SóProvas


ID
898591
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais

Uma empresa adota uma linha de produção onde existem dois postos de trabalho A e B, e o fluxo de produção é de A para B. Sabe-se que o posto de trabalho B retira, no posto de trabalho A, os componentes necessários para atender ao que lhe está sendo demandado.

Esse método de produção adotado é o denominado

Alternativas
Comentários
  • Características do Just in Time

              Um sistema de produção que adapta a filosofia Just in Time deve ter determinadas características, as quais formam aspectos coerentes com os princípios do Just in Time. Entre várias características realçamos as seguintes: 

             >> O sistema Just in Time não se adapta perfeitamente à produção de muitos produtos diferentes, pois, em geral, isto requer extrema flexibilidade do sistema produtivo, em dimensões que não são possíveis de obter com a filosofia Just in Time, 

              >> O layout do processo de produção deve ser celular, dividindo-se os componentes produzidos em famílias com determinada gama de operações de produção, montando-se, desta forma, pequenas linhas de produção (células) de modo a tornar o processo mais eficiente, reduzindo-se a movimentação e o tempo consumido com a preparação das máquinas e equipamentos, 

              >> A gestão da linha de produção coloca ênfase na autonomia dos encarregados e no balanceamento da linha, na não aceitação de erros, paralisando-se a linha, se for necessário, até que os erros sejam eliminados.
     
  • (A) Material Requeriment Planning - O MRP é uma ferramenta utilizada pelas empresas para calcular o material certo e o momento que deve ser utilizado. Ele permite a verificação de todos os ingredientes necessários para completar os pedidos, garantindo que sejam providenciados a tempo. Portanto o MRP é um sistema de gerenciamento de estoques e não um método de produção.
    (B) Capacity Requeriments Planning - O CRP é realizado dentro da etapa de verificação da capacidade presente no MRP. No MRP é realizada a análise de capacidade que é verificada em dois momentos diferentes no seu ciclo. No primeiro momento, é feito um corte grosseiro de capacidade (“Rough Cut Capacity Planning” – RCCP), quando se procura estabelecer uma relação direta entre o programa mestre de produção e a carga dos centros produtivos.

    correta: (C) Just in time - O famoso Just in time é um sistema de administração da produção que determina que deve-se trabalhar com o mínimo estoque possível, pois assim pode-se reduzir custo com armazenagem e literalmente não deixar que dinheiro fique parado em uma estante ou prateleira. O conceito do JIT está relacionado ao de produção por demanda onde primeiro é vendido o produto para depois realizar a fabricação e entrega do mesmo. Esse método é muito comum em farmácias que trabalham com o mínimo de estoque de cada produto sendo comum ao fim do dia não serem encontrados certos produtos que serão repostos pelo distribuidor somente no dia seguinte. Conforme exemplo da questão, somente após serem demandados componentes é que o posto B irá retirar do posto A o necessário para atender a essa demanda, exemplificando o modelo do Just in time, portanto resposta correta.

    (D) Processo de Produção Empurrada - programação de produção ajustada ao comportamento de mercado,  sendo sua produção iniciada antes da ocorrência da demanda. Ou seja, a produção é pré-programada, geralmente por um sistema MRP, obedecendo a uma ordem de produção de lotes padrão. Como esse processo independe da demanda apresenta uma relação contrária à situação previamente descrita na questão.
     
    (E) Fordismo Tradicional - produção em massa exigindo um alto investimento em máquinas e instalações para que o custo do produto vendido seja minimizado a partir do aperfeiçoamento da linha de montagem. Como no Processo de Produção Empurrada, o Fordismo não acompanha a demanda prévia do produto para que sejam realizados procedimentos para a fabricação ou demanda por componentes, ele simplesmente acompanha uma pré-programação de produção o que também não apresenta relação com o exemplo de operação citado na questão

    fonte: http://admcomentada.com.br/producao/60-cesgranrio-petrobras-administrador2012/
  • Se o posto de trabalho B retira do A, esse método é o Just In Time, pois o "JIT" possui processo de produção puxada.