Caro César , concordo plenamente com você no quesito BOA VONTADE!!!
É ela que nos engradece e por consequência ajudá-nos a sanar dúvidas, defendo o ponto de vista proposto sobre COMENTÁRIOS OBJETIVOS e COMPLETOS (porém, não da maneira acima) e INSERÇÃO DE LINKS, bem como, discusões calorosas sobre as questões.
A fim de encerrar toda essa discursão pautada em opiniões adversas ao tema proposto, reforço as suas últimas palavras com relação ao RESPEITO a minha opinião e mais a forma como referir-se a ela primariamente, o fórum contrariamente ao que me sugeriu é sim o lugar de TODOS e opiniões adversas são inúmeras!!
SELEÇÃO: Segundo Chiavenato (1999, p. 112), o processo de seleção pode ser baseado em: cargo ou competência. Para ele a seleção de pessoal é um sistema de comparação e de escolha (tomada de decisão). Para tanto ela deve necessariamente apoiar-se em algum padrão ou critério para alcançar certa validade na comparação. O padrão ou critério de comparação e escolha deve ser extraído a partir de informações sobre o cargo a ser preenchido (como variável independente) e sobre os candidatos que se apresentam (como variável dependente). Assim o ponto de partida para o processamento da seleção de pessoal é a obtenção de informações significativas sobre o cargo a ser preenchido. Para a realização de um processo eficaz de recrutamento e seleção, deve-se proceder, primeiramente, à descrição e análise do cargo ofertado. O processo de recrutamento e seleção só pode ser executado de forma plena se houver clareza do cargo aberto. A análise e a descrição do cargo permitem que as atividades a serem executadas e as qualificações necessárias para a execução das tarefas sejam levantadas. Tais características formam a base do processo seletivo, pois o perfil Profissiográfico é de extrema importância para um bom processo de Recrutamento e Seleção.
TÉCNICAS DE SELEÇÃO:
Entrevista de seleção;
Provas de conhecimento ou capacidades;
Testes psicológicos (psicométricos);
Grafologia (método não recomendável)
Testes de personalidade;
Técnicas de simulação.
Técnicas vivenciais= Avaliação por competências, não faz parte as fontes de recrutamento, mas sim de avaliação qualitativa da massa colaboradora (Trabalhadores de uma empresa, ou possíveis candidatos).
Grafologia: é um estudo pseudocientífico que utiliza a análise da escrita para inferir sobre traços de personalidade. É o estudo da forma das letras e do aspecto geral da escrita manuscrita com objetivo de obter dados sobre a pessoa, como caráter, personalidade, grau de instrução, tipo de inteligência, características emocionais etc.
A aplicação do teste grafológico, nos processos seletivos, NÃO é útil para detectar qual dos dois hemisférios do cérebro humano é predominante sobre o comportamento do indivíduo.Parte superior do formulário