SóProvas


ID
895606
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CNJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

No que se refere ao acondicionamento, armazenamento e
preservação de documentos, julgue os itens que se seguem.

A avaliação dos documentos de arquivo é feita com base na tabela de temporalidade que, além dos prazos de guarda nas idades corrente e intermediária, indica a eliminação ou guarda permanente dos documentos.

Alternativas
Comentários
  • A Tabela de Temporalidade é o instrumento fundamental da avaliação,
    pois ela registra o ciclo de vida dos documentos. Nela devem constar os prazos de
    arquivamento dos documentos no arquivo corrente, de sua transferência ao arquivo
    central ou intermediário, e de sua destinação final, quando se determina sua eliminação
    ou recolhimento ao arquivo permanente.
  • a Tabela de Temporalidade é a ferramenta da
    Gestão de Documentos resultante da atividade de avaliação documental. Ela
    determina o prazo de guarda dos documentos em cada arquivo, assim como
    sua destinação final (se serão eliminados ou recolhidos ao arquivo
    permanente). 

    Gabarito certo

     
  • CERTO
    TABELA DE TEMPORALIDADE DE DOCUMENTOS

    É o instrumento resultante da etapa de avaliação dos documentos. É ela, a tabela de temporalidade, que determina o prazo de guarda dos documentos nas fases corrente e intermediário, bem como indica a destinação final(eliminação ou recolhimento para guarda permanente).
    A tabela de temporalidade será elaborada pela CPAD - Comissão Permanente de Avaliação de Documentos ou Comissão de Análise de documentos.
    TRANSFERÊNCIA - É a passagem dos documentos da fase corrente para a intermediária
    RECOLHIMENTOÉ a passagem dos documentos das fases corrente e intermediária para a fase permanente
    Obs: 
    é recomendável que a avaliação seja feita nos documentos na fase corrente, para se evitar que documentos sejam transferidos para o arquivo intermediário de forma desnecessária, o que gera um custo extra a organização.
  • A tabela de temporalidade é o resultado da avaliação dos documentos que tem como objetivo identifcar os valores atribuídos aos documentos, assim como estabelecer os prazos de guarda e destinação final
    Ana Luiza Soares

  • essa questão está linda
  • O GABARITO ESTÁ ERRADO.

    O GABARITO DEVERIA SER: ERRADO.

    A TABELA DE TEMPORALIDADE É PRODUTO DE UM PROCESSO DE AVALIAÇÃO E NÃO O CONTRÁRIO.

    ATRAVÉS DA AVALIAÇÃO, CRIA-SE A TABELA DE TEMPORALIDADE, QUE CRIA OS PRAZOS DE GUARDA DE CADA DOCUMENTO.
  • Foi uma brisa essa questão. 
  • JESSICA

    Avaliei a questão da mesma forma que você. Acho que está invertido o enunciado.
  • O gabarito dessa questão está errado:

    A tabela de temporalidade é um dos resultados da avaliação, e não o contrário. Observem o que diz a portaria do Conarq:

    Tabela de Temporalidade de Documentos -TTD: 
    Associada ao código de classificação de documentos, a TTD é um  instrumento de gestão arquivística resultante do processo de  avaliação documental, que tem por objetivo estabelecer prazos de guarda e destinação de documentos, com vistas a garantir o acesso à informação a quantos dela necessitem. (CONARQ 2001)
  •  

    A avaliação dos documentos de arquivo é feita com base na tabela de temporalidade que, além dos prazos de guarda nas idades corrente e intermediária, indica a eliminação ou guarda permanente dos documentos.

    ''A avaliação consiste fundamentalmente em identificar valores e definir prazos de guarda para os documentos de arquivo, independentemente de seu suporte ser o papel, o filme, a fita magnética, o disquete, o disco ótico ou qualquer outro. A avaliação deverá ser realizada no momento da produção, paralelamente ao trabalho de classificação, para evitar a acumulação desordenada, segundo critérios temáticos, numéricos ou cronológicos." (Fonte: http://arquivologia.multiply.com/journal/item/14)''

    Logo a avaliação resultará na tebela de temporalidade e a tabela de temporalidade serve como base para avaliar um documento no sentido de verificar prazos de guarda no arquivo e outras atividades arquivistas mas não no sentido do PROCESSO AVALIAR(esse que resulta na tabela)e sim uma FUNÇÃO AVALIAR(o arquivista avalia o documento quanto ao prazo com base na tabela indicando eliminação ou guarda).
    Espero que alguém tenha entendido o que eu quis dizer porque nessa ótica é possível entender a questão e pode te ajudar em alguma prova mas ressalto que a questão não deixa claro que se trata de uma função de avaliar quanto ao prazo de guarda né o que caberia uma retratação da banca em consideração aos candidatos .

  • Achei a questão meio errada. É a DESTINAÇÃO do documento que indica se ele vai ser eliminado ou não. 

    Destinação: é a fase subsequentes à fase de avaliação, visando encaminha-los à guarda temporária ou guarda permanente, à eliminação ou microfilmagem.
    DESTINAÇÃO = TEMP (Temporária, Eliminação, Microfilmagem, Permanente )
  • Se o conarq afirma que a tabela de temporalidade é resultante da avaliação, é porque a tabela só existe depois da avaliação e não o contrário. Esse gabarito está equivocado.

