SóProvas


ID
895936
Banca
FEPESE
Órgão
DPE-SC
Ano
2013
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Com mais de 51% dos votos, o engenheiro Mohammed Mursi tornou-se o primeiro presidente do Egito escolhido pela população. A eleição de Mursi, segundo um número significativo de analistas, só foi possível graças ao apoio interno de um grupo de
religiosos conservadores, para os quais o Islã é a solução para os problemas dos países da região.

O grupo a que se refere o texto é o(a):

Alternativas
Comentários
  • c) correta
    Irmandade Muçulmana é uma organizaçãoislâmica fundamentalista. A Irmandade Muçulmana opõe-se radicalmente às tendências seculares de algumas nações islâmicas (ex: TurquiaLíbanoEgitoMarrocos) e pretende "retomar" os ensinamentos do Corão, rejeitando qualquer tipo de influência ocidental. A Irmandade Muçulmana também rejeita as influências Sufi e o chamado "islamismo moderado". O lema da organização é: "Deus é o único objetivo. Maomé o único líder. O Corão a única Lei. Ajihad é o único caminho. Morrer pela jihad de Deus é a nossa única esperança".
  • 24/06/2012 11h34 - Atualizado em 24/06/2012 14h25

    Candidato da Irmandade Muçulmana vence eleição presidencial no Egito


    O candidato da Irmandade Muçulmana, Mohamed Morsi, venceu as eleições presidenciais no Egito, tornando-se o primeiro presidente eleito no país no período pós-Mubarak, informou neste domingo (24) a comissão eleitoral.

    Morsi, que já se dizia eleito, teve 51,7% dos votos no segundo turno, disputado no fim de semana passado.

    O candidato do braço político da Irmandade Muçulmana conseguiu 13.230.131 votos, contra 12.347.380 para o brigadeiro da reserva Ahmed Shafiq, ex-premiê do regime do derrubado ditador Hosni Mubarak.

    Ele já havia sido o mais votado no primeiro turno, em maio.

    Fonte:http://g1.globo.com/revolta-arabe/noticia/2012/06/candidato-da-irmandade-muculmana-vence-eleicao-presidencial-no-egito.html

  • Al-Qaeda é uma organização fundamentalista islâmica internacional, constituída por células colaborativas e independentes que visam reduzir a influência não-islâmica sobre assuntos islâmicos.
    O Jihad Islâmico faz parte do movimento palestino que fazem o que classificam como "guerra santa" contra a existência do Estado de Israel.
    Hizbollah (Partido de Deus). é uma organização com atuação política e paramilitar fundamentalista islâmica xiita sediada no Líbano. grupo, no entanto, é considerado uma organização terrorista pelos Estados Unidos, Argentina5 , Israel, Canadá e pelos Países Baixos.
    O Hamas (Movimento da Resistência Islâmica) é um dos grupos mais extremistas na luta contra a existência do Estado de Israel, criado após o fim da Segunda Guerra Mundial para abrigar os judeus.