SóProvas


ID
898585
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais

Uma empresa fabricante de produtos lubrificantes pretende viabilizar a implantação do programa Seis Sigma no setor responsável pela produção. Analisando-se a produção num determinado período, constatou-se, para essa situação, o tempo médio de produção de um lote de aproximadamente 18 minutos, com desvio padrão de 2 minutos.

Um administrador que deseja avaliar se esse processo está de acordo com os parâmetros do programa Seis Sigma deverá utilizar a ferramenta denominada

Alternativas
Comentários
  • a proposta de avaliação de 6 sigmas é a busca pela qualidade, reduzindo os custos desnecessários, otimizando os recusos. desta forma melhora os ganhos financeiros e  a produtividades e serviços da empresa.
    Este tipo de processo foi desenvolvido pela MOTOROLA.


    Diante das alternativas a única que busca verificar qualidade é a análise de capacidade: identifica os excessos de tempo de produção x gastos ou falta de planejamento.

  • 2.1 Classificação das técnicas e ferramentas utilizadas no Programa Seis Sigma

    A partir da revisão da literatura, poucas classificações foram encontradas para as técnicas e ferramentas empregadas no Programa Seis Sigma, sendo que See (2006) propõe uma classificação baseada em duas categorias:

     Coleta de dados e gerenciamento de análise do processo - inclui técnicas e ferramentas tais como: mapeamento do processo, matriz causa-efeito, análise dos modos e efeito das falhas (Failure Mode and Effect Analysis - FMEA) e planos de controle;

     Ferramentas de análise de processo - destaca como técnicas e ferramentas a análise e mensuração do sistema, análise da capacidade ("capabilidade") do processo, estudos multivariados, planejamento de experimentos (Design of Experiments - DOE).

    FONTE: 
    http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0103-65132009000200014&script=sci_arttext

  • As Sete Ferramentas da Qualidade fazem parte do sistema geral Seis Sigma:

    Folha de Verificação (coleta de dados). Estratificação (separação dos iguais em grupos distintos). Diagrama de Pareto (identificação dos poucos essenciais). Histograma (gráfico de barras para distribuição de freqüências) Diagrama de Causa e Efeito (análise gráfica – Espinha de Peixe ou Gráfico de Ishikawa. Gráfico de Controle (controla os limites das especificações previstas) Diagrama de Dispersão (análise da relação entre duas variáveis) Através do gráfico de controle o profissional pode avaliar se o processo é adequado para a capacidade de produção pretendida no sistema ou se é necessário ajustes (análise de capacidade). Portanto, a resposta da questão é a letra D: Análise de Capacidade.

    Fonte: Seis Sigma e as 7 ferramentas da Qualidade 
    Qualidade Brasil - O seu portal brasileiro de Gestão 
  •  O objetivo da Análise de Capacidade é diagnosticar se os processos são capazes de satisfazer os requerimentos dos clientes.

  • A abordagem Seis Sigma foi idealizada pela Motorola e é, resumidamente, isso:

    Todo processo tem uma variação natural, ou seja, todos eles variam pelos mais diversos motivos. Nenhuma máquina dará precisamente a mesma quantidade ou o mesmo resultado cada vez que for usada e, caso dependa do fator humano, aí sim a variação pode aumentar. Essa variação segue uma distribuição normal,  com 99,7% da variação dentro de ± 3 desvios-padrão. Esse desvio padrão normalmente é simbolizado pela letra sigma (σ).

    Uma distribuição normal:

     

     

    Ou seja, todo processo segue uma variação que se assemelha a uma distribuição normal.

    O que a Motorola viu é que, quando maior esse desvio-padrão, quanto maior a variabilidade do processo, mais defeitos saiam no produto. Os dois fatores eram intimamente ligados, número de defeitos nos produtos e a variabilidade do processo.

    O que a Motorola decidiu fazer foi estreitar a tolerância nos processos de modo que a variabilidade natural dele (± 3σ) ficaria no meio das faixas de especificação de uma distribuição normal. Assim, na verdade os 3σ de uma normal virariam 6σ e a variação de 3σ ficaria no meio… fica melhor de entender na figura abaixo:

    Note que no 6σ o que a empresa fez foi trazer o processo de variação natural para o meio do que é normalmente, para isso precisa-se que o precesso seja muito “capaz” (em termos de capabilidade). Como se diminuiu o σ, a distribuição normal fica como 6σ e o índice de variação do processo como ±3σ.

    O que precisa ser analisado, a ferramente que precisa ser utilizada é a análise da capacidade do processo.

    RESPOSTA LETRA D

    http://admcomentada.com.br/producao/2253/