-
Certo.
I - A dignidade, o decoro, o zelo, a eficácia e a consciência dos princípios morais são primados maiores que devem nortear o servidor público, seja no exercício do cargo ou função, ou fora dele, já que refletirá o exercício da vocação do próprio poder estatal. Seus atos, comportamentos e atitudes serão direcionados para a preservação da honra e da tradição dos serviços públicos.
-
Realmente muito confusa essa questão colega Cassylr
A pessoa deve ter o comportamento correto INDEPENDENTE de "perceber em seus colegas" essa é questão é totalmente controvérsia...totalmente absurda
-
XIII - 0 servidor que trabalha em harmonia com a estrutura organizacional, respeitando seus colegas e cada concidadão, colabora e de todos pode receber colaboração, pois sua atividade pública é a grande oportunidade para o crescimento e o engrandecimento da Nação.
-
Apesar da dúvida falada do quando/se, acredito que esta questão esteja realmente correta pois se deve colaborar com seus colegas apenas se eles estiverem em conformidade com a lei. Se eles estiverem agindo de forma ilegal, você não deve colaborar. Faz sentido?
-
Também entendi dessa maneira Michelle.
Acho que o raciocínio para questão provavelmente seja esse.
-
O servidor público deve adotar um comportamento de colaboração com seus colegas quando perceber que, em sua organização, os deveres e os papéis são desempenhados adequadamente e em conformidade com a lei.
Vamos inverter a situação; quando o servidor perceber que, em sua organização, os deveres e os papéis são desempenhados INADEQUADAMENTE e em INCONFORMIDADE com a lei, ele deve adotar um comportamento de colaboração? É lógico que não! Desta forma, concordo que o item está certíssimo.
-
E a presunção de legitimidade? Quando eu perceber eu adoto, até lá eu presumo que não está.
-
O servidor público deve colaborar para o bom desempenho da Administração Pública, sem desídia e sem criar problemas para o desempenho das funções. Contudo, quando lhe for colocado atuar contrariamente à lei, deve recusar-se, NÃO COLABORANDO com práticas ilegais e contrárias ao interesse público.
-
Código de Ética Profissional doServidor Público Civil do Poder Executivo Federal
Das Regras Deontológicas
XIII - 0 servidor que trabalha em harmonia com a estrutura organizacional, respeitando seus colegas e cada concidadão, colabora e de todos pode receber colaboração, pois sua atividade pública é a grande oportunidade para o crescimento e o engrandecimento da Nação.
BONS ESTUDOS!
-
Não concordo com a michele e concordo com o hilton, se são deveres e papeis, então, são obrigações que eles estão fazendo e que eu independente deles tenho que fazer!!! Questão forçadaa d+
-
Eu também errei achando que a questão era condicional. Concordo com o raciocínio da Michelle, pois o que ela disse foi realmente o que o examinador quis "perguntar". Mas é difícil saber a cabeça desse povo do Cespe. Parece que é uma banca tão complicada que quando tem uma questão simples, a gente tira um monte de teorias e argumentos delas e a faz complicada... Mas é assim... errando que se aprende...
-
Tá, ok as explicações dos colegas acima.
Agora, com base na questão:
"O servidor público deve adotar um comportamento de colaboração com seus colegas quando perceber que, em sua organização, os deveres e os papéis são desempenhados adequadamente e em conformidade com a lei."
e quando ele não perceber tal situação, o que ele fará ? Cruzará os braços e será aquele servidor público de outrora ?
Veja que não estou falando da situação de que ele perceba que os papéis NÃO estão adequados ou são ilegais, claro que nesta situação ele não deve colaborar de forma alguma.
No final parece que ele irá colaborar apenas quando perceber o correto, nas outras situações ele não faz nada, amigos futuros servidores, segundo o CESPE, na dúvida, não trabalhem...
Acredito que caiba recurso nessa questão, alguém poderia dizer se esse já é o gabarito definitivo?
-
Acho que principal é o seguinte: se você vai colaborar é porque está previamente presumindo que é algo que merece sua colaboração, portanto, que é algo correto.
Acho também que o foco da pergunta é dar ênfase à questão que "se você perceber que há algo errado", não colabore.
Mesmo que o entendimento seja condicional, o gabarito é correto pois o condicionamento também está em acordo com o Código (1171). Em nenhum momento o texto XVIII/1.171 94 diz desqualifica a postura crítica.
Claro... minha opinião.
-
Embora tenha marcado errado acredito que entendi a proposta da questão. O servidor somente deverá fazer o que é legal (de acordo com a lei) e denunciar o que é ilegal.
-
afe! o CESPE vem acabando com os concursos a cada dia que passa.
CESPE + ética = "merda"
-
Questão simplesmente nojenta, aff!
-
Gabarito - Certo.
O servidor só deve colaborar com seus colegas de trabalho
quando perceber que eles estão agindo dentro da lei, senão o servidor não deve
colaborar.
