SóProvas


ID
895801
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CNJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Consoante à gestão organizacional, julgue os itens a seguir. Nesse
sentido, considere que a sigla BSC, sempre que empregada,
refere-se ao termo balanced scorecard.

Os resultados financeiros positivos e sustentáveis sinalizam como o presente da estratégia empresarial tem sido conduzido e permitirá o fortalecimento do BSC.

Alternativas
Comentários
  • Comentário do professor Carlos Xavier do Estratégia Concursos:
    "Além dos resultados financeiros positivos, outras perspectivas clássicas do BSC devem ser consideradas para que se entenda como a estratégia está sendo conduzida no presente: processos internos; aprendizagem e crescimento; clientes. Eles devem ser utilizados em conjunto para que se entenda o sucesso da aplicação do BSC. Nesta linha de raciocínio, a questão deveria ser considerada errada. Apesar disso, a perspectiva financeira é impactada pelas outras perspectivas (assim como a eminente Banca reconhece na questão 82), sendo inclusive a perspectiva comumente tida como finalística no mapa estratégico, e resultados positivos nesta perspectiva certamente sinalizarão que a aplicação do BSC está sendo bem sucedida, o que fortalece a aplicação do mecanismo. Esta visão alternativa faz com que o candidato a entendesse como correta. Assim, por não ser clara quanto ao conhecimento pedido e permitir diferentes interpretações conflitantes solicito que esta questão seja anulada."

    Fonte: http://www.estrategiaconcursos.com.br/artigo/3394-cnj-analista-e-tecnico-area-administrativa-possibilidade-de-recursos;jsessionid=0948E0F66FC6230BE7DB6819D851CB8D
  • Cara  Lorrayne Carvalho, não sei se a CESPE vai anular essa questão. A questão está incompleta e já vi a CESPE não mudar o gabarito por questão imcompleta. Sabemos que o BSC estabelece uma relação de causa e efeito entre as diversas variáveis como financeira, clientes, processos internos e crescimento mais aprendisagem, muito bem explicitada por ti. Eu dei a questão como certo porque a CESPE sempre apronta. 
  • O resultado financeiro das empresas, quando positivo e sustentável, indica o sucesso de uma estratégia empresarial,  mede o passado. Tais parâmetros são denominados indicadores de ocorrência (ou lagging indicators),pois mostram o que já aconteceu. E a questão fala que sinaliza como o presente tem sido conduzido.
  • Considero que esta questão não deva ser anulada, pois o BSC surgiu justamente para servir de ferramenta aos administradores para aplicarem suas estratégias de uma maneira mais ampla, considerando não apenas a perspectiva financeira da organização, mas também a perspectiva dos clientes, dos processos internos e do aprendizado e crescimento. Dizer que "Os resultados financeiros positivos e sustentáveis sinalizam como o presente da estratégia empresarial tem sido conduzido e permitirá o fortalecimento do BSC." é o mesmo que dizer que uma empresa analisa seu progresso focando principalmente os seus demonstrativos financeiros e não dá a devida atenção às demais perspectivas.

    Logo, a questão é realmente incorreta e o gabarito está certo.
  • "Os resultados financeiros positivos e sustentáveis sinalizam como o presente da estratégia empresarial tem sido conduzido e permitirá o fortalecimento do BSC."

    A questão diz que sinaliza, e não que é suficiente, por isso a questão está certa.
  • Fico revoltado com esse tipo de questão...

    Por acaso em algum lugar está especificando que o BSC utiliza somente a perspectiva financeira????

