SóProvas


ID
895774
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CNJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Acerca de gestão de pessoas, julgue os itens seguintes.

A satisfação no trabalho sob o enfoque das especificidades das necessidades humanas é a base para a qualidade de vida no trabalho e os aspectos mais gerais da satisfação humana são a base para os planos de remuneração e carreira.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO.

    Esta invertido.

    Os aspectos mais gerais da satisfação humana são a base para a qualidade de vida no trabalho.

  • "GABARITO DE BANCA: ERRADO. NÃO CABE RECURSO. Conceitos invertidos... A SATISFAÇÃO NO TRABALHO é base para planos de remuneração e carreira e os ASPECTOS MAIS GERAIS DA SATISFAÇÃO HUMANA são base para a Qualidade de VIda. A base para a Qualidade de Vida no Trabalho são os 7 pilares: Hoje, sabe-se que as pessoas precisam ser felizes. Para que sejam produtivas, as pessoas devem sentir que o trabalho é adequado às suas capacidades e que estão sendo tratadas equitativamente. Desenvolver e manter qualidade de vida no trabalho: qualidade de vida no trabalho (QVT) é um conceito que se refere aos aspectos da experiência do trabalho, como estilo de gestão, liberdade e autonomia para tomar decisões, ambiente de trabalho agradável, segurança no emprego, hora adequadas de trabalho e tarefas significativas e agradáveis.
    Um programa de QVT procurar estruturar o trabalho e o ambiente de trabalho no sentido de satisfazer a maioria das necessidades individuais das pessoas e tornar a organização um local desejável.
    Administrar e impulsionar a mudança: nas últimas décadas, houve um período turbulento de mudanças sociais, tecnológicas, econômicas, culturais e políticas. Os profissionais de ARH devem saber como lidar com mudanças se realmente querem contribuir para o sucesso de sua organização. Manter políticas éticas e comportamento socialmente responsável: toda a atividade de ARH deve ser aberta, transparente, confiável e ética.
    As pessoas não devem discriminadas, e os seus direitos básicos devem ser garantidos.
    Continua

  • Encerrando
    A Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) deve se basear em sete pilares. São eles:
    - Saúde e Esporte - Os cuidados com a saúde vão do check-up até uma alimentação balanceada, de quatro em quatro horas, e uma prática esportiva pelo menos três ve¬zes por semana. Assim, a integridade física do executivo estará garantida.
    - Família/Afetividade - Atividades que promovam a harmonia no relacionamento com pais, filhos, amigos e irmãos, namorados, noivos e maridos, para se evitar a transferência para o ambiente de trabalho de problemas de convivência no lar.
    - Carreira e Vocação - Dedicação a atitudes empre¬endedoras no trabalho, para se alcançar o sucesso, tais como iniciativa, persistência, criatividade e liderança. Importante também fazer o marketing pessoal e adminis¬trar bem o tempo.
    - Cultura e Lazer - O autoconhecimento é o ponto chave. Deve-se aproveitar o tempo livre com leituras, cursos, cinema. Não confundir horas de lazer com férias. As férias estão incluídas nesse pilar, porém, devem ser encaradas como uma fuga total das obrigações do trabalho.
    - Sociedade e Comunidade -Atentar-se às práticas de networking e condutas responsáveis socialmente, como voluntariado e atuação em causas comunitárias, incluindo ética no trabalho.
    - Bens e Possessões - Anseios e desejos do executivo. Parcimônia com ambições, para que não se confunda com ganância. Estimular a vida material dando valor aos bens que já possui, incluindo noções de gestão das finanças pessoais.
    - Mente e Espírito - Cuidar da espiritualidade no sentido de se aproximar das pessoas e não confundir o conceito com religiosidade. Caráter, moral e coerência são as posturas recomendadas.
    Trabalho
    O trabalho é um dos elementos que mais interferem nas condições e qualidade de vida do homem e, portanto, movimentos trabalhistas que ocorreram no último século estão ligadas à demandas dos trabalhadores por um ambiente de trabalho saudável, e a própria existência de doenças profissionais, isto é, de enfermidades ligadas à atividade produtiva, reconhecidas pela Organização Internacional do Trabalho desde o início do século XX.
    Do ponto de vista da Administração de Recursos Hu¬manos, a saúde e a segurança dos empregados constituem uma das principais bases para a preservação da força de trabalho adequada.
    Higiene e Segurança do Trabalho constituem duas atividades interrelacionadas, no sentido de garantir con¬dições pessoais e materiais de trabalho, capazes de manter certo nível de saúde dos empregados. Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), a saúde é um estado completo de bem-estar físico, mental e social e que não consiste somente na ausência de doenças ou enfermidades."
    Fonte: Professor
    Wendell Léo Castellano
  • Vamos aprender a resumir gente, pra q esse exagero todo resumido as questoes voces ajudam a gente e nao poluem o QC. 
  • Gente, vamos deixar de preguiça, a leitura é grande aliada do conhecimento, e a Marcia é grande colaboradora do QC.

    ....
  • Mais importante do que aprender a resumir é aprender a ler. Se um candidato vê dificuldade em ler um texto muito bem explicado pela Marcia, como é que vai conseguir ler todo o material mínimo para realizar uma boa prova? Vamos aprender a ler...


  • Márcia, você é 10. Relamente existem questões extremamente simples que o povo coloca um livro pra gente ler, mas essa não é tão simples, foi extremamente útil

  • ERRADA

    O CESPE/UnB responde com outra questão...

