Não é papel do gerente de projeto ser esse Facilitador. No livro, pág. 230, "como se tornar um profissional em gerenciamento de projeto", do Dinsmore, Ed. QUALITYMARK, sobre essa técnica ele informa que "um analista conduz a aplicação da técnica junto a um grupo de especialista", ou seja é dada um atribuição a um membro da equipe para executar essa atividade no projeto.
Outro ponto. A questão não está afirmando que o Gerente de projeto conduzirá a técnica Delphi, mas sim, que ele elaborará a matriz de probabilidade e impactos de riscos. O papel do Gerente não é elaborar (executar), e sim, determinar que seja feito.
Fonte: prof. Rogério Nogalha (Faculdade de Tecnologia Facsenac - Brasília-DF)
"A técnica de Delphi visa à obtenção de uma lista dos riscos mais importantes do projeto. (...)": Uma das técnicas de Identificar riscos é a Coleta de Informações, onde a técnica Delphi é citada. No entanto, é uma técnica de decisão que é utilizada para Identificar Riscos, não priorizá-los!
OBS: A técnica Delphi é citada em vários processos do PMBoK (5a Edição):
- (ESCOPO) Coletar os Requisitos, pag 142
- (TEMPO) Estimar a Duração das Atividades, pag 198
- (CUSTO) Estimar Custos, pag 234
- (RISCO) Identificar Riscos, pag 351
"(...) Por essa técnica, o responsável por elaborar uma matriz de probabilidade e impacto dos riscos é o gerente do projeto.": Errado! A matriz de probabilidade de impacto é definida no processo de Planejar o Gerenciamento de Riscos e Preenchida no processo de Realizar a Análise Qualitativa de Riscos!