    A questão é bem generica e nos leva a interpretá-la que Sim os resultado financeiros permitem o fortalecimento do BSC, e Não nos diz que somente com os resultados financeiros o BSC será fortalecido!

    dureza viu!!!
  • e permitirá o fortalecimento do BSC. 
    Só a questão financeira não garante este fortalecimento do BSC, como a questão ratifica. E os ouros pontos, clientes, processos???
    Bons estudos!
  • Tem gente perdida no tempo por aqui. O enunciado diz que os resultados financeiros positivos e sustentáveis sinalizam O PRESENTE, o que não faz sentido algum. Se já existem resultados, eles são de uma ação tomada no PASSADO. Isso é óbvio. Questão ERRADA!
    E depois, afirma que estes resultados permitirão o fortalecimento do BSC. Nessa parte a questão não está incorreta. Dos diversos pontos, o financeiro será um ponto positivo e isso não vai "enfraquecer" o BSC, mas sim fortalecer. Igualmente óbvio.
  • é simples mesmo como os colegas acima falaram. Os indicadores financeiros relatam fatos passados, nada mais que isso!
  • Questão ERRADA

    De acordo com Augustinho Paludo (Adm. Pública, 2012, p. 207):

    O BSC prioriza o equilíbrio organizacional a partir de quatro perspectivas:
    - Perspectiva financeira: nesta perspectiva as medidas financeiras são valiosas e demonstram as consequências econômicas das AÇÕES CONSUMADAS. Os acionistas terão uma clara percepção da gestão da empresa através dos RESULTADOS OBTIDOS.
  • Como podemos verificar na figura seguinte, os “lag indicators” ou indicadores de resultados, caracterizam-se por medirem apenas ações passadas ou seja, resultados de eventos já sucedidos.
    O BSC complementa esta insuficiência dos indicadores de resultados com a medição de outro tipo de indicadores que se designam por “lead indicators” ou indicadores indutores. Este tipo de indicadores medem atividades que conduzem, direcionam ou induzem a resultados futuros, como por exemplo, horas de formação ou, tempo gasto com clientes, etc.
     http://1.bp.blogspot.com/_KynYqWMmUeA/R4d_XyiML-I/AAAAAAAAAC4/854f70SgDJc/s1600/Indicadores.JPG

    Deste modo, pode-se afirmar que os indicadores indutores (lead) são a causa ou a origem e os indicadores de resultado (lag) são o efeito ou o destino.
  • http://1.bp.blogspot.com/_KynYqWMmUeA/R4d_XyiML-I/AAAAAAAAAC4/854f70SgDJc/s1600/Indicadores.JPG
  • Questão realmente complicada. Esse comentário de que os indicadores fazem parte do passado e não do presente está bem equivocado. O termo presente não é usado apenas para definir o dia de hoje ou o minuto do agora, mas é utilizado para demonstrar a atual situação. Se no decorrer do ano os indicadores financeiros aparecem positivos, isso significa que a situação ATUAL da empresa está positiva; mas isso não é suficiente para dizer que a estratégia do BSC será bem sucedida, pois outros indicadores devem ser levados em conta.

  • 17 dias depois...

    Retirei o comentário que fiz, por acreditar que, ao invés de ajudar, possa estar causando confusão. 

    Meu posicionamento anterior, realmente, era relacionado ao termo "presente" e ao fato de acreditar que, resultado, só advém de ações no passado. Porém, depois do comentário do Juarez (mais acima), percebi que poderia estar equivocado, como mencionado, também, pelo Cássio (logo abaixo).

    Como agora não tenho convicção de estar certo, prefiro não atrapalhar, até mesmo, porque ainda não estou satisfeito com a resposta da professora Giovanna. Tanto ela como o Cássio parecem estar certos, mas, em se tratando de cespe (tem sido; sinalizam; resultados) tudo é possível, ou seja, Gabriela, "eu" e outros, poderíamos, também, estar certos.

    Será que só o cespe terá a resposta?

    Uma dica para os que estão começando: não estudem copiando comentários; pesquisem bastante; usem os alertas dos colegas para, juntamente com suas pesquisas, chegarem à conclusão adequada. 

    Bons estudos a todos!



  • Item ERRADO!