    (CESPE/TRT10° - DF e TO/ANALISTA-JUDICIÁRIO/2013) A qualidade de vida no trabalho é uma importante dimensão da vida organizacional e sua gestão deve-se dar com ênfase nos aspectos específicos da satisfação humana, bem como considerando os aspectos mais gerais da avaliação que as pessoas fazem sobre sua satisfação no trabalho. C
  • "A satisfação no trabalho sob o enfoque das especificidades das necessidades humanas é a base para a qualidade de vida no trabalho"

    É o contrário, a QVT é base para a satisfação no trabalho.

    ----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    "A qualidade de vida no trabalho é uma importante dimensão da vida organizacional e sua gestão deve-se dar com ênfase nos aspectos específicos da satisfação humana" CESPE -TRT

    -----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    Chiavenato (2010) afirma que a qualidade de vida no trabalho possui significado complexo e diferentes modelos, mas elenca alguns fatores específicos que compõem a QVT. Vejamos a relação de elementos apresentados pelo referido autor: 
    1. A satisfação com o trabalho executado. 
    2. As possibilidades de futuro na organização. 
    3. O reconhecimento pelos resultados alcançados. 
    4. O salário percebido. 
    5. Os benefícios auferidos. 
    6. O relacionamento humano dentro da equipe e da organização. 
    7. O ambiente psicológico e físico de trabalho. 
    8. A liberdade de atuar e responsabilidade de tomar decisões. 
    9. As possibilidades de estar engajado e de participar ativamente.

  • REMUNERAÇÃO NÃO GERA SATISFAÇÃO. OU SEJA, TRATA-SE DE UMA NECESSIDADE SECUNDÁRIA, APENAS EVITA A INSATISFAÇÃO (ASPECTO EXTRÍNSECO:  FATOR HIGIÊNICO).

     

     

     

     

    GABARITO ERRADO

  • Segundo Spector (2002), satisfação no trabalho é uma variável de atitude que reflete como uma pessoa se sente em relação ao trabalho de
    forma geral (global) e em seus vários aspectos (facetas). Para o autor, existem dois enfoques para o estudo de satisfação no trabalho: o global e o de facetas.


    O enfoque global trata da satisfação como um sentimento único e geral em relação ao trabalho.

     

    O enfoque alternativo ou de facetas discrimina aspectos do trabalho
    como:
    a) recompensas (salários e benefícios);
    b) outras pessoas no ambiente de trabalho (supervisores e colegas);
    c) as condições de trabalho;
    d) a natureza do trabalho em si.

     

    Fonte: Andréia Lins Ribas e Cassiano Ramalho Salim, Livro - Gestão de Pessoas para Concursos 
     

  • Segue uma relacionada em que a CESPE não inverteu nada e foi dada como certa:

     

    QUESTÃO CERTA: A qualidade de vida no trabalho é uma importante dimensão da vida organizacional e sua gestão deve-se dar com ênfase nos aspectos específicos da satisfação humana, bem como considerando os aspectos mais gerais da avaliação que as pessoas fazem sobre sua satisfação no trabalho.

     

    Fonte: https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/questao/efb38196-7d

  • QVT DEVE da Ênfase nos Aspectos:
        --> ESPECÍFICOS da Satisfação HUMANA ( + Abrangentes)
        --> GERAIS da Satisfação no TRABALHO

  • Formas de mensuração da qualidade de vida no trabalho:

    Eda Conte Fernandes - 1996, identificou fatores e dimensões que afetam significativamente o trabalhador que devem ser levados em consideração:

    1. Remuneração: essa categoria tem como finalidade medir a Qualidade de Vida no Trabalho em relação à remuneração recebida pelo trabalhar em troca da realização de seu trabalho.

    2. Condições de trabalho: tem a finalidade de medir a QVT quanto à saúde e o ambiente de trabalho em que o trabalhador está inserido.

    Condição Insegura: Provocada pela Organização. É o que o ambiente oferece.

    Ex.: Piso irregular, local de trabalho com luminosidade insuficiente, escadas sem adesivo antiderrapante e sem corrimão e etc.

    Ato Inseguro: Provocado pelo trabalhador.

    Ex.: Desrespeito à sinalização de segurança, subir e descer escadas sem utilizar o corrimão, obstruir saídas de emergência e etc.

    3. Uso e desenvolvimento de capacidades: usa-se para mensuraras oportunidades que o trabalhador possui para utilizar no seu cotidiano o seu conhecimento e suas aptidões profissionais.
    4. Oportunidade de crescimento e segurança: utiliza-se para medir a Qualidade de Vida no Trabalho com relação às oportunidades que a organização oferece ao trabalhador para o seu crescimento e desenvolvimento pessoal e para sua segurança no trabalho.
    5. Integração social na organização: categoria visa mensurar a QVT sobre a integração social e o grau de ausência de diferenças entre os trabalhadores.
    6. Constitucionalismo: refere-se ao grau em que os direitos do empregado são cumpridos na instituição.
    7. Trabalho e espaço total da vida: refere-se à Qualidade de Vida no Trabalho sobre o equilíbrio do trabalhador entre a vida pessoal e profissional, ou seja, o equilíbrio existente entre a jornada de trabalho e a convivência social e familiar.
    8. Relevância social da vida no trabalho: trata-se da percepção do trabalhador sobre a responsabilidade social da organização com a comunidade e o comprometimento da organização com os seus funcionários e serviços prestados.

  • Errado

    -A SATISFAÇÃO NO TRABALHO: é base para planos de remuneração e carreira

    -ASPECTOS MAIS GERAIS DA SATISFAÇÃO HUMANA: são base para a Qualidade de Vida.