-
ERRADO.
Concessão': Uma concessão é um período de tempo especificado por um servidor DHCP durante o qual um computador cliente pode usar um endereço IP que ele recebeu do servidor DHCP (diz-se atribuído pelo servidor DHCP). Uma concessão está ativa quando ela está sendo utilizada pelo cliente. Geralmente, o cliente precisa renovar sua atribuição de concessão de endereço com o servidor antes que ela expire. Uma concessão torna-se inativa quando ela expira ou é excluída no servidor. A duração de uma concessão determina quando ela irá expirar e com que freqüência o cliente precisa renová-la no servidor.
FONTE: http://pt.wikipedia.org/wiki/Dynamic_Host_Configuration_Protocol
-
Se a concessão já é um "aluguel" por um determinado tempo, como esse tempo não iria se modificar?
ERRADO
-
o DHCP possui o que chamamos de
renovação de LEASE (aluguel).
Pode se setar 3 valores que chama-se “timer”:
Timer 1 – usa 50% do lease e o
cliente DHCP solicita renovação do endereço ao servidor
Timer 2 – usa 87,5% do lease,
sendo que no caso de falha da primeira tentativa o cliente se mostra down e envia
um broadcast pedindo renovação do endereço
Timer 3 – o lease expira e a
maquina começa novamente o ciclo e solicita ao servidor um novo endereço
-
Prezados,
O DHCP pode ser configurado para trabalhar com endereços
permanentes, que são designados a computadores do tipo servidor, e um conjunto
de endereços a serem alocados sob demanda.
Os endereços designados pelo DHCP sob demanda não são
permanentes, ao invés disso, o DHCP aluga ( lease ) o endereço por um período
finito de tempo. Quando esse empréstimo expira, o servidor retorna o endereço
para o conjunto de endereços disponíveis, o que permite que o endereço seja
atribuído a outro computador.
O administrador especifica a duração do empréstimo para cada
endereço quando estabelece um conjunto de endereços.
Portanto, questão errada
Fonte : Douglas E. Comer, Redes de computadores e internet ,
4º edição.
-
Renovar uma concessão
O cliente DHCP tenta renovar sua concessão quando 50 por cento do tempo de concessão originais, conhecido como T1, passou pela primeira vez.Neste ponto, o cliente DHCP envia uma mensagem DHCPRequest de difusão ponto a ponto para o servidor DHCP que originalmente concedidas a concessão. Se o servidor está disponível e a concessão ainda está disponível, o servidor responde com uma mensagem DHCPAck de unicast e renovar a concessão.
Se o servidor DHCP original está disponível, mas a concessão do cliente atual não está mais disponível, o servidor DHCP responde com uma mensagem DHCPNack e o cliente iniciará imediatamente o processo para obter uma nova concessão. Isso pode acontecer se o cliente tiver sido alterado sub-redes ou se o servidor DHCP não é possível atender à solicitação de concessão por algum outro motivo.
Se não houver resposta do servidor DHCP, o client aguardará até atingir 87,5% do tempo de concessão, conhecido como T2, passou. No T2, o cliente entra no estado de religação e transmite uma mensagem DHCPRequest para tentar renovar a concessão de qualquer servidor DHCP disponível. Se nenhum servidor DHCP estiver disponível no momento em que a concessão expirar, o cliente imediatamente desagrupa próprio a partir da concessão existente e inicia o processo para obter uma nova concessão, começando com uma mensagem de DHCPDiscover.
Fonte: https://technet.microsoft.com/pt-br/library/dd183602(v=ws.10).aspx
-
Acho que o tempo de concessão realmente nunca se altera...vc configura lá no servidor o leasing times = 10 hs, e pronto, todo mundo ganha 10 hs com o IP. Acontece que eu acho que isso não é uma forma de evitar que as máquinas peguem o mesmo IP, afinal quem faz isso é o próprio DHCP server que verifica em seu banco os IPs que estão livres e não o fato de o leasing ocorrer a cada 10 hs.
-
Tempo de concessão é uma coisa, tempo de uso de endereço IP é outra!
-
Claro que se altera, Mário. Leia o comentário do Rubens(perfeito, alias). No processo de leasing ocorre os seguintes usos gradativos:
1 – Ao atingir 50%, cliente solicita renovação;
2 – Ao atingir 87.5%, cliente solicita renovação;
3 – O aluguel expira e o cliente reinicia o pedido.
Assim, vamos supor que determinado IP tenha sido concedido por um ano(12 meses). Na etapa 1, atingido o sexto mês, o cliente pede pra renovar o IP. Se for concedida a renovação, ele usa esse IP até o décimo mês(aproximadamente), ou 87.5% do tempo; no décimo mês, ele faz novo pedido; caso concedido, ele usa até o décimo segundo mês. Passados 12 meses, ele precisa reiniciar todo o processo(pegar o IP 0.0.0.0, enviar broadcast DHCPDiscovery etc)
Logo, lógico que há alteração com o passar do tempo.
-
Comentário do prof:
O DHCP pode ser configurado para trabalhar com endereços permanentes, que são designados a computadores do tipo servidor, e um conjunto de endereços a serem alocados sob demanda.
Os endereços designados pelo DHCP sob demanda não são permanentes, ao invés disso, o DHCP aluga ( lease ) o endereço por um período finito de tempo. Quando esse empréstimo expira, o servidor retorna o endereço para o conjunto de endereços disponíveis, o que permite que o endereço seja atribuído a outro computador.
O administrador especifica a duração do empréstimo para cada endereço quando estabelece um conjunto de endereços.