SóProvas


ID
895798
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CNJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Com relação a treinamento, desenvolvimento e educação (TD&E),
julgue os itens que se seguem.

Programas de qualidade de vida, orientação profissional e autogestão de carreira são exemplos de ações de desenvolvimento de pessoas nas organizações.

Alternativas
Comentários
  • CERTA.
    Desenvolvimento envolve ações educacionais que apóiam o crescimento pessoal do colaborador. Assim, são exemplos de ações de desenvolvimento - apoio a programas de qualidade de vida no trabalho, orientação profissional e autogestão de carreira.

    Como fundamentação achei: 
    TÍTULO II 
    DA CAPACITAÇÃO DE SERVIDORES
    Art. 3º Para fins desta Norma considera-se: (...) III - ação de desenvolvimento: ação de apoio a programas de qualidade de vida no trabalho, 
    orientação profissional e autogestão de carreira. 
    PORTARIA Nº 1.286, DE 15 DE JUNHO DE 2009


    Desenvolvimento: programas de qualidade de vida no trabalho, orientação profissional, autogestão de carrerias e similares (oficinas, cursos palestras, etc).
    Fonte: http://books.google.com.br/books?id=HrSz44qwMV8C&pg=PA19&lpg=PA19&dq=Programas+de+qualidade+de+vida,+orienta%C3%A7%C3%A3o+profissional+e+autogest%C3%A3o+de+carreira+s%C3%A3o+exemplos+de+a%C3%A7%C3%B5es+de+desenvolvimento+de+pessoas+nas+organiza%C3%A7%C3%B5es&source=bl&ots=5kuVs5Mz5B&sig=FU7I7Wri5fCb8j_TwsjQsuA9pmw&hl=pt&sa=X&ei=cftuUbj1I8-60QGp9YCIDg&ved=0CEkQ6AEwBg#v=onepage&q=Programas%20de%20qualidade%20de%20vida%2C%20orienta%C3%A7%C3%A3o%20profissional%20e%20autogest%C3%A3o%20de%20carreira%20s%C3%A3o%20exemplos%20de%20a%C3%A7%C3%B5es%20de%20desenvolvimento%20de%20pessoas%20nas%20organiza%C3%A7%C3%B5es&f=false
  • Certa.
    Processo Desenvolver: Treinamento e Desenvolvimento de pessoas. Desenvolvimento e treinamento de pessoal não são sinônimos, são dois conceitos diferentes.
    O desenvolvimento representa atividades que objetiva explorar o potencial de aprendizagem e a capacidade produiva das pessoas, visando mudanças de comportamento e atitudes bem como a aquisição de novas habilidades e conhecimentos. Tem como meta maximizar o desempenho profissional e motivacional do ser humano, melhorando os resultados e consequentemente gerando um bom clima organizacional.
    O treinamento é um dos recursos do Desenvolvimento de Pessoal. Visa o aperfeiçoamento de desempenhos, aumento da produtividade e das relações interpessoais. Para isso, prepara o potêncial humano frente às inovações tecnológicas e as constantes mudanças do mercado de trabalho, sendo o treinamento indispensável para a busca da qualidade total. 
  • Chiavenato coloca Programas de Qualidade de Vida dentro do processo de manter pessoas e não no processo de desenvolver pessoas. Achei estranha esta questão.


  • AGÊNCIA NACIONAL DE ENERGIA ELÉTRICA - ANEEL

    PORTARIA Nº 1.286, DE 15 DE JUNHO DE 2009

    Art. 3º Para fins desta Norma considera-se:

    I - ação de capacitação: ação presencial ou à distância,realizada para o treinamento, desenvolvimento e educação (TD&E) do servidor;

    II - ação de treinamento: ação de curta ou média duração, cujo principal objetivo é melhorar o desempenho do servidor no cargo que atualmente ocupa;

    III - ação de desenvolvimento: ação de apoio a programas de qualidade de vida no trabalho, orientação profissional e autogestão de carreira;

    IV - ação de educação: ação de longa duração, cujo objetivo é melhorar a qualificação profissional do servidor, de acordo com o cargo que ocupa;

    V - ação aberta: ação de aprendizagem, ofertada por instituição de mercado, disponível ao público em geral;

    VI - ação em turma fechada: ação de aprendizagem com conteúdo voltado às necessidades de áreas específicas ou de interesse geral da ANEEL viabilizada com contratação de empresa ou colaborador eventual;

    Fonte:http://www.aneel.gov.br/cedoc/prt20091286.pdf

  • Esta questão caberia recurso, pois no livro de Chiavenato de Gestão de pessoas o processo de desenvolver pessoas engloba TREINAMENTO, DESENVOLVIMENTO, APRENDIZAGEM, EDUCAÇÃO CORPORATIVA, GESTÃO DE COMPETÊNCIAS

    Processo de manter pessoas: programas de qualidade de  vida, relações com sindicatos, higiene e segurança no trabalho. 

