SóProvas


ID
897406
Banca
TRT 3R
Órgão
TRT - 3ª Região (MG)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito Previdenciário
Assuntos

Sobre o direito previdenciário, leia as afirmações abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta:

I) A Seguridade Social abrange a Previdência Social, a Assistência Social (prestações pecuniárias ou serviços prestados a pessoas alijadas de qualquer atividade laborativa) e a Saúde Pública (fornecimento de assistência médico-hospitalar, tratamento e medicação), estes dois últimos sendo prestações do Estado devidas independentemente de contribuição.

II) Previdência Social é o sistema pelo qual, mediante contribuição, as pessoas vinculadas a algum tipo de atividade laborativa e seus dependentes ficam resguardadas quanto a eventos de infortunística (morte, invalidez, idade avançada, doença, acidente de trabalho, desemprego involuntário), ou outros que a lei considere que exijam um amparo financeiro ao indivíduo (maternidade, prole, reclusão), mediante prestações pecuniárias (benefícios previdenciários) ou serviços.

III) Compete ao Ministério da Previdência Social planejar, executar, acompanhar e avaliar as atividades relativas à tributação, fiscalização, arrecadação, cobrança e recolhimentos das contribuições sociais previstas nas alíneas a, b e c do parágrafo único do art. 11 da Lei n. 8.212/1991, das contribuições instituídas a título de substituição e das contribuições devidas a terceiros, assim entendidas outras entidades e fundos, na forma da legislação em vigor.

IV) Constituem princípios constitucionais da Seguridade Social: universalidade da cobertura e do atendimento, uniformidade e equivalência dos benefícios e serviços às populações urbanas e rurais, seletividade e distributividade na prestação dos benefícios e serviços, irredutibilidade do valor dos benefícios, equidade na forma de participação no custeio, diversidade da base de financiamento e caráter democrático e descentralizado da administração, mediante gestão quadripartite, com participação dos trabalhadores, dos empregados, dos aposentados e do governo nos órgãos colegiados.

Alternativas
Comentários
  • I) certo

    Art. 194 da CF. A seguridade social compreende um conjunto integrado de ações de iniciativa dos Poderes Públicos e da sociedade, destinadas a assegurar os direitos relativos à saúde, à previdência e à assistência social.



    A Seguridade Social é uma política pública que tem como meta a proteção da cidadania. Ela engloba a Saúde, a Assistência Social e a Previdência Social. A saúde é garantida pelo SUS, Sistema Único de Saúde, e não depende de contribuição. A Assistência Social é administrada pelo Conselho Nacional de Assistência Social e também não depende de contribuição.

    Já a Previdência funciona como um seguro social, exclusivo para quem contribui, ou seja, visa garantir uma renda ao segurado-contribuinte quando este perder sua capacidade de trabalho por um dos "riscos sociais", como doença, invalidez, morte, idade avançada, desemprego, maternidade e reclusão.

    fonte: http://www.jurisway.org.br/v2/drops1.asp?iddrops=188

    II) certo. conceito explicativo por si só.

    III) errado

    Lei 11.457/2007:

    Art. 2o Além das competências atribuídas pela legislação vigente à Secretaria da Receita Federal, cabe à Secretaria da Receita Federal do Brasil planejar, executar, acompanhar e avaliar as atividades relativas a tributação, fiscalização, arrecadação, cobrança e recolhimento das contribuições sociais previstas nas alíneas a, b e c do parágrafo único do art. 11 da Lei no 8.212, de 24 de julho de 1991, e das contribuições instituídas a título de substituição

    IV) errado

    Art. 194, parágrafo único, da CF:
             
               Compete ao Poder Público, nos termos da lei, organizar a seguridade social, com base nos seguintes objetivos:

    I - universalidade da cobertura e do atendimento;

    II - uniformidade e equivalência dos benefícios e serviços às populações urbanas e rurais;

    III - seletividade e distributividade na prestação dos benefícios e serviços;

    IV - irredutibilidade do valor dos benefícios;

    V - eqüidade na forma de participação no custeio;

    VI - diversidade da base de financiamento;

    VII - caráter democrático e descentralizado da administração, mediante gestão quadripartite, com participação dos trabalhadores, dos empregadores, dos aposentados e do Governo nos órgãos colegiados.



  • Só complementando ao comentário do colega acima. Só os incisos I e II estão certos, já os incisos III e IV estão errados, pelo qual não há opção certa no gabarito para responder corretamente essa questão, pelo qual a questão deverá ser anulada. Obrigado.
  • Gente por que o ítem IV está errado?
  • Também não vi erro na IV.
    Resposta: alternativa b)
  • IV) Constituem princípios constitucionais da Seguridade Social: universalidade da cobertura e do atendimento, uniformidade e equivalência dos benefícios e serviços às populações urbanas e rurais, seletividade e distributividade na prestação dos benefícios e serviços, irredutibilidade do valor dos benefícios, equidade na forma de participação no custeio, diversidade da base de financiamento e caráter democrático e descentralizado da administração, mediante gestão quadripartite, com participação dos trabalhadores, dos empregados, dos aposentados e do governo nos órgãos colegiados. 

