-
CERTO
Trata-se de uma Receita Patrimonial, que é o ingresso proveniente de rendimentos sobre investimentos do ativo permanente, de aplicações de disponibilidades em operações de mercado e outros rendimentos oriundos de renda de ativos permanentes. Para fins de
exemplificação, eis algumas espécies em que está dividida:
- Receitas Imobiliárias: Aluguéis, Arrendamentos, Foros, Laudêmios, Taxa de Ocupação de Imóveis, etc.;
- Receitas de Valores Mobiliários:Juros de Títulos de Renda, Dividendos, Participações, Remuneração de Depósitos Bancários, etc.;
- Receita de Concessões e Permissões:Receita de outorga dos Serviços de Telecomunicações, Receita de Outorga dos Serviços de Exploração e Produção de Petróleo e Gás Natural, Receita de Concessão de Direito Real de Uso de Área Pública, etc.;
- Compensações Financeiras:tem origem na exploração do patrimônio do Estado, o qual é constituído por recursos minerais, hídricos, florestais e outros, tais como: Royalties pela Produção de Petróleo ou Gás Natural – Em Terra, Utilização de Recursos Hídricos – Itaipu, etc.
Fonte: Prof. Deusvaldo Carvalho - Ponto dos Concursos
-
RECEITA PATRIMONIAL -----QUE É RECEITA CORRENTE ---------- ALUGUEIS
-
Outra questão pode ajudar a responder, vejam: Prova: CESPE - 2008 - STF - Analista Judiciário - Área Administrativa Disciplina: Administração Financeira e Orçamentária
Receitas imobiliárias e de valores mobiliários constituem receita patrimonial, que se classifica como receita corrente, para qualquer esfera da administração
GABARITO: CERTA.
-
RECEITAS CORRENTES:
(TRIBUTA CON PAIS - TRANS OU)
- TRIBUTÁRIAS;
- CONTRIBUIÇÕES;
- PATRIMONIAIS;
- AGROPECUÁRIA;
- INDUSTRIAIL;
- SERVIÇOS;
- TRANSFERÊNCIAS CORRENTES;
- OUTRAS RECEITAS CORRENTES;
Aprendi aqui no QC e comigo funciona.
-
É válido alertar que não se deve confundir as receitas patrimoniais com as receitas por alienação. Aquelas, como bem disse a questão, são receitas correntes provenientes de rendimento do ativo como, por exemplo, o aluguel de um imóvel público; já estas são receitas de capital provenientes de venda de ativo imobilizado ou intangível como, por exemplo, a venda de um imóvel público. Em suma, a primeira é uma receita "agradável", pois significa um rendimento extra (fato modificativo aumentativo), mas a segunda é ruim, pois o Estado se desfez de um bem para captar dinheiro (fato permutativo).
-
Sim, trata-se de receita corrente patrimonial, que abrange receitas com concessões, alugueis, dividendos...
-
Lei 4320/64
Art 11
§ 1º - São Receitas Correntes as receitas tributária, de contribuições, patrimonial, agropecuária, industrial, de serviços e outras e, ainda, as provenientes de recursos financeiros recebidos de outras pessoas de direito público ou privado, quando destinadas a atender despesas classificáveis em Despesas Correntes.
-
Lembrando que são apenas os bens que pertencem à adm., mas que não estão sendo usados por ela. Estes bens em desuso são chamados de dominiais.
-
RECEITA CORRENTE ( TRI-CO-P-A-I-S-Trans-Ou)
RECEITA PATRIMONIAL
É o ingresso proveniente de rendimentos sobre investimentos do ativo permanente, de aplicações de disponibilidades em operações de mercado e outros rendimentos oriundos de renda de ativos permanentes. Por exemplo, temos as receitas de arrendamentos, como o que acontece quando se arrenda os terrenos da União, em que o Poder Público concede à outra parte o gozo temporário de um terreno mediante retribuição. Tal retribuição se torna receita patrimonial.
Outros exemplos:
- Aluguéis;
- Foros;
- Laudêmios;
- Taxas de ocupações de imóveis;
- Juros de título de renda;
- Dividendos;
- Participações;
- Bônus de assinatura de contrato de concessão;
- Remuneração de depósitos bancários;
- Remuneração de depósitos especiais;
- Remuneração de saldos de recursos não reembolsados.
Fonte: Sérgio Mendes
-
Receita corrente Patrimonial!
-
Certa.
Receitas imobiliárias pertencem às Receitas Patrimoniais, que por sua vez, são consideradas Receitas Correntes.
-
Correto, uma vez que o órgão publico promove o aluguel de um determinado bem público o valor percebido entrará diretamente ao caixa do Estado, ou seja, a sua Receita corrente!
-
Exato.
Serão reconhecidas como Receitas Correntes, mais precisamente como receitas patrimoniais.
-
GABARITO CERTO
RECEITAS CORRENTES
MACETE: ''TRIBUTA CON PAÍS TRANSOU''
TRIBUTÁRIA(IMPOSTO,TAXA,CONTRIBUIÇÃO DE MELHORIA)
CONTRIBUIÇÕES
PATRIMONAL
AGROPECUÁRIA
INDUSTRIAL
SERVIÇOS
TRANSF.CORRENTES
OUTRAS REC.CORRENTES
-
Receita corrente
Trico pais transou
Tributário
Contribuições
Patrimoniais
Agropecuário
Industriais
Serviços
Transferências
Outras receitas correntes
-
Receita corrente --> aluguel (por se tratar de receitas patrimoniais)
Receita de capital --> venda (alienação de bens)
-
Art.11 L4320
Receitas Correntes = Tributarias, de contribuição, patrimonial ( aluguel ) , agropecuária, industrial, de seviços e outras.
Receitas de Capital = As provenientes da realizações de recursos financeiros oriundos de constituição de dívidas; da conversão, em espécie, de bens e direitos; os recursos recebidos de outras pessoas de direito público ou privado...e ainda o superavit do orçamento Corrente.
-
Receita Corrente: aumenta a disponibilidade financeira do Estado, efeito positivo sobre o patrimônio líquido.
-
CERTO!
RECEITA CORRENTE PATRIMONIAL
-
É uma receita corrente patrimonial, pois se origina da exploração econômica do patrimônio público, como no caso dos aluguéis, juros, dividendos etc.
by neto..
-
CORRETA
SÓ COMPLEMENTANDO...
QUANDO O PATRIMÔNIO É EXPLORADO, É UMA RECEITA CORRENTE PATRIMONIAL.
QUANDO O BEM É VENDIDO, É UMA RECEITA DE CAPITAL DENOMINADA ALIENAÇÕES DE BENS.
BONS ESTUDOS!!!!
-
TRI.CO PAIS. TRANS. OU