SóProvas


ID
894799
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CNJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

O ano de 2012 provavelmente ficará na história como um
período de eventos climáticos extremos, tendência que se tem
mantido nas primeiras semanas de 2013. A China vem enfrentando
o pior inverno dos últimos trinta anos; a Austrália sofre com
queimadas por todo o país e teve, nos quatro últimos meses de
2012, o período mais quente de sua história; o Paquistão foi
inundado por enchentes inesperadas em setembro; o Brasil
conviveu com uma de suas primaveras mais quentes; e, nos EUA,
o último ano registrou a mais alta temperatura na parte continental
do país.
Folha de S.Paulo, 12/1/2013, p. C8 (com adaptações).

A partir do texto acima e considerando as múltiplas implicações do
tema por ele abordado, julgue os itens que se seguem.

Em meio aos eventos climáticos extremos que aconteceram em 2012, com invernos rigorosos e fortes ondas de calor que assustaram o mundo, o furacão Sandy atingiu vigorosamente Nova Iorque, paralisando por algum tempo a mais importante cidade norte-americana.

Alternativas
Comentários
  • Furacão Sandy transforma Nova York em 'cidade fantasma'


    Ruas da cidade americana amanheceram vazias; tempestade poderá afetar 50 milhões no país.


    Para executar este conteúdo em Java você precisa estar sintonizado e ter a última versão do Flash player instalada em seu computador.

     

    Nova York amanheceu como uma cidade fantasma nesta segunda-feira. Operações de prevenção contra o furacão Sandy, que deverá atingir a costa leste do país, causaram diversos transtornos.

    De acordo com meteorologistas, a "Big Apple" poderá ser uma das áreas mais afetadas pela tempestade que já deixou mais de 40 mortos em sua trajetória por Cuba, Haiti e outras ilhas do Caribe.

    O governo americano decretou estado de emergência em oito Estados da costa leste (Nova York, Pensilvânia, Nova Jersey, Massachusets, Rhode Island, Connecticut, Delaware e Maryland). Mais de 6.800 voos foram cancelados e o sistema de transportes públicos de Nova York foi completamente interrompido.

    Ainda entre as medidas de precaução estão a retirada de 375 mil pessoas das áreas de risco, e sua transferência para 76 abrigos montados em escolas.

    O governador de Nova Jersey, Chris Christie, foi enfático em sua recomendação: "Não seja idiota, saia".

    Metrô de Nova York (BBC)

    Tempestade provou interrupção de transportes coletivos

    Até mesmo a Bolsa de Valores de Nova York fechou suas portas. Foi a primeira vez que uma tempestade provoca o fechamento da bolsa da cidade em mais de 25 anos.

    O pregão, no entanto, será realizado de forma eletrônica.

    Muitos moradores estão estocando alimentos e mantimentos como forma de precaução.

    Acredita-se que o furacão poderá afetar até 50 milhões de pessoas.

    O presidente Barack Obama e seu rival, o republicano Mitt Romney, tiveram de cancelar diversos eventos de suas campanhas para a Presidência dos Estados Unidos.

    Votações antecipadas, que estavam previstas para ser realizadas em diferentes partes do país, foram canceladas.


    Fonte: http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2012/10/121029_nova_york_sandy_bg.shtml

  • Fiz essa prova.
    Não concordei com "a mais importante cidade norte-americana".
    Sob qual aspecto?
    Pelo aspecto político, certamente seria Washington.
  • Colega Augusto, também fiz essa prova e marquei o item como Errado justamente pelo seu mesmo raciocínio, entrei com recurso e o mesmo não foi provido. Que absurdo a banca considerar correta uma redação como essa, Nova Iorque é a maior cidade e o centro financeiro dos EUA, mas afirmar se tratar da mais importante cidade por causa disso é arbitrário e até mesmo errado. Quer dizer que São Paulo é a mais importante cidade do Brasil? Então pq o Congresso Nacional e os Tribunais Superiores não estão lá? Pq as Olimpíadas não serão lá? Em termos turísticos, cidades como Rio de Janeiro, Recife e Fortaleza são mais "importantes" que São Paulo; Brasília é o centro político Brasil e nem por isso é a mais "importante" cidade... na hora da prova eu lembro de ter dado uma leve risada ao marcar confiante o item como Errado justamente pelo seu raciocínio...
  • Augusto e Klaus,

    O texto da folha de são paulo trata de eventos climáticos ( furacão sandy ), ele não trata da cidade mais importante dos EUA.

    Viajaram.......

    Gabarito: CERTO
  • Concordo plenamente com Edluise Costa. A questão queria saber se a noticia  o furacão Sandy atingiu vigorosamente Nova Iorque, paralisando por algum tempo a mais importante cidade norte-americana. era V ou F. Só ver nos noticiarios.

    ITEM: CERTO.
  • Concordo com os colegas Edluise e Bruno.

    Tudo bem que em muitas questões do CESPE tem que se procurar pêlo em ovo, mas tb não dá pra ficar elucubrando sobre assuntos que não têm ligação direta com o tema central da questão, como, por exemplo, o fato de ser ou não ser a cidade mais importante, mesmo porque não existe essa classificação formal, já que 'importante' é uma qualidade relativa, como os outros colegas mesmo pontuaram.
  • Marquei como errada a questão por causa de um aspecto da questão, o furacão Sandy, na verdade foi rebaixada a categoria de SUPER TEMPESTADE, por isso marquei como errada.
  •   Nova Iorque é uma cidade localizada no nordeste dos EUA. É a cidade mais populosa dos Estados Unidos e uma das cidades mais importantes e influentes do mundo, já que nela está localizado o principal centro financeiro mundial, bem como a sede da Organização das Nações Unidas. Gabarito  CERTO.
  • furacão Sandy foi um ciclone tropical que afetou Jamaica, Cuba, Bahamas, Haiti, República Dominicana, e alguns estados da costa leste dos Estados Unidos, entre eles Nova Iorque e Nova Jersey no dia 28 de Outubro de 2012. Foi apelidado de Frankenstorm por ter previsão de chegar ao leste do Canadá no dia das bruxas. Foram também cancelados vários voos para Nova Iorque. Foi elevado à categoria de furacão em 24 de outubro de 2012, antes de entrar na Jamaica. Depois entrou no território cubano em 25 de outubro como um furacão de categoria 2.[3][4][5] No início de 26 de outubro, estava sobre as Bahamas.[6][7][8][9] No dia 27 de outubro, voltou a enfraquecer para categoria 1.[carece de fontes]

    No dia 29 de outubro, os efeitos do furacão eram sentidos na costa leste americana. Ventos fortes e inundações foram previstos para a região.[10]

    Na noite do dia 29, o furacão tocou o solo no sul de Nova Jersey, assim os efeitos passaram a ser sentidos em toda costa nordeste. Em Nova Iorque, houve alagamentos, cortes de energia para 650 mil pessoas e ventos de até 150 km/h. A umidade trazida pela tempestade e o ar frio causaram nevascas em Virgínia

    Ocidental, Carolina do Norte e Tennessee. Após ser rebaixado à categoria de ciclone extratropical em 29 de outubro, Sandy dissipou-se no dia 31, às 20h00min locais (00h00min UTC), cerca de 8 km a sudoeste de Atlantic City (Nova Jérsei).[11]