-
A questão está errada, agora acredito que o problema que o projeto procura resolver é cumprir os prazos para satisfazer o cliente, projetos e recursos bem definidos e concentrados.
-
Posso estar viajando, mas eu acredito que o erro da afirmação está em dizer que o "problema" é a "utilidade do produto". Bom, eu acredito que a utilidade do produto para o cliente é a possibilidade de resolução do problema que o projeto apresenta.
Um projeto não será útil para você se ele te der problema, mas sim se resovê-lo.
Abs.
-
Discordo do gabarito,
O projeto é realizado justamente para atender a necessidade do cliente ou encontrar uma solução para algum problema. Logo o produto desse projeto tem utilidade para o cliente.
Ah não ser que a questão esteja extremamente restrita ao fato de como falado acima o problema não ser uma utilidade, porém geralmente para CESPE incompleto é dado como certo.
-
Não sei quanto a vcs, mas detesto estudar Administração Geral. Parece que tudo é subjetivo e temos que adivinhar o que a banca quer dizer, diferente das outras disciplinas em que vc erra e depois sabe por que errou....
-
Achei errada a questão por ser limitada demais. Existem vários "problemas" que o projeto tenta "resolver". A utilidade para o cliente pode ser um dos escopos(objeitvo) dele. Quanto ao amigo Felipe, cuidado ao dizer que o produto faz parte do projeto. Não sei em que sentido vc quis dizer, mas nas provas o Projeto é que faz parte do produto, por exemplo: Leite condensado "leite moça" é o produto e a nestle (acho que é nestle) elabora um projeto para mudar a embalagem deste produto.
-
Projeto procura resolver problema?
-
Porra, eu tinha entendido "problema" como necessidade do cliente! Não é justamente isso o que a gestão de projetos busca? Concordo com o colega aí, o Orlando. Em Administração Geral tudo se parece, inclusive. É dose errar uma porrada de questão e nem saber o porquê depois!
-
Segundo Antônio César Maximiano, “projeto é atividade ou empreendimento, dentro de um macroprojeto/programa, que tem começo e fim programados, e que deve resultar num produto final singular, o qual procura resolver um problema específico”;
-
Questão complicada do Cespe. Procurei na internet, mas não encontrei uma informação que justificasse um erro no item. Eu marquei errado somente porque achei a afirmativa muito estranha. Creio que este é mais um caso em que o Cespe testa mais nossa capacidade de compreensão do enunciado do que o conhecimento específico sobre a matéria. Em outras palavras, parece ser mais um teste de "português" do que de "gestão de projetos".
Acho que a frase original devia ser: "A utilidade do produto para o cliente ilustra o problema que o projeto procura resolver". Assim parece que a afirmação está correta, não? Vocês concordam? Creio que o examinador apenas inverteu o sujeito e o objeto, colocando um no lugar do outro, o que fez com que a frase perdesse seu sentido original. Ou seja, é a "utilidade do produto para o cliente" que serve de guia para o projeto resolver problemas, e não o contrário. O primeira é a causa; o segundo, a consequência.
Dentro do ciclo de vida de um produto pode haver mais de um projeto. Pense, por exemplo, que, devido às novas exigências dos consumidores, a Fiat resolveu remodelar um de seus produtos mais conhecidos: o Uno. Este produto, que já existe, passou por um novo projeto para se adequar às novas demandas do mercado: ganhou design mais moderno, câmbio mais eficiente, rádio de fábrica, motor flex e mais econômico etc. Não sei se o novo Uno tem tudo isso, rs. Mas acredito que este é um caso em que "a utilidade do produto para o cliente ilustra o problema que o projeto procura resolver".
Posso estar viajando, mas pensei nisso para encontrar algum sentido nesta questão proposta pelo Cespe. Em suma, é mais um item que não mede o conhecimento de ninguém e serve apenas para derrubar candidato.
Leiam o que está escrito na página 7 do PMBOK 3a edição:
Os projetos são um meio de organizar atividades que não podem ser abordadas dentro
dos limites operacionais normais da organização. Os projetos são, portanto,
freqüentemente utilizados como um meio de atingir o plano estratégico de uma
organização, seja a equipe do projeto formada por funcionários da organização ou um
prestador de serviços contratado.
Os projetos são normalmente autorizados como um resultado de uma ou mais
das seguintes considerações estratégicas:
• Uma demanda de mercado (por exemplo, uma companhia de petróleo autoriza um
projeto para construir uma nova refinaria em resposta a um problema crônico de
falta de gasolina)
• Uma necessidade organizacional (por exemplo, uma empresa de treinamento
autoriza um projeto para criar um novo curso para aumentar sua receita)
• Uma solicitação de um cliente (por exemplo, uma companhia de energia elétrica
autoriza um projeto de construção de uma nova subestação para atender a um novo
parque industrial)
• Um avanço tecnológico (por exemplo, uma empresa de software autoriza um novo
projeto para desenvolver uma nova geração de video games após o lançamento de
um novo equipamento para jogos por empresas de produtos eletrônicos)
• Um requisito legal (por exemplo, um fabricante de tintas autoriza um projeto para
estabelecer diretrizes para o manuseio de um novo material tóxico).
http://www.pm.am.gov.br/opms/members/tmp/pm6/pmbok/PMBOK3rdPortuguese.pdf
-
Errado
A necessidade é o problema que o projeto procura resolver. O produto é o que resolve o problema. O objetivo é a utilidade que o produto tem para o cliente e a sua contribuição para resolver o problema.
