SóProvas


ID
895708
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CNJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

A respeito de correspondências oficiais, julgue os itens seguintes.

O expediente adequado para a comunicação entre ministros de Estado é a mensagem.

Alternativas
Comentários
  • Item ERRADO.
    De acordo com o Manual de Redação da Presidência da República, o Aviso é o expediente expedido exclusivamente por Ministros de Estado, para autoridades de mesma hierarquia. Tem como finalidade o tratamento de assuntos oficiais pelos órgãos da Administração Pública entre si. Além dos ministros, outras autoridades (SecretárioGeral da Presidência da República, Consultor-Geral da República, Chefe do Estado-Maior das Forças Armadas, Chefe do Gabinete Militar da Presidência da República e Secretários da Presidência da República) também utilizam o Aviso para sua comunicação.
    Força, Fé e Coragem!!!
  • Aviso e ofício são modalidades de comunicação oficial praticamente idênticas. A única diferença entre eles é que o aviso é expedido exclusivamente por Ministros de Estado, para autoridades de mesma hierarquia, ao passo que o ofício é expedido para e pelas demais autoridades. Ambos têm como finalidade o tratamento de assuntos oficiais pelos órgãos da Administração Pública entre si e, no caso do ofício, também com particulares.

  • Já a MENSAGEM é o instrumento de comunicação oficial entre os Chefes dos Poderes Públicos, notadamente as mensagens enviadas pelo Chefe do Poder Executivo ao Poder Legislativo para informar sobre fato da Administração Pública; expor o plano de governo por ocasião da abertura de sessão legislativa; submeter ao Congresso Nacional matérias que dependem de deliberação de suas Casas; apresentar veto; enfim, fazer e agradecer comunicações de tudo quanto seja de interesse dos poderes públicos e da Nação.
  • MENSAGEM
    Definição e Finalidade:
    Por mensagem compreende-se o instrumento de comunicação oficial entre os Chefes dos Poderes Públicos (Executivo, Legislativo e Judiciário),notadamente as mensagens enviadas pelo Chefe do Poder Executivo ao Poder Legislativo para:
    · informar sobre fato da Administração Pública;
    · expor o plano do governo por ocasião da abertura de sessão legislativa;
    · submeter ao Congresso Nacional matérias que dependem de deliberação de suas Casas; apresentar veto; e
    · fazer e agradecer comunicações de tudo quanto seja de interesse dos poderes públicos e da Nação.
  • O expediente adequado para comunicação entre Ministros de Estado é o AVISO.

    O expediente adequado para comunicação entre os demais órgãos da Administração Pública e entre esta e os particulares é o OFÍCIO.
  • Comentário: Em conformidade com as prescrições do MRPR, "o aviso é expedido exclusivamente por Ministros de Estado", invalidando a afirmação do examinador.
    Gabarito: Errado.
    Fonte.
    http://www.euvoupassar.com.br/?go=artigos&a=9dG-kpviUmeQO4vAfgboxBaSCxAZ24FKWEwCTgBQxfs~
  • DEFINIÇÃO SEGUNDO  MANUAL DE REDAÇÕ OFICIAL:
    AVISO: Expedido exclusivamente por Ministro de Estado para autoridades de mesma hierarquia (ou seja entre Ministros de Estado);
    MENSAGEM: Instrumento de Comunicação Oficial entre os Chefes dos Poderes Públicos;
    A resposta correta seria " o expediente adequado para a comunicação entre ministros de Estado é AVISO"



     

  • Só para complementar:

    O Aviso é expedido exclusivamente por Ministro de Estado para autoridades da mesma hierarquia.

    Tem a mesma hierarquia do Ministro de Estado :

    O CHEFE DA CASA CIVIL;
    O ADVOGADO GERAL DA UNIAO;
    O PRESIDENTE DO BANCO CENTRAL.

  • ERRADO
    Segundo o Manual, AVISO é expedido exclusivamente por Ministros de Estado para autoridades de mesma hierarquia. 

    Quanto ao vocativo o Manual também cita inclusive como exemplo Senhora Ministra.
    AVISO: é um ofício entre ministros.
    -VOCATIVO é sempre Senhor;
    -PRONOME é sempre Vossa Excelência;
    -FECHO é sempre Atenciosamente.

