SóProvas


ID
893212
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 10ª REGIÃO (DF e TO)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Julgue os itens a seguir, acerca da gestão de pessoas.

O mapeamento de competências nas organizações procura identificar as competências relevantes para o alcance dos objetivos organizacionais a partir de técnicas de coleta e análise de dados como entrevistas, grupos focais, questionários e estatísticas, entre outros mecanismos.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito preliminar Certo
    Os subsistemas da Gestão por Competências são: Mapeamento do Perfil de Competências Organizacionais, Mapeamento e Mensuração por Competências de Cargos e Funções, Seleção por Competências, Avaliação por Competências, Plano de Desenvolvimento por Competências, Avaliação de Eficácia das Competências a serem desenvolvidas e Remuneração por Competências. O Mapeamento de Competências é a base de toda a GESTÃO POR COMPETÊNCIAS.
    O mapeamento se dá pela descrição das competências laborais no trabalho. Para tanto, existem fudamentalmente duas metodologias complementares de descrição de competências no trabalho, a saber:
    A primeira se baseia nos recursos ou dimensões da competência, ou seja, os conhecimentos, habilidades e atitudes que se pressupõem sejam necessários para que o profissional possa apresentar determinado desempenho no trabalho.
    A segunda utiliza-se de pautas ou referenciais de desempenho, de forma que o profissional demonstraria deter uma dada competência por meio da adoção de certos comportamentos passíveis de observação no trabalho.
    Em geral, a adoção de um ou outro critério para descrição de competências ocorre em razão do uso que se pretende dar à descrição. Quando utilizadas em instrumentos de avaliação do desempenho no trabalho, por exemplo, as competências são descritas sob a forma de comportamentos passíveis de observação (referenciais de desempenho), para que o avaliador possa mensurar o desempenho do avaliado a partir dos comportamentos que este adota no trabalho. Quando utilizadas na formulação de ações de treinamento, por sua vez, então faz-se necessário descrever não apenas os comportamentos desejados (referenciais de desempenho), os quais constituirão os objetivos instrucionais do treinamento, mas também os conhecimentos, habilidades e atitudes correspondentes, os quais constituirão os conteúdos educacionais a serem ministrados
    Fonte: Professor Wendell Castellano
  • O mapeamento de competências basicamente visa identificar os ?gaps? (ou lacunas) de competências na organização, através da identificação das competências necessárias para que a mesma atinja seus objetivos estratégicos e a análise das competências já existentes na organização, de forma que estes ?gaps? sejam reduzidos ou eliminados. Desta maneira a organização poderá programar todas as ações de desenvolvimento e captação de competências. 

    (CESPE ? TCU/ ACE GESTÃO DE PESSOAS ? 2008) Um dos objetivos do mapeamento de competências é identificar o gap, ou lacuna, de competências, ou seja, identificar a discrepância entre as competências necessárias para concretizar a estratégia corporativa e as competências internas existentes na organização.

    Normalmente se inicia o trabalho com uma análise dos principais documentos estratégicos, como: a missão, a visão e os objetivos estratégicos, bem como outros importantes documentos (políticas, normas, etc.);
    São realizadas entrevistas com pessoas-chave na organização, de modo que se possa medir a percepção de cada um sobre as necessidades de competência interna na organização, ou, se o tempo for curto, é realizada uma entrevista coletiva (Focus group, ou grupos focais), bem como a utilização de questionários estruturados;Outra ferramenta pode ser a observação dos próprios funcionários no ambiente de trabalho, de forma que se percebam certos detalhes que não são captados nos trabalhos anteriores.

    (CESPE ? TCU/ ACE GESTÃO DE PESSOAS ? 2008)Entre as estratégias que podem ser utilizadas para identificar as competências organizacionais e humanas, incluem-se a pesquisa documental, a coleta de dados com pessoas-chave da organização, as entrevistas, a observação, os grupos focais e o questionário estruturado.

