SóProvas


ID
895579
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CNJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Acerca de acontecimentos políticos e econômicos recentes, julgue
os itens que se seguem.

Ao longo do ano de 2012, a Síria vivenciou uma aguda crise política, que culminou com a queda do governo de Bashar al-Assad, e com a ascensão ao poder de forças de oposição apoiadas por China e Rússia.

Alternativas
Comentários
  • assertiva errada


    Conflito na Síria: a primavera que não consegue se estabelecer

    A Síria está atravessando um período bastante turbulento com o crescimento das revoltas contra o governo de Bashar al-Assad. Mesmo com as sanções impostas pela ONU, o presidente sírio não abre mão do poder e a escalada de violência aumenta a cada dia. O presidente ainda continua no governo.

  • Questão errada

    só citando a fonte da boa resposta do colega acima

    http://www.brasilescola.com/geografia/conflito-na-siria-primavera-que-nao-consegue-se-estabelecer.htm
  • Gabarito: ERRADO

    Todo mundo quer derrubar o Bashar al-Assad da Síria, mas, ninguém mais que o CESPE. O que isso aparece nas provas é perturbador. Quando Bashar al-Assad cair realmente, o ítem não será mais cobrado. Cara do CESPE isso.

    A Coalizão Nacional da oposição síria afirmou que o presidente Bashar al-Assad está "isolado da realidade", depois da exibição de uma entrevista do chefe de Estado na quarta-feira (17).

    "A entrevista revelou que está isolado da realidade e cego diante da corrupção, devastação e do banho do sangue que provocou", afirma um comunicado da oposição.

    Em uma entrevista de uma hora ao canal oficial Al-Ijbariya, Assad afirmou que uma derrota de seu regime para os rebeldes, que ele chama de "terroristas" financiados pelo exterior, significaria "o fim da Síria".

    "Não há mais opção que a vitória, pois do contrário significaria o fim da Síria e não penso que o povo sírio aceitará tal opção", disse Assad.

    Ele relacionou seu afastamento do poder a "uma decisão do povo" e deu a entender que poderia voltar a disputar a eleição presidencial de 2014, quando termina seu atual mandato.

  • QUESTÃO ERRADA

    Síria
    :
    O ditador Bashar al-Assad enfrenta uma série de protestos de cunho popular que exigem a sua saída do governo do país. Ele vem sendo muito criticado pela mídia e opinião púbica internacional pela forma violenta como vem reprimindo as manifestações contra o seu governo. Calcula-se que cerca de 5 mil pessoas já tenham sido mortas por tropas governamentais, fatos que Le nega. Devido a dificuldade de acesso da imprensa internacional naquele país, há carência de provas e informações a respeito da real situação do conflito.
    Sanções do Conselho de Segurança da ONU:
    Em virtude do massacre a população, promovido por seu governo, foram propostas no âmbito do Conselho de Segurança da ONU severas sanções para pressionar o ditador a recuar e cessar o banho de sangue. O problema é que dos cinco membros permanentes do Conselho (EUA, FRA, RUS, UK, CHI); Rússsia e China são parceiros comerciais do Síria o que em tese faz com que esses dois países utilizem o poder de veto para barrar qualquer sanção contra o governo do Bashar al-Assad.

    Fonte: AlfaConcursos.
  • Até hoje o Bashar- Al-Assad continua no poder.
  • O conflito na Síria tem origem em uma série de protestos que se iniciaram em 2011. A luta pelo fim da ditadura e pela ampliação dos direitos civis eram os principais objetivos das manifestações. Entretanto, diferentemente do que ocorreu em outros países da região, como no Egito e na Líbia, o governo de Bashar Al-Assad não foi deposto. As manifestações transformaram-se em uma guerra civil, que opõe o governo citado e grupos rebeldes, os quais têm conduzido suas ações com base em preceitos religiosos fundamentalistas. Verificou-se, nesse conflito, inclusive, o uso de armas químicas contra a população civil. Esse episódio gerou ameaças por parte de países ocidentais, principalmente os Estados Unidos, de intervenção militar na Síria. Entretanto, essa intervenção não foi aprovada pelo Conselho de Segurança da ONU, sendo a Rússia um dos principais aliados históricos da Síria. Por fim, chegou-se a um acordo com o governo sírio para que ele eliminasse seu arsenal de armas químicas. A Rússia teve participação fundamental na negociação desse acordo.

     A questão está errada.
  • GAB C

    Acrescentando :

    Vladimir Putin defendeu nesta terça-feira (15) sua estratégia de apoio ao regime do presidente sírio Bashar al-Assad em resposta às acusações de Washington em relação a uma mobilização recente de material militar e de soldados russos no norte da Síria.

    http://g1.globo.com/mundo/noticia/2015/09/putin-defende-seu-apoio-bashar-al-assad-apos-acusacoes-dos-eua.html