    AVISO e OFÍCIO são modalidades de comunicação oficial praticamente idênticas. A única diferença entre eles é que o aviso é expedido exclusivamente por Ministros de Estado, para autoridades de mesma hierarquia, ao passo que o ofício é expedido PARA e pelas demais autoridades. Ambos têm como finalidade o tratamento de assuntos oficiais pelos órgãos da Administração Pública entre si e, no caso do ofício, também com particulares.
  • Questão errada.

    Mensagem é o instrumento de comunicação oficial entre os chefes dos Poderes Públicos, notadamente as mensagens enviadas pelo Chefe do Poder Executivo ao Poder Legislativo para informar sobre fato da Administração Pública.

    Aviso é expedido exclusivamente por Ministros do Estado, para autoridades de mesma hierarquia.
  • E como dizia o ditado:

    " Quem AVISA, MINISTRO é...!"

    Parece bobinho, mas decorei assim!
  • Caro colega  DANILO FREIRE LOPES, em primeiro lugar, obrigado pelo esclarecimento. Em segundo, por favor gostaria de saber qual é a fonte da informação sobre as demais autoridades que podem utilizar a modalidade Aviso. Procurei rapidamente no Manual de Redação da Presidência da República e não encontrei nada. :(
    Obrigado!
  • Caro Marcelo,
    Essa informação eu tirei do livro Português Esquematizado, do professor Agnaldo Martino (1ª edição/2012). Na página 434, ele fala sobre o Aviso, nos mesmos termos do meu comentário anterior. Eu, sinceramente, não havia me atentado a esse fato, de que o MRPR, na parte em que trata do Aviso, não se refere a essas autoridades. Mas podemos notar que as demais autoridades que podem fazer uso do Aviso tem status de Ministros de Estado (isso você pode conferir na nota de rodapé 4 da página 9 do Manual). Por esse motivo que a essas autoridades também é permitido o uso do Aviso.
    Espero ter ajudado.
    Abraços e bons estudos.
  • As comunicações oficiais entre Ministros de Estado é o aviso.
    Que, a Paz esteja convosco!
  • Só para não esquecer, um memorex que aprendi com uma colega aqui no QC...

    Quem AVISA, MINISTRO é!

    É bobo mas nunca mais esqueci. :)

    Bons estudos!
  • Em relação à MENSAGEM, sabemos que é o meio de comunicação entre os chefes dos poderes públicos, notadamente do presidente da rep. para o poder legislativo. Um professor de português da rede LFG afirmou que é uma forma de comunicação oficial EXCLUSIVA  do presidente da rep. Eu não digeri a informação dada por ele, pesquisei no manual e é exatamente como está escrito aqui e em todos os comentários acima, logo acredito que seja para comunicação entre os chefes dos poderes entre si, e não exclusividade de dilmão.
    Mas tratando-se do CESPE, já imaginei uma afirmativa do tipo:
    " A mensagem é uma comunicação oficial exclusiva do presidente da rep..." 
    julgue o item C/E
    Alguém tem algo a acrescentar?
  • Estamos vivendo tempos nebulosos, os concurseiros andam empertigados e sempre que podem atacam uns aos outros, como animais selvagens em cima de uma presa recém abatida (grifamos). 
    Com razão o acadêmico Marcelo Narciso, sua fina ironia é por poucos percebida, e devido à proximidade do aguardado edital de Sargento do Ministério Público Militar, tenho notado um certo nervosismo por parte de alguns escolares, como no caso do destemido novato que atacou desarrazoadamente nosso grande colaborador, Marcelo.
    Também concodo que a repetição de comentários deveria ser banida desta casa de estudos (grifos no original). Mas como eu não gosto de comentar nada além do estritamente pedido pelo examinador, segue um colendo de minha autoria própria, com o uso de várias canetas marca-texto:
    ERRADO
    Segundo o Manual, AVISO é expedido exclusivamente por Ministros de Estado para autoridades de mesma hierarquia. 

    Quanto ao vocativo o Manual também cita inclusive como exemplo Senhora Ministra.
    AVISO: é um ofício entre ministros.
    -VOCATIVO é sempre Senhor;
    -PRONOME é sempre Vossa Excelência;
    -FECHO é sempre Atenciosamente.
    AVISO e OFÍCIO são modalidades de comunicação oficial praticamente idênticas. A única diferença entre eles é que o aviso é expedido exclusivamente por Ministros de Estado, para autoridades de mesma hierarquia, ao passo que o ofício é expedido PARA e pelas demais autoridades.Ambos têm como finalidade o tratamento de assuntos oficiais pelos órgãos daAdministração Pública entre si e, no caso do ofício, também com particulares.

