SóProvas


ID
893116
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 10ª REGIÃO (DF e TO)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A respeito de gestão de projetos e de processos, julgue os itens que
se seguem.

Um dos principais objetivos da gestão de processos é investir qualitativamente em suas variáveis (pessoal, material, método e máquina) com o objetivo de reduzir a entropia do sistema.

Alternativas
Comentários
  • Os conceitos de processos reversíveis e irreversíveis podem ser descritos matematicamente usando-se o conceito de entropia. Mas antes de chegarmos à definição de entropia, vamos aos conceitos de processos reversíveis e irreversíveis. Chamamos de processo reversível aquele em que o sistema pode, espontaneamente, retornar à situação (ou estado) original. Processo irreversível é aquele cujo sistema não pode, espontaneamente, retornar ao estado original.
    Como os conceitos dos tipos de processos já foram citados, vamos então à definição de entropia. A entropia de um sistema (S) é uma medida do seu grau de desorganização. Quanto maior a organização, menor a entropia. A entropia é uma característica do estado termodinâmico, assim como a energia interna, o volume e o número de mols.
    Para medir o grau de desordem de um sistema, foi definida a grandeza termodinâmica entropia, representada pela letra S. Quanto maior a desordem de um sistema, maior a sua entropia.

  • CORRETO:
    No âmbito da administração  ENTROPIA significa um sistema que já não se adapta ao ambiente empresarial atualizado.
  • Continuação
    Sua implantação deve considerar no mínimo cinco 5 diferentes passos fundamentais:
    1. Tradução do negócio em processos: É importante definir quais são os processos mais relevantes para a organização e aqueles que os suportam. Isso é possível a partir do entendimento da Visão Estratégica, como se pretende atuar e quais os diferenciais atuais e desejados para o futuro. Com isso, é possível construir o Mapa Geral de Processos da Organização.
    2. Mapeamento e detalhando os processos: A partir da definição do Mapa Geral de Processos inicia-se a priorização dos processos que serão detalhados. O mapeamento estruturado com a definição de padrões de documentação permite uma análise de todo o potencial de integração e automação possível. De forma complementar são identificados os atributos dos processos, o que permite, por exemplo, realizar estudos de custeio das atividades que compõe o processo, ou ainda dimensionar o tamanho da equipe que deverá realizá-lo.
    3. Definição de indicadores de desempenho: O objetivo do BPM é permitir a gestão dos processos, o que significa medir, atuar e melhorar! Assim, tão importante quanto mapear os processos é definir os indicadores de desempenho, além dos modelos de controle a serem utilizados.
    4. Gerando oportunidades de melhoria: A intenção é garantir um modelo de operação que não leve a retrabalho, perda de esforço e de eficiência, ou que gere altos custos ou ofereça riscos ao negócio. Para tal é necessário identificar as oportunidades de melhoria, que por sua vez seguem quatro alternativas básicas: incrementar, simplificar, automatizar ou eliminar. Enquanto que na primeira busca-se o ganho de escala, na última busca-se a simples exclusão da atividade ou transferência da mesma para terceiros.
    5. Implantando um novo modelo de gestão: O BPM não deve ser entendido como uma revisão de processos. A preocupação maior é assegurar melhores resultados e nesse caminho trata-se de uma mudança cultural. É necessária maior percepção das relações entre processos. Nesse sentido, não basta controlar os resultados dos processos, é preciso treinar e integrar as pessoas visando gerar fluxo de atividades mais equilibrado e de controles mais robustos.
    É por causa desse último passo que a implantação de BPM deve ser tratada de forma planejada e orientada em resultados de curto, médio e longo prazo.
    Como já dissemos, o BPM representa uma visão bem mais abrangente, onde a busca por ganhos está vinculada a um novo modelo de gestão. Colocar tal modelo em prática requer uma nova forma de analisar e decidir como será o dia-a-dia da organização de hoje, amanhã, na semana que vem, no próximo ano e assim por diante...
    CONTINUA
  • finalmente encerrando
    O Gerenciamento de Processos de Negócio ou Gestão de Processos de Negócio (Business Process Management ou BPM) é um conceito que une gestão de negócios e tecnologia da informação com foco na otimização dos resultados das organizações através da melhoria dos processos de negócio. São utilizados métodos, técnicas e ferramentas para analisar, modelar, publicar, otimizar e controlar processos envolvendo recursos humanos, aplicações, documentos e outras fontes de informação.
  • Na administraçao, entropia é uma termo relacionado à desorganização, bagunça. Dessa forma, a questão está correta pois afirma que a gestão de processos visa reduzir a deteriorização (desorganização) da organização.
  • Cuidado:O contrário de ENTROPIA é ENTROPIA NEGATIVA que significa ORDEM
  • Não decorem o conceito de termodinâmica de entropia... complica a vida de vcs. Acho pertinente a exportação do termo, mas quem for buscar o significado no google vai ficar maluco. Vai achar a fórmula de uma integral muito doida... fica a dica. 
  • Pessoall,
    Entropia = Tendência de exaustão ou a morte...
    Entropia negativa (negentropia)= Luta contra a entropia
    homeostase = é a busca de um estado de equilibrio...
    sinergia = interdependencia das partes, e
    morfogenese = capacidade de modificar a si proprio;

    Todos esses conceitos estao relacionados com as organizacoes...




    --Via Blackberry--
  • Na administraçao, entropia é uma termo relacionado à desorganização, bagunça

  • Olá galera,

    GABARITO DEFINITIVO: CERTO

    1 - ENTROPIA: perda de energia em sistemas isolados, levando-os à degradação, à desintegração e ao desaparecimento.

    2 - ...investir qualitativamente em suas variáveis (pessoal, material, método e máquina)... refere-se a Entropia Negativa. Para sobreviver (e evitar a ENTROPIA), a organização social assegura um suprimento contínuo de materiais, pessoas...

    CHIAVENATO - TGA - EDIÇÃO COMPACTA

    Espero ter ajudado

    VAMO QUE VAMO


  • Certa!!!

    Ou seja, a gestão de processos quer reduzir a desorganização.

    ENTROPIA: É uma medida do grau de desorganização que pode levar a falência de um sistema (entropia negativa).

    No âmbito da administração significa um sistema que já não se adapta ao ambiente empresarial atualizado.


  • GAB. C 

    A ENTROPIA, é uma grandeza termodinâmica que mensura o grau de irreversibilidade de um sistema, encontrando-se geralmente associada ao que se denomina por "desordem" (não em senso comum)[Nota 1]de um sistema termodinâmico. Em acordo com a segunda lei da termodinâmica, trabalho pode ser completamente convertido em calor, e por tal em energia térmica, mas energia térmica não pode ser completamente convertida em trabalho. Com a entropia procura-se mensurar a parcela de energia que não pode mais ser transformada em trabalho em transformações termodinâmicas à dada temperatura.

  • A questão que associa os assuntos de visão sistêmica com a gestão de processos. 

    Segundo Chiavenato (2014), entropia é “o efeito de desintegração do sistema que ocorre quando as suas partes não se comunicam ou sua rede de comunicações não funciona adequadamente.”. 

    Desse conceito percebemos que a gestão de processos à medida que promove a integração interfuncional reduz a entropia na organização.

    GABARITO: CORRETO

  • Entropia = desordem na administração pública

    Entropia negativa = Busca pela organização