-
Eu marquei errado, mas acho que é aquela velha pegadinha da Cespe. Não está escrito "apenas quando perceber que..." Ou seja o servidor deve colaborar (também) "quando perceber que..."
-
Meu Deus, dá até vontade de desistir af! ninguém merece.
-
Apesar de não podermos acreditar em tudo que vemos, lendo sobre técnicas de chutes, questões que levem para o lado POLITICAMENTE CORRETO, normalmente estão certas, para induzirmos a está de acordo com lei e moralidade.
-
Marquei certa e acertei, mas poderia ser errada ou anulada.
A questão nos leva a pensar que quando os deveres e papéis estão em DESconformidade com a lei NÃO SE DEVE adotar um comportamento de colaboração.
-
A resposta do Edu é a mais completa. leiam direito e verão que é do jeito que a CESPE quer.
-
Esse Cespe.., Quando parece que tem pegadinha não tem, e ainda é difícil de recorrer.
Bons Estudos!
-
GABARITO: CERTO.
SE ESTÁ DE ACORDO COM A LEI, É CORRETO COLABORAR. NADA IMPEDI QUE AMBOS SE AJUDEM.
-
Ambiguidade total a meu ver. Errei aqui, erraria na prova e por aí vamos. Interpretei que o servidor só deve ter comportamento adequado quando ter colaboração, uma situação boa no trabalho... Vai saber.
Silvano e Edu acho que conseguiram convencer. Logo, situação adequado neste contexto foi colocada em referencia à lei. E não adequada, ilegalmente, ou seja, o servidor não agindo adequadamente em uma situação ilegal.
-
O erro estar em "DEVER", "PODER" seria o correto. Não é uma obrigação!
-
Questão de acordo com os princípios de legalidade e moralidade. Questão correta.
-
Tratando-se de Cespe, a palavra "quando" me deixou com dúvida...
Viajei.. rss
Errando que se aprende!
-
aquele "quando" pode enganar, mas, acredito que quando os papéis NÃO são desempenhados adequadamente e em conformidade com a lei VC TEM QUE DENUNCIAR IMEDIATAMENTE. Logo, por força de pensamento logico.
correta
o pessoal falando de ambiguidade, falando mal da cesp, nesta questão. Pra min essa foi uma das mais fáceis.
-
Acho que a questão nos levar a "alucinar" ter visto um "apenas quando", ou seja, ver mais restrição do que o texto realmente contém.
Mais uma pro time que errou!
-
"Marquei certa e acertei, mas poderia ser errada ou anulada.
A questão nos leva a pensar que quando os deveres e papéis estão em DESconformidade com a lei NÃO SE DEVE adotar um comportamento de colaboração."
(palavras de uma aluna acima).
- justamente Juliana, a banca está totalmente correta ao dizer isso.
Pois não podemos ser coniventes nem colaborativos com coisas ilegais!
-
Galera, as vezes a gente erra por interpretar coisas demais.
A questão diz que quando uma coisa ocorrer, o servidor deve adotar certo comportamento. Mas apenas com isso não podemos dizer que se não ocorrer a coisa, ele deve agir de outra forma.
Do meu ponto de vista, apenas usando um pouco de raciocínio lógico dá pra acertar essa.
-
Quando inventam de elaborar questões de duplo sentido, examinadores do CESPE são tão talentosos quanto a dupla Caju e Castanha.
-
Questão cabulosa essa,faz a gente pensar ao contrario da etica kkkk
-
E quando não perceber? Ele vai agir sem boa fé? Confusa!!!!
-
acertei por sorte, cespe corrupta e desonesta.
-
extremamente confusa !!!
-
Tem nada de confusa.
Questao CORRETA.
-
Tipo de questão que não avalia ninguém. Na minha humilde opinião, percebendo ou não os colegas agindo legalmente, ou os colegas agindo ilegalmente, o servidor público tem o dever de agir conforme os princípios da adm púb.
-
Vejam o comentário da Michelle Vieira.
-
a questão faz a gente extrapolar na interpretação e colocar um ''APENAS QUANDO'' onde só tem QUANDO, o que está certo.. mas eu errei e só fui perceber isso relendo umas 10x..
Esse é uma boa questão pra treinar pro cespe, galera. :)
-
Tenham em mente que o servidor que trabalha em harmonia com a estrutura organizacional, respeitando seus colegas e cada concidadão, colabora e de todos pode receber colaboração, pois sua atividade pública é a grande oportunidade para o crescimento e o engrandecimento da Nação. É óbvio que o servidor só deverá coloborar com aquelas atividades legais, abstendo-se se contribuições com as atividades em desconformidade com a lei.
Gabarito: Certo.
Prof Daniel Mesquita
-
É assim gente, a questão está dizendo que eu só vou colaborar somente quando eu perceber que meus colegas estão agindo conforme a lei. Caso contrário, minha colaboração poderá auxiliar no exercício de ato ilegal