Modelo em Espiral exige a consideração direta dos riscos técnicos em TODOS os estágios do projeto e, se aplicado adequadamente, deve reduzir os riscos antes que eles se tornem problemáticos.
Fonte: Patrícia Quintão, GranCursos.
Acrescentando conhecimento ;)
Processo de Software:
É um conjunto de atividades, cuja meta é o desenvolvimento ou a evolução do software.
No processo de software define‑se um pequeno número de atividades de arcabouço aplicáveis ao desenvolvimento de qualquer software, independente do seu tamanho e complexidade.
Há vários processos de desenvolvimento propostos. Porém, não existe o melhor processo de desenvolvimento. Cada processo tem suas particularidades em relação ao modo de arranjar e encadear as atividades de desenvolvimento.
Exemplos de modelos de Softwares: Modelo em Cascata, Modelo Espiral ( O DA QUESTÃO), Prototipação.
Modelo Espiral:
O processo de desenvolvimento ocorre em ciclos, cada um contendo fases de avaliação e planejamento em que a opção de abordagem para a próxima fase (ou ciclo) é determinada.
Neste modelo, acrescenta-se a Análise dos Riscos ao ciclo de vida para auxiliar as decisões a respeito da próxima iteração.
Cada loop na espiral representa uma fase do processo de software. Este modelo exige a consideração direta dos riscos técnicos em TODOS os estágios do projeto e, se aplicado adequadamente, deve reduzir os riscos antes que eles se tornem problemáticos.
Esse modelo reúne as melhores características dos outros.
Fonte: Meus resumos do GranCursos, professora Patrícia Quintão.
"Arrisque-se. Ou morra sem saber o quão longe poderia ter ido".