  • Ministro de Estado  ---> Ministro de Estado  = Aviso

  • Como já foi dito a questão está errada, pois a mensagem é expedida pelos chefes dos poderes, a comunicação entre ministros de estado que o texto se refere é o aviso, vejam os dois conceitos em outras questões:

    Prova: CESPE - 2012 - PC-AL - Escrivão de Polícia

    Disciplina: Redação Oficial | Assuntos: Redação Oficial

    A mensagem é o instrumento de comunicação oficial entre os chefes dos poderes públicos e pode ter como finalidade o encaminhamento de projeto de lei ordinária.

    GABARITO: CERTA.


    Prova: CESPE - 2013 - ANTT - Analista Administrativo - Direito

    Disciplina: Redação Oficial

    Embora sejam modalidades de comunicação oficial praticamente idênticas, ofício e aviso diferenciam-se pelo fato de que o aviso é expedido exclusivamente por ministros de Estado, para autoridades de mesma hierarquia, enquanto o ofício é expedido pelas demais autoridades. Ambos destinam-se ao tratamento de assuntos oficiais pelos órgãos da administração pública entre si e, no caso do ofício, também com particulares.

    GABARITO: CERTA.

  • Como já foi dito a questão está errada, pois a mensagem é expedida pelos chefes dos poderes, a comunicação entre ministros de estado que o texto se refere é o aviso, vejam os dois conceitos em outras questões:

    Prova: CESPE - 2012 - PC-AL - Escrivão de Polícia

    Disciplina: Redação Oficial | Assuntos: Redação Oficial

    A mensagem é o instrumento de comunicação oficial entre os chefes dos poderes públicos e pode ter como finalidade o encaminhamento de projeto de lei ordinária.

    GABARITO: CERTA.



    Prova: CESPE - 2013 - ANTT - Analista Administrativo - Direito

    Disciplina: Redação Oficial

    Embora sejam modalidades de comunicação oficial praticamente idênticas, ofício e aviso diferenciam-se pelo fato de que o aviso é expedido exclusivamente por ministros de Estado, para autoridades de mesma hierarquia, enquanto o ofício é expedido pelas demais autoridades. Ambos destinam-se ao tratamento de assuntos oficiais pelos órgãos da administração pública entre si e, no caso do ofício, também com particulares.

    GABARITO: CERTA.

  • MNEMÔNICO: QUEM AVISA, MINISTRO É

  • verdade também me serviu muito " quem avisa, ministro é"


  • Lá vai mais um um memorex 

    Quem AVISA, MINISTRO é!

    o aviso é expedido apenas por Ministros de Estado para autoridades de mesma hierarquia

  • 5. Mensagem 

    5.1. Definição e Finalidade

    É o instrumento de comunicação oficial entre os Chefes dos Poderes Públicos, notadamente as mensagens enviadas pelo Chefe do Poder Executivo ao Poder Legislativo para informar sobre fato da Administração Pública; expor o plano de governo por ocasião da abertura de sessão legislativa; submeter ao Congresso Nacional matérias que dependem de deliberação de suas Casas; apresentar veto; enfim, fazer e agradecer comunicações de tudo quanto seja de interesse dos poderes públicos e da Nação.


  • É "aviso"...expedido exclusivamente por Ministros de Estado para autoridades de mesma hierarquia.


