentes para instituições de outros setores de atuação. Uma mudança muito comum, por exemplo, ocorre nas organizações do setor público. Estas alteram a perspectiva financeira, pois não têm um foco na lucratividade.

    Gabarito: errada

    Fonte: Prof. Rodrigo Rennó – Estratégia Concursos

    Balanced Scorecard (BSC)

    Conforme Kaplan e Norton (2004) o BSC auxilia as organizações a planejar e entender sua estratégia de forma “balanceada”, não se limitando somente à definição de objetivos e metas estratégicas únicas e exclusivamente financeiras. É mais do que um novo sistema de indicadores. Empresas inovadoras o utilizam como a estrutura organizacional básica de seus processos gerenciais (KAPLAN e NORTON, 2004, p.20). Desta forma, o Balanced Scorecard tornou-se um instrumento importante para esclarecer e traduzir a visão e a estratégia, comunicar e unir objetivos estratégicos e, para mensurar, planejar, estabelecer metas e promover sintonia das iniciativas, definir prioridades, fomentar o feedback estratégico por meio da monitoração contínua e reavaliação da estratégia com base em resultados e custos da capacidade produtiva (LIMA, 1997).

    Para Michael Hammer (apud LIMA, 1997, p. 59) "a principal virtude do Balanced Scorecard é desmistificar a mensuração do desempenho, integrando-a ao gerenciamento estratégico."

    O Balanced Scorecard é um Painel Balanceado de Indicadores, conceito desenvolvido por Robert Kaplan e David Norton que detectaram que o controle dos resultados baseados em indicadores financeiros não mais atendia. A geração de valor dependia do acompanhamento do desempenho estratégico organizacional através da medição de indicadores de desempenho. Serve como instrumento de alinhamento entre o planejamento estratégico e o operacional. Compreende a tradução da visão e da estratégia de uma organização em um conjunto integrado de objetivos e indicadores de desempenho que formam a base para um sistema de gerenciamento estratégico e de comunicação.

    Perspectivas do BSC - Kaplan e Norton (2004) apresentam quatro perspectivas de mensuração do desempenho: financeira, do cliente, dos processos internos da empresa e de aprendizagem e crescimento.

    Fonte: Prof. Heron Lemos – Tiradentes online - Apostila de Administração 

  • Comentários

    Esta questão apresenta dois pontos incorretos. O primeiro logo de cara é que estas perspectivas não são tão definidas como a banca escreveu. Kaplan e Norton deram um exemplo com um modelo que contava com quatro perspectivas: financeira, processos internos, clientes e aprendizagem e crescimento.

    Entretanto, eles mesmos indicam que estas perspectivas devem ser adaptadas para as diversas

    organizações que venham utilizá-las. Assim, as perspectivas podem ser diferentes para instituições

    de outros setores de atuação.

    Uma mudança muito comum, por exemplo, ocorre nas organizações do setor público. Estas alteram

    a perspectiva financeira, pois não têm um foco na lucratividade.

    Gabarito: errada

    ESTRATÉGIA

  • O BSC (Balanced Scorecard) possui perspectivas bem definidas: financeira, processos internos, inovação, clientes e aprendizagem e crescimento. Resposta: Errado.

    A inovação está presente em todas as ferramentas gerenciais nos dias de hoje, mas o BSC possui apenas 4 perspectivas. Nessa questão possui 5 perspectivas.

  • ANS - 2013 (Cespe)

    balanced scorecard, a metodologia selecionada para a revisão e a agregação dos elementos estratégicos da ANS, organiza-se segundo quatro perspectivas: resultados; cliente; processos internos; aprendizado e inovação.

    Item correto.

    Nessa questão o Cespe considerou inovação como correto, difícil entender. Ou o erro da questão está em dizer que possui perspectivas bem definidas.