-
Despesa Orçamentária Efetiva - aquela que, no momento de sua realização, reduz a situação líquida patrimonial da entidade. Constitui fato contábil modificativo diminutivo. Despesa Orçamentária Não-Efetiva – aquela que, no momento da sua realização, não reduz a situação líquida patrimonial da entidade e constitui fato contábil permutativo.
-
Certa.
Classificação das Despesas Orçamentárias: QUANTO A AFETAÇÃO PATRIMONIAL - Efetiva (diminui o patrimônio líquido do Estado e são todas as despesas correntes, salvo compras para estoque) e Não Efetiva (não diminui o patrimônio líquido de Estado e são todas as despesas de capital.
-
CERTO - Ocorre uma despesa não efetiva quando não alterar o patrimonio líquido da administração. Isso ocorre, por exemplo, quando o a Administração pública compra material de consumo para o almoxarifado. Nesse caso, sai um bem (dinheiro do caixa), mas entra outro bem (bem de almoxarifado) de mesmo valor. Decorre de mutação patrimonial, por serem fatos originários de fatos permutativos.
-
Como se dá a afetação patrimonial?
Despesa pública efetiva:
* Reduz a situação líquida patrimonial da entidade;
Exemplo: DESPESAS CORRENTES
Exceção: aquisição de materiais para estoque e a despesa com adiantamento que representam fatos permutativos e, assim, são não efetivas.
Despesa pública não efetiva:
*Não reduz a situação líquida patrimonial da entidade e constitui fato contábil permutativo.
Exemplo: DESPESA DE CAPITAL
Exceção: transferëncias de capital que causam descréscimo patrimonial e, assim, são não efetivas.
-
Perfeito! É exatamente o que ensina Sérgio Mendes...
CLASSIFICAÇÃO QUANTO A AFETAÇÃO PATRIMONIAL:
Despesas efetivas: No momento de sua realização, reduz a situação líquida do patrimônio.
Despesas não efetivas: No momento de sua realização, não reduz a situação líquida do patrimônio.
-
Bizu
NÃO EFETIVA = NÃO AFETA O PATRIMÔNIO LÍQUIDO que no caso concreto é a SITUAÇÃO LÍQUIDA são sinônimos!
-
Uma despesa pública é considerada não efetiva quando não reduz a situação líquida patrimonial da entidade no momento de sua realização. Resposta: Certo.
Comentário: Despesa Orçamentária Efetiva reduz a situação líquida patrimonial da entidade e constitui fato contábil modificativo diminutivo. Despesa Orçamentária Não-Efetiva não reduz a situação líquida patrimonial da entidade e constitui fato contábil permutativo.
-
DESPESA PÚBLICA NÃO EFETIVA: fato contábil permutativo.
-
Quanto À Afetação Patrimonial
Despesa efetiva: reduzem a situação líquida patrimonial (SLP) do Estado, provocando um fato contábil modificativo diminutivo. Exemplos: pessoal e encargos; juros e encargos da dívida interna e externa; outras despesas correntes, salvo aquelas de material de consumo para estoque.
Despesa não efetiva (ou por mudança patrimonial): não provocam alteração na Situação Líquida Patrimonial (SLP) do Estado. Exemplo: investimentos, inversões financeiras, amortização da dívida interna e externa, outras despesas de capital, salvo aquelas destinadas a auxílios e contribuições de capital bem como os investimentos em bens de uso comum do povo; despesa corrente para formação de estoque de material de consumo.
-
Despesas efetivas: No momento de sua realização, reduz a situação líquida do patrimônio.
Despesas não efetivas: No momento de sua realização, não reduz a situação líquida do patrimônio.
-
DICA DE ASSOCIAÇÃO
EFETIVEI A COMPRA DA BIKE - REDUZI O USO DO CARRO
NÃO EFETIVEI A COMPRA DA BIKE - NÃO REDUZI O USO DO CARRO
-
EFETIVA: REDUZ
NÃO EFETIVA: NÃO REDUZ
-
Classificação quando a AFETAÇÃO PATRIMONIAL:
1) Efetivas -> contribuem para o aumento do patrimônio líquido;
2) Não efetivas -> não contribuem para o aumento do patrimônio líquido.
-
NÃO EFETIVA = NÃO AFETA O PATRIMÔNIO LÍQUIDO
EFETIVA = AFETA O PATRIMÔNIO LÍQUIDO
-
CERTO
-
GAB: CERTO
Complementando!
Fonte: Gilmar Possati - Estratégia / Colegas do QC
Para fins contábeis, quanto ao impacto na situação líquida patrimonial, a despesa pode ser “efetiva” ou “nãoefetiva”.
Despesa Orçamentária Efetiva é aquela que, no momento do reconhecimento do débito, diminui a situação líquida patrimonial da entidade. Constitui fato contábil modificativo diminutivo.
Despesa Orçamentária Não Efetiva é aquela que não altera a situação líquida patrimonial no momento do reconhecimento do débito e, por isso, constitui fato contábil permutativo.
Como foi cobrado?
Q1622006 - Aquela que, no momento de sua realização, reduz a situação líquida patrimonial da entidade. Constitui fato contábil modificativo diminutivo. Essa é uma definição de:
GAB: D - Despesa Orçamentária Efetiva.
Q488880 - A despesa pública que, ao ser realizada, diminui a situação líquida patrimonial da entidade, constituindo conseqüentemente um fato contábil modificativo diminutivo, denomina-se
GAB: D - orçamentária efetiva.
INDO MAIS FUNDO!!
Não confundir com Receita Orçamentária Efetiva e Receita Orçamentária não Efetiva (por mutação patrimonial)
Como foi cobrado?
Q470912 - Para fins contábeis, quanto ao impacto na situação patrimonial, a receita pode ser efetiva ou não efetiva, constituindo respectivamente fato contábil:
GAB: modificativo aumentativo e permutativo.
Q470913 - Para fins contábeis, quanto ao impacto na situação patrimonial, a despesa pode ser efetiva ou não efetiva, constituindo respectivamente fato contábil:
GAB: modificativo diminutivo e permutativo.