SóProvas


ID
895141
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CNJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Acerca de modelagem e análise de processo, julgue os itens a
seguir.

Estudos etnográficos podem ser utilizados como uma das técnicas de análise de processo.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito certo

    Os estudos etnográficos são uma técnica, proveniente das disciplinas de Antropologia Social, que consiste no estudo de um objecto por vivência directa da realidade onde este se insere.

    Permitindo analisar a componente social das tarefas desempenhadas numa dada organização tornam-se, no âmbito da Engenharia de Requisitos, extremamente uteis para ultrapassar a dificuldade que existe na recolha dos requisitos derivados de formas rotineiras e tácitas de trabalhar:

    • modo como realmente as pessoas executam as suas funções que muitas vezes difere da forma como as definições dos processos sugerem que elas devem fazer;
    • cooperação e conhecimento das actividades de outras pessoas.

    Para isso, um sociólogo, externo à organização em causa, passa algum tempo a observar e analisar a actividade das pessoas sem que estas necessitem de explicar ou articular o seu trabalho (interacções implícitas), extraindo daí conclusões importantes acerca de factores sociais e organizacionais. Desta forma, é necessário assumir que as pessoas em estudo são competentes na realização do seu trabalho.

    Estes estudos têm mostrado que o trabalho das pessoas é, normalmente, mais rico e complexo do que o descrito pelas definições dos processos e pelos modelos dos sistemas.

  • A abordagem etnográfica e a identificação de requisitos têm muito em comum. Ambas têm o objectivo de entender uma cultura não familiar, todo o conhecimento, técnicas e práticas que a constituem, de forma a traduzi-las de maneira a que possa ser entendida e usada por outros.

    Tal como o etnógrafo, o engenheiro de requisitos tem a necessidade de documentar o domínio do sistema e a sua relação com a actividade de cada pessoa envolvida no seu funcionamento.

    Para que se consiga extrair o máximo de conhecimento possível das pessoas, deve-se comunicar com estas utilizando a sua própria linguagem e não uma linguagem técnica de engenharia de software que é incompreensível e intimidadora para a maioria delas.

    Posteriormente, a equipa de desenvolvimento deve ser capaz de usar todos os dados obtidos para que possa desenvolver o produto realmente apropriado, correspondente com a informação recolhida, que se adapte completamente às necessidades dos utilizadores e seja perfeitamente integrado no seu ambiente.

    As pesquisas que se efectuam com o objectivo de realizar estes estudos resultam numa grande quantidade de informação, através de apontamentos, gravações de áudio e vídeo e um conjunto de objectos que fazem parte das culturas, que deverá ser gerida com toda a atenção para que a sua análise e processamento não se prolongue excessivamente.

    Um estudo etnográfico requer muito mais tempo do que as técnicas de identificação de requisitos mais comuns, como as entrevistas, logo todos os recursos financeiros e temporais, muitas vezes difíceis de obter, que o suportam devem ser utilizados da forma mais optimizada possível

  • Etnografia: forma de percepção externa daquilo que está sendo feito e pensado por um grupo de pessoas.
  • O Estudo Etnográfico serve para compreender em profundidade o comportamento do usuário. Ao invés de simular ou imaginar uma ação do usuário, a ação é observada numa situação real. Além de descrever os hábitos dos usuários, investiga o porquê de cada ação.

  • "trata-se de postura de pesquisa própria à antropologia social, na qual o pesquisador toma parte ou se insere no processo, de forma a melhor compreendê-lo" (pg 460 Renato Fenili, Administração Geral e Pública para concursos).

  • Pessoal, eu também não sabia o que significava etnográfico, mas acertei. É simples, tudo que entra e sai é considerado um processo. Um estudo seja do que for é um processo.