    O segundo passo do mapeamento de competências é o inventário das competências já existentes na organização, que normalmente se utiliza dos instrumentos de avaliação do desempenho da organização (instrumentos como a avaliação 360º ou o Balanced Scorecard, por exemplo) para que se possa então medir esta distância entre as competências necessárias e as existentes atualmente na organização.
    Portanto o gap nada mais é do que a diferença entre as competências necessárias e as existentes!

    Com este gap (ou lacuna) mapeado, pode se iniciar o planejamento do desenvolvimento e da captação destas competências que serão necessárias para se reduzir ou eliminar o gap de competências.

    (CESPE ? TCU/ ACE GESTÃO DE PESSOAS ? 2008) O mapeamento de competências envolve macroetapas, entre as quais podem-se citar a identificação das competências e a elaboração de plano de desenvolvimento de competências.










  • Para que possamos identificar quais são as competências necessárias e existentes na organização, devemos conhecer melhor a
    empresa, seu ramo de atuação e seus funcionários. 
  • Mapeamento de competências  tem como propósito identificar a lacuna de competências-Conhecimento, Habilidades e Atitudes - ou seja, a discrepância entre o que é necessário para concretizar a estratégia corporativa e o que já existe na organização.
    Deve-se, portanto, identificar as competências - organizacionais e profissionais - necessárias à consecução dos objetivos e compará-las com as competências internas da organização.

    Para essa identificação são utilizadas diversas técnicas:
     
    Pesquisa documental- inclui a análise do conteúdo da missão, da visão de
    futuro, dos objetivos e de outros documentos relativos à estratégia organizacional.
     
    Entrevista individual- seleciona-se indivíduos de maior conhecimento da organização e faz-se um roteiro de perguntas acerca da percepção quanto às competências de relevância para a organização.
     
    Entrevista coletiva ou grupo focal- o entrevistado é o moderador do grupo de 6 a 12 pessoas e atua na coordenação das discussões com vistas a identificar as competências relevantes. Neste caso o entrevistador deverá montar seu roteiro de questões e registro de dados.
     
    Observação– consiste na análise do trabalho, no registro de seus resultados e
    daquilo que é preciso para alcançá-los.
     
     
    Simulações- a partir de análises de tendências do mercado, faz-se suposições sobre o futuro do trabalho e do ambiente de trabalho.
     
    Questionários estruturados- é o mais utilizado no mapeamento de competências nas organizações. Permitem que os respondentes avaliem o grau de importância das competências apresentadas

    Professor Rafael Ravazolo
  • Instrumentos utilizados para mapeamento

    ·         Análise documental;

    ·         Entrevista;

    ·         Grupo focal -> quando nem o pesquisador nem os profissionais dispõem de tempo para entrevistas individuais, alternativa é realizar uma entrevista coletiva;

    ·         Observação;

    ·         Questionário -> mais utilizada.

     


    GAB CERTO

  • Gabarito Correto.

     

    Os instrumentos ou ferramentas que podem ser utilizadas para mapear as competências de uma empresa são as seguintes:

    >Questionários

    >Análise documental

    >Entrevista

    >Grupo Focal

    >Observação visual

  • Gab: CERTO

    Outra que ajuda!

    (CESPE / ANAC/ Analista Administrativo - 2012).

    Nas organizações, o mapeamento das competências deve ser realizado a partir da aplicação de diferentes técnicas de coleta e análise de dados qualitativos e quantitativos. CERTO.

    Erros, mandem mensagem :)

  • GAB: CERTO

    Complementando!

    Fonte: Rodrigo Rennó - Estratégia

    Exato. Para que possamos identificar quais são as competências necessárias e existentes na organização, devemos conhecer melhor a empresa, seu ramo de atuação e seus funcionários.

    Para isto, uma equipe deverá coletar dados da maneira mais adequada dentro do contexto da empresa.

    Esta equipe poderá fazer entrevistas com pessoas da própria organização, enviar questionários, analisar estatísticas, bem como qualquer técnica que possa esclarecer estes pontos