    errado.
  • Com a ajuda dos amigos do qconcurso estou fazendo um resumo de redação oficial, com o que mais cai, quanto mais questões vou fazendo, vou acrescentando coisas importantes nele.. Espero que gostem. 
    Resumo Redação Oficial.
    "A redação oficial deve caracterizar-se pela impessoalidade (tratamento impessoal), uso do padrão culto de linguagem, clareza, concisão (economia de palavras), formalidade ( linguagem padrão) e uniformidade"
    Se tiver só uma ou duas destas características NÃO VAI GARANTIR CLAREZA TEXTUAL. Favorece mas garantir não.
    EMISSOR- Sempre o Serviço Público
    ASSUNTO- Relativos a atribuição do Serviço Público e da administração Pública.
    RECEPTOR- 1-Serviço Público: órgão, setor, departamentos. 
                          2- Conjunto de pessoas, cidadãos, entendido de maneira geral.
    -Jargões são SEMPRE EVITADOS.
    - há que evitar o uso de uma linguagem restrita a determinados grupos 
    -Linguagens técnicas e estrangeirismo, apenas em situações que a língua realmente requerer.
    Existem "2" tipos de pronomes de TRATAMENTO. Vossa excelência e Vossa senhoria. 
    2) ----> Vossa excelência é usada por pessoas definidas no poder executivo, legislativo e judiciário. 
    O Vocativo para estas pessoas que usam vossa excelência são 2: Excelentíssimo Senhor e Senhor. 
    Excelentíssimo senhor é usado APENAS para os chefes dos poderes. Só existem 3. ( Excelentíssimo senhor presidente da república, Excelentíssimo senhor presidente do CN e Excelentíssimo senhor presid STF. ) 
    Senhor é usada para o restante que compõem o pron de tratamento vossa excelência: Senhor Juiz, Senhor Senador, Senhor Ministro, Senhor Gorvernador.. 
    No envelope para quem usa o pron de tratamento vossa excelência fica : A sua excelência o Senhor.. 
    - Está abolido dígnissimo e ilustríssimo. 
    1) ----> O pronome de tratamento Vossa senhoria é usada para as demais autoridades e particulares. 
    O vocativo é apenas "Senhor"... 
    No envelope = Ao senhor fulano de tal.. 
    ------> Existem apenas 2 tipos de fechos. 
    1) Respeitosamente ( autoridades hierarquia superior) e 2) atenciosamente ( mesma hierarquia ou menor) 
    ATENÇÃO = Identificação do signatário = Com exceção do Presidente da república, o resto deve trazer consigo o nome e o cargo da autoridade que expede, abaixo do local da assinatura. 
    1)Aviso = Exclusivo aos ministros de estado 
    2)Oficio = Demais autoridades 
    3)Memorandos = Dentro de um mesmo orgão, com hierarquia igual, maior ou menor. Pauta-se pela agilidade. 
    Memorando OBS = Não tem vocativo, mas consta o destinatário identificado pelo cargo!
    ------ > Exposição de motivos = Dirigido ao P.R ou ao vice para informar det assunto, propor alguma medida ou submeter consideração de ato normativo. Em regra, dirigida ao o P.R pelos ministros de estado. 2 formas básicas: 1) caráter exclusivamente informátivo ou 2) propor algum ato normativo.

  • Quem AVISA ministro é.

  • A comunicacao devida entre ministros é o aviso! 

    Mensagem é a comunicacao devida entre os chefes de poder!!

  • Quem AVISA, MINISTRO é !
     

  • ministro para ministro---> Aviso 

    ministério para ministério---> Ofício

    Gab. Errado.

  • ERRADO.

    Entre ministros é o aviso.

  • PADRÃO OFÍCIO

     

    ---> aviso (quem avisa, Ministro é): utilizado de Ministro para outra autoridade de mesma hierarquia. Ou seja, de Ministro para Ministro.

     

    ---> ofício: expedido para e pelas demais autoridades. Ambos têm como finalidade o tratamento de assuntos oficiais pelos órgãos da Administração Pública entre si e, no caso do ofício, também com particulares.

     

    ---> memorando: O memorando é a modalidade de comunicação entre unidades administrativas de um mesmo órgão, que podem estar hierarquicamente em mesmo nível ou em nível diferente. Trata-se, portanto, de uma forma de comunicação eminentemente interna.

  • Atualmente, utiliza-se o Ofício.

    "Até a segunda edição deste Manual, havia três tipos de expedientes que se diferenciavam antes pela finalidade do que pela forma: o ofício, o aviso e o memorando. Com o objetivo de uniformizá-los, deve-se adotar nomenclatura e diagramação únicas, que sigam o que chamamos de padrão ofício.

    A distinção básica anterior entre os três era:

    a) aviso: era expedido exclusivamente por Ministros de Estado, para autoridades de mesma hierarquia;

    b) ofício: era expedido para e pelas demais autoridades; e

    c) memorando: era expedido entre unidades administrativas de um mesmo órgão.

    Atenção: Nesta nova edição ficou abolida aquela distinção e passou-se a utilizar o termo ofício nas três hipóteses."