Portanto, o objetivo do projeto ilustra a utilidade do produto para o cliente.
-
O problema que o projeto procura resolver ilustra a utilidade do produto para o cliente.
Inicialmente, quando o assunto é gestão de projetos devemos considerar que dentro dela existem cinco processos: Iniciação, Planejamento, Execução, Monitoramento e Controle e Encerramento. Cada uma com suas devidas peculiaridades. O fato é que, em sentido amplo, não é qualquer fase do processo que a resolução de problemas de um projeto ilustra a utilidade para um cliente que, por sua vez, pode influenciar o projeto negativa ou positivamente.
O cliente para a gestão de projetos é um stakeholders (parte interessada) e sua influência sobre o projeto, conforme a evolução do ciclo de vida do processo tende a cair. Ou seja, dependendo da fase (encerramento, por exemplo) a resolução do problema pode até ser útil para o cliente, mas não é mais para o projeto. Vejamos o que diz o PMBOK:
Características do ciclo de vida do projeto:
A influência das partes interessadas, os riscos e as incertezas são maiores no início e caem ao longo da vida do projeto.
Fonte: PMBOK 4ª edição + vídeo aulas Prof.ª Elisabete Moreira + minha interpretação :)
Gabarito: Errado
-
> O problema que o projeto procura resolver ilustra a utilidade do produto para o cliente.
Um exemplo de projeto citado no PMBOK, 4ª Ed., Fl.11 é a construção de um Monumento Nacional, que por sua característica criará um resultado que deve durar séculos.
Tomando esse exemplo, é possível identificar o problema (criação do monumento), mas, para o projeto, não importa se o produto vai ser útil ou não para o cliente.
Concluindo, o projeto tenta entregar aquilo que o cliente deseja, precisa, mas não questiona, não sabe se o seu produto vai ser realmente util ou não para o cliente.
Para saber se um projeto vai ser útil ou não é preciso realizar um estudo de viabilidade antes.
Exemplo. Questão (Q303985) - CESPE - 2013 - Telebras - Especialista em Gestão de Telecomunicações - Administrativo
O estudo do valor agregado é uma técnica que auxilia a avaliação da viabilidade de um projeto.
R.: CERTO
-
O problema que o projeto procura resolver
ilustra a utilidade do produto para o cliente.
Utilidade é requisito não funcional do produto, logo ela deve estar
inserida no Escopo do Produto.
O problema que o projeto procura resolver é o objetivo do projeto,
ou seja criar um produto, serviço ou resultado exclusivo através de um esforço
temporário.
PMBOK -
4a. Edição - pág.11
-
"Eu capaz..." eu entendo o significado das palavras do seu comentário, mas colocadas juntas, não entendi nada kkk
-
Questão de raciocínio lógico rsrsrsrsrs
-
O problema que o PRODUTO procura resolver ilustra a utilidade do produto para o cliente.
-
Orlando Jr, tenho a mesma impressão com Gestão de Pessoas...rs
-
ORLANDO Jr é exatamente isso!! ¬¬
Achei que eu fosse a única nesse barco... ^^
-
Questões de Administração extraídas do inferno!kkkk
-
Gestão de projeto: a preocupação é com o processo e com tudo o que o cerca, ou seja, se está no prazo, se tem os recursos necessários e se está sendo feito conforme esperado (qualidade e escopo).
Gestão de um produto: a maior preocupação é, ou pelo menos deveria ser, garantir que produto resolve um problema do cliente a quem esse produto é destinado e atende aos objetivos da empresa.
Desse modo, entendo que a assertiva seria correta caso reescrita assim : O problema que o "produto" procura resolver ilustra a utilidade do "projeto" para o cliente.
http://www.guiadastartup.com.br/qual-a-diferenca-entre-gestao-de-projetos-e-gestao-de-produtos/
-
Risus, concordo com você Iraci Brandão.
-
Não sou capaz de opinar...
-
A utilidade do produto para o cliente é requisito não funcional do produto, logo ela deve estar inserida no escopo (objetivo) do produto. No entanto, o problema que o projeto procura resolver é o objetivo do projeto, que é criar um produto, serviço ou resultado exclusivo através de um esforço temporário.
-
Não sou capaz de opinar...2
-
Depois de ler os comentários, chego a conclusão em que a questão está errada! O produto tem varias ramificações, e pode ser avaliado de várias maneiras, em partes do projeto e escopo.