Furacão Sandy transforma Nova York em 'cidade fantasma'
Ruas da cidade americana amanheceram vazias; tempestade poderá afetar 50 milhões no país.
Para executar este conteúdo em Java você precisa estar sintonizado e ter a última versão do Flash player instalada em seu computador.
Nova York amanheceu como uma cidade fantasma nesta segunda-feira. Operações de prevenção contra o furacão Sandy, que deverá atingir a costa leste do país, causaram diversos transtornos.
De acordo com meteorologistas, a "Big Apple" poderá ser uma das áreas mais afetadas pela tempestade que já deixou mais de 40 mortos em sua trajetória por Cuba, Haiti e outras ilhas do Caribe.
O governo americano decretou estado de emergência em oito Estados da costa leste (Nova York, Pensilvânia, Nova Jersey, Massachusets, Rhode Island, Connecticut, Delaware e Maryland). Mais de 6.800 voos foram cancelados e o sistema de transportes públicos de Nova York foi completamente interrompido.
Ainda entre as medidas de precaução estão a retirada de 375 mil pessoas das áreas de risco, e sua transferência para 76 abrigos montados em escolas.
O governador de Nova Jersey, Chris Christie, foi enfático em sua recomendação: "Não seja idiota, saia".
Tempestade provou interrupção de transportes coletivos
Até mesmo a Bolsa de Valores de Nova York fechou suas portas. Foi a primeira vez que uma tempestade provoca o fechamento da bolsa da cidade em mais de 25 anos.
O pregão, no entanto, será realizado de forma eletrônica.
Muitos moradores estão estocando alimentos e mantimentos como forma de precaução.
Acredita-se que o furacão poderá afetar até 50 milhões de pessoas.
O presidente Barack Obama e seu rival, o republicano Mitt Romney, tiveram de cancelar diversos eventos de suas campanhas para a Presidência dos Estados Unidos.
Votações antecipadas, que estavam previstas para ser realizadas em diferentes partes do país, foram canceladas.
Fonte: http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2012/10/121029_nova_york_sandy_bg.shtml
O furacão Sandy foi um ciclone tropical que afetou Jamaica, Cuba, Bahamas, Haiti, República Dominicana, e alguns estados da costa leste dos Estados Unidos, entre eles Nova Iorque e Nova Jersey no dia 28 de Outubro de 2012. Foi apelidado de Frankenstorm por ter previsão de chegar ao leste do Canadá no dia das bruxas. Foram também cancelados vários voos para Nova Iorque. Foi elevado à categoria de furacão em 24 de outubro de 2012, antes de entrar na Jamaica. Depois entrou no território cubano em 25 de outubro como um furacão de categoria 2.[3][4][5] No início de 26 de outubro, estava sobre as Bahamas.[6][7][8][9] No dia 27 de outubro, voltou a enfraquecer para categoria 1.[carece de fontes]
No dia 29 de outubro, os efeitos do furacão eram sentidos na costa leste americana. Ventos fortes e inundações foram previstos para a região.[10]
Na noite do dia 29, o furacão tocou o solo no sul de Nova Jersey, assim os efeitos passaram a ser sentidos em toda costa nordeste. Em Nova Iorque, houve alagamentos, cortes de energia para 650 mil pessoas e ventos de até 150 km/h. A umidade trazida pela tempestade e o ar frio causaram nevascas em Virgínia
Ocidental, Carolina do Norte e Tennessee. Após ser rebaixado à categoria de ciclone extratropical em 29 de outubro, Sandy dissipou-se no dia 31, às 20h00min locais (00h00min UTC), cerca de 8 km a sudoeste de Atlantic City (Nova Jérsei).[11]