SóProvas


ID
893965
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 10ª REGIÃO (DF e TO)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Com relação a sistemas de gerenciamento de banco de dados,
julgue os itens seguintes.

O protocolo de bloqueio é utilizado para resolver problemas relacionados à concorrência.

Alternativas
Comentários
  • Os protocolos de bloqueio são especialmente usados para garantir isolamento de transações, condição essencial para que seja serializável. Os protocolos variam conforme a arquitetura e algoritmo usado - eventualmente, podem também prevenir deadlocks.

    O link traz uma excelente transparência sobre controle de concorrência: http://www.inf.ufsc.br/~frank/BDD/BDDConcorrencia.pdf
  • Protocolos de bloqueios são responsáveis por posicionar as operações de bloqueios com o objetivo de garantir a serialização de planos de execução. Os protocolos mais conhecidos são:
    Protocolo em duas fases -> a transação tem duas fases: uma de expansão (os bloqueios vão sendo adquiridos à medida que são necessários, mas não podem ser liberados) e a outra de encolhimento (os bloqueios existentes podem ser liberados à medida que deixam de ser necessários, mas novos bloqueios não podem ser adquiridos).
    Protocolo Conservador ou estático -> na fase de expansão, a transação bloqueia todos os itens dos quais precisará durante a sua execução, executa, e depois vai liberando os locks à medida que deixam de ser necessários.
    Protocolo Estrito ou severo -> na fase de expansão, a transação bloqueia todos os itens dos quais precisará, porém, na fase de encolhimento, ela somente libera os locks de escrita após o commit ou abort.
    Protocolo Rigoroso -> semelhante ao Estrito, porém, na fase de encolhimento, tanto os locks de leitura quanto os de escrita somente são liberados após o commit ou abort.
  • Certo.

     

    "Algumas das principais técnicas usadas para controlar a execução concorrente de transações são baseadas conceito de bloqueio de itens de dados. Um bloqueio é uma variável associada a um item de dados que descreve o status do item relação a possíveis operações que ser aplicadas a ele. Em geral, existe um bloqueio para cada item de dados no banco de dados."


    Navathe, 6 ed, capítulo 22.