-
Não usar objetos metálicos, como grampos ou clipes. Os clipes
devem ser de plástico, e o local de contato com o documento deve estar
protegido com um pequeno pedaço de papel
-
CERTO
De acordo com as recomendações para a produção e o armazenamento de documentos de arquivo do CONARQ:
- As presilhas dos papéis devem ser de PLÁSTICO ou em METAL NÃO OXIDÁVEL.
- As práticas de grampear e de colar documentos devem ser EVITADAS!
-
Primeiro, é uma orientação não perfura-los e não uma obrigação. Segundo, a questão trata de conservação de documentos de valor permanente, ou seja são menos que de outras fases e são de extrema importância, portanto deve-se tentar armazena-los com maior zelo possível.
-
Com a tabela de temporalidade é possível saber quais serão aqueles documentos de valor secundário (futuramente). É uma medida preventiva a ser considerada no período em que essa documentação sofrerá tramitação por ter valor primário, ou seja, evitar cópias, perfurações, empréstimos e outras situações em que o documento poderá sofrer algum tipo de dano.
Ana Luiza Soares
-
A prática de evitar a perfuração e o uso de elementos metálicos é uma medida preventiva importante para a conservação de TODOS os tipos de documentos. O trecho "valor permanente" serve somente para confundir o candidato.Típico da CESPE.
-
CERTO.
Os grampos, clipes e fixadores de metal, e outros materiais que podem enferrujar e manchar o papel devem ser evitados para não acelerar o processo de oxidação.
-
Aí numa dessas vc acha que ela restringiu aos permanentes, tasca um errado, e se dá mal! acertei por já estar um pouco afinada com a CESPE querida.
-
Elementos metálicos seriam: clipes, grampos, presilhas...
Q486280 - FUB 2014
O uso de grampos e presilhas de metal em arquivos de papel deve ser evitado, pois esse material pode provocar a oxidação e atingir as fibras do papel. (gab: certo)
Q436483 - ANTAQ 2014
Para preservar os documentos considerados de valor permanente, é importante produzi-los em papel com pH neutro e sem elementos metálicos. (gab: certo)