  • Acredito que a questão utilizou a palavra ''avaliação'' não como o processo de avaliação, mas como sinônimo de verificar, analisar, apreciar, examinar.

    Esse é o gabarito oficial da banca. Se cair questão similar, vocês deverão marcar o gabarito que a banca considera correto, sendo questionável ou não.

    Portanto: A avaliação dos documentos de arquivo é feita com base na tabela de temporalidade que, além dos prazos de guarda nas idades corrente e intermediária, indica a eliminação ou guarda permanente dos documentos.

     

     

    Prova: CESPE - 2011 - EBC - Analista - Acervo e Pesquisa Disciplina: Arquivologia | Assuntos: Gestão de Documentos / Arquivos Corrente e Intermediário; Avaliação de Documentos; 

    A avaliação de documentos é operacionalizada mediante a aplicação da tabela de temporalidade de documentos, que se fundamenta no conceito das três idades documentais. Por meio dessa tabela, são gerenciados os prazos de guarda e definida a destinação final dos documentos.

    GABARITO: CERTA.

  • QUESTÃO INCORRETA. A tabela de temporalidade É FEITA COM BASE NA aVALIAÇÃO.

  • GABARITO CERTO

     

    GABARITO DEFINITIVO DA BANCA ESTÁ COMO CERTO. 

     

    Não dê atenção aos concurseiros, que vão de encontro as respostas das bancas. 

     

    ________________________________

     

    O que queremos? Tomar posse.

    E quando queremos? É irrelevante.

  • CERTO

     

     

    A questão afirmar que a avaliação é feita com base na tabela de temporalidade não é o mesmo que dizer que ela é resultante da tabela

     

    A avaliação é um processo que visa preencher a tabela de temporalidade. É como se o avaliador olhasse para as lacunas da tabela a fim de saber quais informações precisam ser geradas. Dessa forma, a avaliação é, sim, feita com base na tabela de temporalidade

  • A avaliação de documentos, em essência, é realizada na última fase da gestão de documentos, ou seja, quando os documentos já foram utilizados para os objetivos que foram criados. Da avaliação realizada, surge uma ferramenta básica, que é a tabela de temporalidade.

    A tabela tem a função de determinar os prazos de guarda dos documentos nas fases corrente e intermediária, além de determinar o período para sua destinação, que pode ser a eliminação ou a guarda permanente. Vale destacar que não há aplicação da tabela na fase permanente, pois além de os documentos dali não terem função administrativa, eles devem ser preservados indefinidamente.

    Gabarito do professor: Certo
  • Discordo totalmente desse gabarito. Essa questão esta errada; Esta fora da ordem. 

  • A tabela de temporalidade é resultante da avaliação, porque a CPAD a confecciona e decide sobre os valores dos documentos e também é um instrumento de avaliação, porque é ela quem diz por quanto tempo cada documento deve permanecer em cada fase. Também é um instrumento de destinação, por determinar a destinação final dos documentos.

    Fonte: Estratégia Concursos (Prof. Serenna Alves)

  • TAMBÉM DISCORDO, POIS VÁRIAS QUESTÕES CESPE DIZEM QUE A ORDEM É INVERSA:

     

     

    CLASSIFICAÇÃO -> AVALIAÇÃO -> TTD (fruto da avaliação)

  • Pensei que era classificação. Quem manda aqui é o CESP
  • QUESTÃO PARECIDA CAIU AGORA NO MPE-PI/18 E ERREI, OU SEJA, O CESPE CONSIDEROU CORRETA, POIS NA QUESTÃO DIZIA QUE OS DOCUMENTOS  DEVEM SER AVALIADOS A PARTIR DA TABELA DE TEMPORALIDADE.

     

    PENSEI QUE FOSSE AO CONTRÁRIO, A TABELA SENDO FRUTO DA AVALIAÇÃO.

  • Resolução: essa questão sistematizou e estruturou a tabela de temporalidade de documentos para você.

    Agradeça ao CESPE!

    O que temos em uma tabela de temporalidade? Temos o prazo de guarda no arquivo corrente, intermediário e ainda temos a destinação final a ser dada aos documentos. A avaliação, ou seja, o ato de se decidir sobre onde esse documento deve estar e qual o valor que ele possui para a instituição, é feita tomando como base essa tabela. Eu só dissequei a questão, mas falei a mesma coisa. Isso tudo para você entender bem e sedimentar esse conhecimento.

    Resposta: certa

  • OU EU APRENDIR ERRADO OU O CESPE ENTENDE ASSIM, MAS PELO O QUE ENTENDO, A TABELA DE TEMPORALIDADE DECORRE DO PROCESSO DE AVALIAÇÃO DOS DOCUMENTOS. TENHO ATÉ ISSO REGISTRADO NAS MINHAS ANOTAÇÕES.

  • Certinho

  • Esse professor do QC - com todo respeito - não ajuda em nada. No próprio comentário ele nega a questão, mas dá como Certa. Vai entender.