-
I. certo. Incico XIV, t) exercer com estrita moderação as prerrogativas funcionais que lhe sejam atribuídas, abstendo-se de fazê-lo contrariamente aos legítimos interesses dos usuários do serviço público e dos jurisdicionados administrativosII. errado. Não ao interesse do governo, mas ao bem comum. Inciso XIV, c) ser probo, reto, leal e justo, demonstrando toda a integridade do seu caráter, escolhendo sempre, quando estiver diante de duas opções, a melhor e a mais vantajosa para o bem comumIII. certo. Inciso XIV,j) zelar, no exercício do direito de greve, pelas exigências específicas da defesa da vida e da segurança coletiva;IV. certo. Inciso XIV, g) ser cortês, ter urbanidade, disponibilidade e atenção, respeitando a capacidade e as limitações individuais de todos os usuários do serviço público, sem qualquer espécie de preconceito ou distinção de raça, sexo, nacionalidade, cor, idade, religião, cunho político e posição social, abstendo-se, dessa forma, de causar-lhes dano moral;V. certo. Inciso XIV, i) resistir a todas as pressões de superiores hierárquicos, de contratantes, interessados e outros que visem obter quaisquer favores, benesses ou vantagens indevidas em decorrência de ações imorais, ilegais ou aéticas e denunciá-las;
-
Somente a afirmativa II está errada, conforme o alínea A do inciso XIV:SER PROBO, RETO, LEAL E JUSTO, DEMONSTRANDO TODA A INTEGRIDADE DO SEU CARÁTER, ESCOLHENDO SEMPRE, QUANDO ESTIVER DIANTE DE DUAS OPÇÕES, A MELHOR E MAIS VANTAJOSA PARA O BEM COMUM.
-
Sei que posso estar querendo demais, mas o item IV não ficaria errado se for considerado o Português?"que paga os seus tributos" não seria uma oração restriva, ocasionando uma limitação quanto aos cidadãos que devem ser respeitados e tratados com boa vontade?Se alguém puder me ajudar...P.S: Se possível, deixe uma mensagem pessoal para mim.
-
Belizia
Sua análise não chega a estar errada, mas quando a gente estuda demais, acaba achando "chifre em cabeça de cavalo"...
O próprio decreto 1.171 afirma mais de uma vez que os os tributos são pagos direta e indiretamente por todos nós. Aquele que não paga diretamente, acaba pagando indiretamente em qualquer produto que compre legalmente (os tributos estão embutidos).
Sendo assim, fica difícil encontrar um cidadão que, direta ou indiretamente, não pague tributos.
-
Em vários momentos, é possivel nos depararmos com questões que nos trazem este tipo de confusão entre o que está escrito e o que ocorre no cotidiano.
Quando a lei menciona " cidadãos que pagam seus tributos", o pressuposto básico é que as pessoas sigam a norma (pagá-los), seja de forma direta (IR) ou indireta, por exemplo, comprando produtos legítimos ao invés de piratas. (ver regras deontológicas)*
A análise das questões leva em consideração "o que deve ser" e não "o que é de fato". Isso fica muito fácil de perceber quando da leitura de diversas passagens da CF/88, sobretudo nos primeiros artigos. (direitos fundamentais e sociais)
Por fim, o item IV é correto, uma vez que ela retira as palavras do próprio ordenamento legal, então o mais óbvio é que a frase esteja correta, do contrário seria dizer que a própria lei não é válida. (o que não é o caso).
DL1171
*Regras Deontológicas
IX - A cortesia, a boa vontade, o cuidado e o tempo dedicados ao serviço público caracterizam o esforço pela disciplina. Tratar mal uma pessoa que paga seus tributos direta ou indiretamente significa causar-lhe dano moral.
As demais assertivas:
Deveres fundamentais do Servidor:
I - letra T
II - letra C => "c) ser probo, reto, leal e justo, demonstrando toda a integridade do seu caráter, escolhendo sempre, quando estiver diante de duas opções, a melhor e a mais vantajosa para o bem comum
III- letra J
V - letra I
-
Olá,
para a alternativa "I. solicitar a um servidor, que lhe é subordinado, que decida a pretensão deduzida por um amigo seu, de acordo com o que foi por ele postulado", a rigor, da hipótese nao se extrai que haverá necessariamente decisão a favor do administrado (!), ou desvio de conduta, uma vez que a alternativa menciona que o servidor subordinado irá 'decidir' por um pedido postulado pelo administrado (independente de ser amigo do servidor superior).
Ou seja, a alternativa nao menciona que o subordinado p.ex. 'deverá seguir esta ou aquela proposicao do chefe' ou ainda p.ex. 'que sua decisao irá favorecer o admínistrado'. entendo que a proposicao I 'nao é vedada ao servidor'. A servidor chefe pode solicitar a qualquer subordinado para decidir pelo pedido de qualquer administrado.
-
O ítem IV também deve ser analisado pela lógica:
o ato de dizer que o cidadão que paga seus impostos deve ser tratado com cortesia, boa vontade e respeito não impõe que caso contrário, caso ele não pague os seus impostos, o mesmo deva ser desrespeitado...