    Você planta primeiro e colhe depois. O erro da questão está em afirmar que os resultados financeiros positivos e sustentáveis sinalizam como o presente da estratégia empresarial. Não é o presente que está sinalizado, é o PASSADO! O presente, com resultados positivos estratégicos, demonstram um passado bem planejado e dirigido.

    Dessa forma, as estratégias empresariais postas em prática no presente serão colhidas no futuro. 

    Bons estudos. 

  • Levei a questão para uma professora.
    Justificativa:  Só uma interpretação, se os resultados forem positivos, isso demonstra que a estratégia está sendo implementada de uma maneira correta, o que confirma que o BSC foi bem elaborado, que termina fortalecendo-o. Não é necessário que sejam só os indicadores financeiros, podem ser os de clientes, processos e aprendizado. Giovana Carranza EVP

    ERRADO

  • Observando um mapa estratégico da ANAC me lembrei desta questão e resolvi colocar novamente meu ponto de vista.

    Como o BSC pode ser adaptado e utilizado também na Administração Pública, PODE SER que a banca tenha considerado isso. A perspectiva financeira na gestão pública não é o ponto principal. Na verdade esta perspectiva tem outro nome qualquer... (Orçamento, Custos etc). Portanto, questão errada.

    Obs. Colega Sadrak, em nenhum momento minha intenção foi agir de forma grosseira ou com falta de educação no comentário no qual citei sua resposta. Se assim o percebeu, peço desculpas! Minha intenção foi apenas de expor um ponto de vista.


  • Gente, li vários comentários.

    Posso estar enganada, mas achei a questão simples:

    Esta diz: Os resultados financeiros positivos e sustentáveis sinalizam como o presente da estratégia empresarial tem sido conduzido e permitirá o fortalecimento do BSC.

    Questão errada: não somente os resultados positivos, e os negativos? Estes também sinalizam como o presente da estratégia tem sido conduzido, permitindo também analises críticas para um maior desenvolvimento do BSC.

    Alguém pensou nessa situação?

  • Perspectivas do BSC de Financas: Os objetivos financeiros representam metas de longo prazo, gerar retornos acima do capital investido na unidade de negócio. Como vemos as perpectivas financeiras representam metas de longo prazo logo é claro que o resultado positivo hoje sinaliza que no passado (longo prazo) acertamos com as metas traçadas no planejamento financeiro. Gab. E.

  • Essa questão foi anulada?

  • BSC "É um mecanismo para implementação da estratégia, não para sua formulação, que leva em conta um conjunto equilibrado de indicadores financeiros e não financeiros." CESPE

    Veja que o conceito diz "um conjunto equilibrado de indicadores", logo temos que analisar o contexto entre

    as quatro perspectivas:Financeira; Clientes; Processos internos e aprendizado e crescimento, Não somente o financeiro como sinaliza a questão.


  • De acordo com Kaplan e Norton,43 para que as organizações modernas possam “navegar” em um futuro mais competitivo, de tecnologia avançada e com pessoas cada vez mais capacitadas, será necessário mais do que apenas monitorar dados financeiros do desempenho passado.


    Para os renomados autores do BSC, os indicadores financeiros contam os fatos passados, segundo os  quais, a organização avalia os resultados financeiros que já obteve. Essa afirmação é logicamente óbvia, pois não existem resultados financeiros futuros. Por essa razão a questão já estaria errada. Mas precisamos, ainda, considerar que os indicadores financeiros são insuficientes para fortalecer o BSC. É necessária a junção dos demais indicadores não financeiros para que se atinja tal objetivo


    Fonte: http://www.facebook.com/admfederal

  • Em 90% dos casos da CESPE, questão incompleta é questão correta, por isso errei a questão.

  • Também tenho o mesmo raciocínio que a Fabiana Pereira, sempre quando esta incompleta eu marco como correta e na maioria dos casos acerto a questão, nessa eu não tive a mesma sorte.