  • Pessoal, o Cespe não se baseia apenas em Chiavenato. Se a questão falasse sobre a teoria do autor, ai sim vcs poderiam questionar que a questão estaria errada. 

  • (CESPE) PROVA DO MPE- PI, ANALISTA (2012)

    Os programas de qualidade de vida no trabalho, cada vez mais difundidos em organizações públicas e privadas, são um exemplo típico de ações classificadas como processos de manter pessoas.

  • GABARITO OFICIAL: CERTO 

    O CESPE MUDANDO DE IDEIA DE UM ANO PARA O OUTRO...=/ 

  • Ano: 2012

    Banca: CESPE

    Órgão: MPE-PI

    Prova: Analista Ministerial - Área Administrativa

    A gestão de pessoas, além de concentrar-se no alcance de objetivos

    organizacionais, contribui para satisfação de objetivos individuais.
    Acerca desse assunto, julgue os itens que se seguem.

    Os programas de qualidade de vida no trabalho, cada vez mais difundidos em organizações públicas e privadas, são um exemplo típico de ações classificadas como processos de manter pessoas.


    CERTO!

    Difícil, hein?!

  • Autor: Cespe 
    Edição: 2013

  • Galera ao que tudo indica foi utilizada a visão de DUTRA.  Infelizmente , e acredito que até com um pouco de má fé do examinador , ele colocou justamente o processo que tem o mesmo nome em duas teorias.

     

    Olha o que DUTRA diz:

    1- Movimentação: É onde ocorrem os movimentos físicos das pessoas na empresa ou no mercado. Envolve captação , recrutamento e seleção , transferências , promoções , expatriação , recolocação , desligamentos.

    2- Desenvolvimento: Visa promover condições para o desenvolvimento empresarial e individual. Envolve ações como capacitação , carreira e gestão do desempenho.

    3- Valorização: Busca criar parâmetros e procedimentos para distinção e valorização das pessoas. Adota praticas como remuneração , premiação , serviços e facilidades.

     

    De fato , QVT , orientação profissional e gestao de carreira são atividades do processo de desenvolvimento de DUTRA. O fato é que CHIAVENATO também utiliza esse nome , mas para ele o que o desenvolvimento faz é Treinamento e desenvolvimento /  Gestão de competências/  Aprendizagem /  Programas de mudanças e programas de comunicação

     

    Infelizmente , acho virtualmente impossível você na hora da prova ter essa sensibilidade para marcar a questão como CORRETO. o CESPE utiliza muito a doutrina de CHIAVENATO , então nós sempre lembramos dele primeiro. Como a questão não cita qualquer bibliografia , eu marcaria ERRADO , sabendo que poderia argumentar contra o gabarito de acordo com a doutrina de CHIAVENATO. Entretanto , como já é de praxe , os examinadores do CESPE são extremamente orgulhosos , eu acho muito difícil eles mudarem o gabarito se o que eles escreveram está em algum lugar.  Já cansamos de ver questões totalmente absurdas e que não foram anuladas , porque em algum lugar DO MUNDO está escrito aquilo em alguma doutrina.

  • O enunciado praticamente reproduz a lição de Borges-Andrade, Abbad e Mourão (2007) quanto à conceituação de desenvolvimento. Vamos relembrar o conceito proposto por esses autores:

    “Desenvolvimento: Ações educacionais de apoio a programas de qualidade de vida no trabalho, orientação profissional, autogestão de carreira e similares (oficinas, cursos, seminários, palestras, etc).”

    Perceba que o enunciado transcreve o conceito desses autores, porém retira a expressão “ações educacionais de apoio” do início. Apesar de sutil, essa supressão dificulta bastante a interpretação do enunciado. Afinal, programas de qualidade de vida são típicos da estratégia de retenção de pessoas (Processo de manter pessoas).

    Assim, ao retirar a expressão inicial o enunciado gera uma ambiguidade.

    Apesar desse deslize da banca, o que justificaria a anulação do item, o gabarito foi dado como correto.

    Gabarito: Certo

  • O enunciado praticamente reproduz a lição de Borges-Andrade, Abbad e Mourão (2007) quanto à conceituação de desenvolvimento. Vamos relembrar o conceito proposto por esses autores:

    “Desenvolvimento: Ações educacionais de apoio a programas de qualidade de vida no trabalho, orientação profissional, autogestão de carreira e similares (oficinas, cursos, seminários, palestras, etc).”

    Perceba que o enunciado transcreve o conceito desses autores, porém retira a expressão “ações educacionais de apoio” do início. Apesar de sutil, essa supressão dificulta bastante a interpretação do enunciado. Afinal, programas de qualidade de vida são típicos da estratégia de retenção de pessoas (Processo de manter pessoas). Assim, ao retirar a expressão inicial o enunciado gera uma ambiguidade.

    Apesar desse deslize da banca, o que justificaria a anulação do item, o gabarito foi dado como correto.

    Gabarito: Certo