Portanto a alternativa está correta.
mais um exemplo:
O ser humano do sexo feminino deve ser respeitado.
Esta frase não exige que o homem seja desrespeitado. ok!
Se aí incluissemos o termo "somente":
Somente o ser humano do sexo feminino deve ser respeitado.
Aí sim, ao homem se exigiria o desrespeito.
-
se analisarmos a IV veremos que então têm dois tipos de cidadãos, os que pagam e os que não pagam, o servidor tratará bem os que pagam e os que não pagam ele tratará como?
considerei errada pois a incerteza da questão abre possibilidade de dúvida, quando na verdade o servidor deve tratar bem os dois tipos de cidadão...pensei assim se estiver me corrijam pfv !
Abraços e Bons estudos !
-
Gustavo e Belizia,
Cidadão que paga imposto é uma parcela de todos os cidadãos. Se eu devo respeitar todos os cidadão, logo devo respeitar também os que pagam impostos!
Quando for resolver uma questão, lembrem-se: Concurso não é para avaliar conhecimento, é só para justificar uma lista de quem tem direito ao cargo. Por isso, examinador adora esse tipo de afirmação!
Cuidado!
-
B) errado. Não ao interesse do governo, mas ao bem comum.
Inciso XIV, c) ser probo, reto, leal e justo, demonstrando toda a integridade do seu caráter, escolhendo sempre, quando estiver diante de duas opções, a melhor e a mais vantajosa para o bem comum
-
Só um comentário: tudo bem que o item II está errado pois tem que ser ao pé da letra. Mas, é lógico imaginar que o governo é o primeiro a "querer" o bem comum, é dele que surgiu o código de ética. A Constituição, a lei 8112, os princípios da Adm Pub, o próprio código de ética em última análise, objetivam o bem comum. Não é possível que imaginemos que ao decidir pela "opção que melhor atenda aos interesses do governo..." não estejamos decidindo pelo bem comum, pois este é também um dos objetivos do governo, o governo só estará cumprindo seu papel se respeitar este objetivo do bem comum, logo, talvez o mais importante objetivo do governo seja o bem comum, ou pelo ao menos deveria ser. É incrível como as pessoas não percebem que não pode haver conflito de interesses entre governo e bem comum, este é interesse do governo, pois governo é a própria representação do bem coum, é pra defender o bem comum que existe o governo.
-
Se a questão fosse
agir com cortesia, boa vontade e respeito pelo VENDEDOR DE BALAS
Estaria certa do mesmo jeito! Ela não restringe que deve ter respeito somente ao vendedor de balas , somente diz que deve se ter respeito pelo mesmo, o que é correto.
-
Analisemos as afirmativas:
Afirmativa I: correta, reprodução do inciso XIV, “t”, do Código de Ética.
Afirmativa II: errada, pois deve-se buscar o que melhor atenda ao bem comum, e não ao governo, nos termos do inciso XIV, “c”, do Código de Ética: "ser probo, reto, leal e justo, demonstrando toda a integridade do seu caráter, escolhendo sempre, quando estiver diante de duas opções, a melhor e a mais vantajosa para o bem comum".
Afirmativa III: correta, reprodução do inciso XIV, “j”, do Código de Ética.
Afirmativa IV: correta, atendendo-se ao disposto no inciso IX do Código de Ética.
Afirmativa V: correta, reprodução do inciso XIV, “i”, do Código de Ética.
Portanto, a resposta correta é a Letra E.
-
Acertei a questão, mas fiquei com uma duvida danada em relação a afirmativa IV que em vez de mencionar PESSOAS como está no Código de Ética, a banca colocou Cidadão.
-
Apesar de ter optado pela menos errada, não concordo com o gabarito. Os itens I, III, e V estão corretos, mas quanto ao item IV, já errei questões anteriores por julgar o item correto.
IV. agir com cortesia, boa vontade e respeito pelo cidadão que paga os seus tributos.
A cortesia, boa vontade e respeito devem ser direcionados a todos e não a classe que paga tributos. A estes também, mas a alternativa, quando delimita um grupo, faz presumir que os demais estão excluídos.
Apenas estou deixando meu comentário, pois já vi questões anteriores que consideraram a alternativa errada.
-
GABARITO: E
Descartando a afirmativa II que fala em "interesses do governo", só restaria a letra E.
-
Com apenas a afirmativa II já matava a questão.
-
Afirmativa I: correta, reprodução do inciso XIV, “t”, do Código de Ética.
Afirmativa II: errada, pois deve-se buscar o que melhor atenda ao bem comum, e não ao governo, nos termos do inciso XIV, “c”, do Código de Ética: "ser probo, reto, leal e justo, demonstrando toda a integridade do seu caráter, escolhendo sempre, quando estiver diante de duas opções, a melhor e a mais vantajosa para o bem comum".
Afirmativa III: correta, reprodução do inciso XIV, “j”, do Código de Ética.
Afirmativa IV: correta, atendendo-se ao disposto no inciso IX do Código de Ética.
Afirmativa V: correta, reprodução do inciso XIV, “i”, do Código de Ética.
-
Questão de fácil resolução. Quando eliminado o item II só nos resta o gabarito como opção.