  • Raislei Santana e Fabiana Pereira, 

    entendo que nesse caso específico, a assertiva vai contra um dos príncipios do BSC que é o fato de que ele não é formado apenas por indicadores quantitativos (que seria a perspectiva financeira) mas também por indicadores qualitativos (as outras 3 perspectivas: Clientes; Processos internos e; aprendizado e crescimento).

    É verdade que para o Cespe, normalmente, incompleto significa CERTO. Mas nesse caso eles escreveram uma assertiva incompleta que reflete exatamente uma das questões mais divulgadas da teoria que é o fato dela não ser composta apenas de indicadores financeiros.

    Bons estudos! 

  • ERRADO

     

     

    A questão reflete as perspectivas clássicas, que relacionavam somente medidas financeiras à vantagem competitiva da organização

     

    Segundo Kaplan e Norton (1997), “as medidas financeiras empregadas são muito genéricas e não estão relacionadas com objetivos estratégicos específicos que irão prover uma vantagem competitiva sustentável”. Por isso, desenvolveram um modelo com perspectivas outras para além da financeira. Os resultados financeiros, sozinhos, são insuficientes para sinalizar como está a condução da organização

  • OS RESULTADOS SINALIZAM COMO O PASSADO FOI CONDUZIDO, E NÃO O PRESENTE. EX.: VOCÊ ESTUDA, ESTUDA, ESTUDA... E PASSA NO CONCURSO. ESSE RESULTADO SINALIZA A MANEIRA COMO VOCÊ CONDUZIU O SEU PASSADO.

     

    QUANTO A SEGUNDA PARTE DA QUESTÃO, TAMBÉM ESTÁ ERRADO! PORQUE OS INDICADORES NÃO FINANCEIROS CONTRIBUEM NO DIRECIONAMENTO DOS INDICADORES FINANCEIROS. OU SEJA, O INDICADOR FINANCEIRO NÃO É A CAUSA ÚNICA DO SUCESSO.

     

     

     

    GABARITO ERRADO

  • Resultados financeiros refere-se ao passado, o que são insuficientes para saber como está a organização atualmente.

  • Meu Deus, essa professora dos vídeos pode ter doutorando - no chile, que convenhamos, é um pulinho aqui do Brasil - , até na china, mas só responde o básico do básico, lendo sempre a própria pergunta.

  • O erro da questão está em afirmar que os resultados financeiros positivos e sustentáveis sinalizam como o presente da estratégia empresarial. Não é o presente que está sinalizado, é o PASSADO! O presente, com resultados positivos estratégicos, demonstram um passado bem planejado e dirigido.

    Dessa forma, as estratégias empresariais postas em prática no presente serão colhidas no futuro. 

  • Pensem no seguinte caso para entender a questão: O balanço financeiro da empresa entre 2000 e 2012 esteve sempre em alta, se mostrando sustentável, pela aplicação de uma estratégia aplicada em 1999. Em 2010, há uma mudança na estratégia da empresa, que futuramente arruinará seu balanço financeiro, mas em 2012 seus efeitos ainda não foram sentidos. Pode se dizer que o a "estratégia presente" da empresa está sendo bem conduzida? NÃO

  • Já percebi quando a questão está com os tempos verbais estranhos costuma estar errada. Perceba como ela mistura passado, presente e futuro de forma estranha, principalmente relacionando resultado com presente.

    É o tipo de questão que a banca quer que você seja BOM DE PORTUGUÊS.

    Agora, acabei de perceber outro erro:

    "Os resultados financeiros positivos e sustentáveis sinalizam como o presente da estratégia empresarial tem sido conduzido e permitirá o fortalecimento do BSC."

    Ora, é a estratégia que é conduzida, não o presente!

  • Num cenário de resultado financeiro positivo. Isso significa como a estratégia tem sido conduzida? Não necessariamente.

    O "Financeiro" é visto pelo retrovisor, a estratégia pode estar sendo mal conduzida e os efeitos não estarem sendo sentidos naquele momento, o que não significa que está tudo bem.