UDP
(CESPE 2014) O DNS (domain name system) organiza o espaço de nomes em uma estrutura hierárquica que permite descentralizar as responsabilidades envolvidas na atribuição de nomes, podendo usar os serviços do UDP ou TCP por meio da porta-padrão 53. (CERTO)
- Consulta - UDP
- Atualiza - TCP
(CESPE 2013) O serviço de DHCP emprega, por padrão, o protocolo de transporte UDP. (CERTO)
(CESPE 2012) O protocolo SNMP opera nas portas 161 e 162 e utiliza o protocolo UDP.
(CESPE 2009) Os pacotes RTP e RTCP são geralmente transportados sobre UDP. Para começar uma sessão RTP, a aplicação define um par particular de endereços de transporte (endereço IP e porta UDP) de destino. Em uma sessão multimídia, cada mídia é transportada sobre uma sessão RTP diferente, para a qual são emitidos pacotes de controle RTCP. Assim, o áudio e o vídeo são transportados sobre sessões diferentes, o que permite ao usuário final escolher a mídia que deseja receber.
(CESPE 2015) Network File System (NFS) é um protocolo cliente/servidor para compartilhamento de arquivos originalmente operado em UDP sem conexão, mas que, em sua versão 4 (NFSv4), utiliza TCP e é configurado em protocolo com estados. (CERTO)
Resumindo
(CESPE 2018) O UDP é utilizado por outros serviços de rede e protocolos, como DNS, NFS, DHCP e SNMP, por serviços de tempo real como streaming de vídeo e VoIP, que são sensíveis ao atraso, porém mais tolerantes a perdas de pacotes, e ainda encontra aplicações em serviços do tipo unicast e multicast. (CERTO)