    Art. 194. A seguridade social compreende um conjunto integrado de ações de iniciativa dos poderes públicos e da sociedade, destinadas a assegurar os direitos relativos à saúde, à previdência e à assistência social. (EC no 20/98) Parágrafo único. Compete ao poder público, nos termos da lei, organizar a seguridade social, com base nos seguintes objetivos: I – universalidade da cobertura e do atendimento; II – uniformidade e equivalência dos benefícios e serviços às populações urbanas e rurais; III – seletividade e distributividade na prestação dos benefícios e serviços; IV – irredutibilidade do valor dos benefícios; V – eqüidade na forma de participação no custeio; VI – diversidade da base de financiamento; VII – caráter democrático e descentralizado da administração, mediante gestão quadripartite, com participação dos trabalhadores, dos empregadores, dos aposentados e do Governo nos órgãos colegiados.
    o erro está aqui.
  • Respondendo aos colegas, o item IV está errado por ter trocado a palavra "empregadores", citada no art. 194, § único, VII, da CF, por "empregados", ao final da questão. Isso porque, gestão quadripartite refere-se a: trabalhadores, empregadoRES, aposentados e governo no órgãos colegiados. Espero ter ajudado.

  • ITENS ERRADOS.

    II) Previdência Social é o sistema pelo qual, mediante contribuição, as pessoas vinculadas a algum tipo de atividade laborativa e seus dependentes ficam resguardadas quanto a eventos de infortunística (morte, invalidez, idade avançada, doença, acidente de trabalho, desemprego involuntário), ou outros que a lei considere que exijam um amparo financeiro ao indivíduo (maternidade, prole, reclusão), mediante prestações pecuniárias (benefícios previdenciários) ou serviços. ERRADA pois a Previdência não presta serviço isso é função da Assistência Social.

    IV) Constituem princípios constitucionais da Seguridade Social: universalidade da cobertura e do atendimento, uniformidade e equivalência dos benefícios e serviços às populações urbanas e rurais, seletividade e distributividade na prestação dos benefícios e serviços, irredutibilidade do valor dos benefícios, equidade na forma de participação no custeio, diversidade da base de financiamento e caráter democrático e descentralizado da administração, mediante gestão quadripartite, com participação dos trabalhadores, dos empregados, ( erro do item )dos aposentados e do governo nos órgãos colegiados. Para o item estar correto  deveria ser empregadores e não empregados.

    A questão deve ser anulada tendo em vista que nenhuma das alternativas responde a questão corretamente.

  • Entendo que só a alternativa I está correta.

    Quanto a assertiva II )  Previdência Social é o sistema pelo qual, mediante contribuição, as pessoas vinculadas a algum tipo de atividade laborativa e seus dependentes ficam resguardadas quanto a eventos de infortunística...

    Está incorreta porque não está resguardado de eventos infortunísticos unicamente aqueles segurados VINCULADOS A ALGUM TIPO DE ATIV LABORATIVA e seus dependentes pois o segurado facultativo não está vinculado a nenhum tipo de atividade laborativa e mesmo assim está resguardado quanto a alguns eventos tais como morte (deixa pensão P dependente) , idade avançada (contribui para se aposentar)

    Quanto a assertiva III ) A competência em questão é da Secretaria da Receita Federal do BR

    Quanto a assertiva IV) Está incorreta pois no final coloca a palavra empregados aonde deveria ser empregadores 

  • Alternativa I: Deveria estar errada porque " ALIJADAS" significa: Arremessar, expulsar, eliminar,desvencilhar-se. 

    Para receber benefícios assistenciais não precisa está fora do mercado de trabalho. Por isso ERRADO.

  • Bruno, tive o mesmo raciocínio que você.

    Para ser beneficiado pela assistência social não necessariamente precisa-se estar desempregado.

    Exemplo seria o LOAS, pago a deficiente físico caso a renda per capita seja inferior a 1/4 do Salário Mínimo. Se ele trabalhar mas a renda corresponder a tal requisito, mesmo empregado ele fará jus a um benefício da assistência social.

  • Fiquei com dúvida na última palavra da II) Previdência Social é o sistema pelo qual, mediante contribuição, as pessoas vinculadas a algum tipo de atividade laborativa e seus dependentes ficam resguardadas quanto a eventos de infortunística (morte, invalidez, idade avançada, doença, acidente de trabalho, desemprego involuntário), ou outros que a lei considere que exijam um amparo financeiro ao indivíduo (maternidade, prole, reclusão), mediante prestações pecuniárias (benefícios previdenciários) ou serviços.  Alguém pode esclarecer essa parte do "ou serviços"? Grato!

  • sobre  a alternativa II:

    Segundo dispõe o art. 18 da Lei 8.213/91, as prestações do Regime Geral de Previdência Social são expressas em benefícios e serviços (por exemplo, a reabilitação profissional).

  • CORRETA  A   Saúde: é direito de todos e dever do Estado, ou seja, não  importa a condição da pessoa, ela sempre terá direito ao SUS.
    Essa prestação é universal e independe de prévia contribuição. - Assistência Social: é devida apenas as pessoas que necessitam, independentemente de prévia contribuição. - Previdência Social: é devida apenas aos segurados que contribuíram previamente para o Regime Geral de Previdência
    Social. É o único ramo contributivo.

  • ESSA QUESTAO FICOU SEM GABARITO A I E A IV ESTAO ERRADAS E ESTAO EM TODAS AS ALTERNATIVAS RSRS