SóProvas


ID
899500
Banca
IADES
Órgão
EBSERH
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Sobre a gestão estratégica da qualidade, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: C

    A)Na gestão da qualidade, a ferramenta que auxilia o gestor a visualizar a alteração sofrida por uma variável, quando outra se modifca, é denominada de DIAGRAMA DE DISPERSÃO.
    Histograma: 
     um gráfico composto por retângulos justapostos em que a base de cada um deles corresponde ao intervalo de classe e a sua altura à respectiva freqüência. Quando o número de dados aumenta indefinidamente e o intervalo de classe tende a zero, a distribuição de freqüência passa para uma distribuição de densidade de probabilidades. A construção de histogramas tem caráter preliminar em qualquer estudo e é um importante indicador da distribuição de dados
    B)benchmarking é uma ferramenta criada com intuito de COMPARAR os procedimentos de um concorrente para aprimorar o processo produtivo e, por isso, deve ser utilizado em organizações que atuam no mesmo e fora do ramo de negócios e .
    C) Gabarito certo
    D)
    Controle Estatístico de Processos (CEP) é uma ferramenta da qualidade utilizada nos processos produtivos (e de serviços) com objetivo de fornecer informações para um diagnóstico mais eficaz na prevenção e detecção de defeitos/problemas nos processos avaliados e, consequentemente, auxilia no aumento da produtividade/resultados da empresa, evitando desperdícios de matéria-prima, insumos, produtos, etc.
    E)  As variações causais são inerentes ao processo e podem ser eliminadas. "Através do processo de controle e com estudo técnico do gráfico de gantt, paretto e outros meios de avaliação sera corrigido as variações causais"

    A luta continua!
  • Letra C correta

    Ferramentas da qualidade

    - Histograma: É um gráfico de barras que auxiliar na frequência dos dados:


  • Alternativa correta letra C.

    1.Ferramentas da qualidade

    1.1 Histograma: É uma representação gráfica da distribuição de frequências de determinados eventos, normalmente um gráfico de barras verticais.

    1.2 Gráfico de dispersão: Constitui a maneira de visualizar a relação entre duas variáveis quantitativas . usado quando necessita-se saber o que acontece com uma variável quando a outra se altera. Não prova que uma variável depende da outra, mas torna claro se uma relaçaõ existe e em que intensidade

    1.3 Benchmarking:  É um processo comparativo "cópia"  entre produtos, empresas,marcas, procedimentos, métodos. O grande foco do Benchmarking é o aprendizado é é possível através deles identificar oportunidades e ameaças.

    1.3.1 Tipos de Benchmarking

    1.3. 1.1 Interno

    1.3.1.2 Competitivo

    1.3.1.3 Funcional 

    1.3.1.4 Genérico


  • Das opções citadas, acredito que a pegadinha seria o Benchmarking. Pois ele não replica processos, ou copia, ele avalia com proposito de aprimoramento.

  • Das opções citadas, acredito que a pegadinha seria o Benchmarking. Pois ele não replica processos, ou copia, ele avalia com proposito de aprimoramento.

  • é uma ferramenta de cópia com o intuito de aprimorar..

  • BENCHMARK = BUSCA UM REFERENCIAL.

  • Na gestão da qualidade, a ferramenta que auxilia o gestor a visualizar a alteração sofrida por uma variável, quando outra se modifica = DIAGRAMA DE DISPERSÃO!

  • GAB: C

     

     

    a) ERRADO.  Na gestão da qualidade, a ferramenta que auxilia o gestor a visualizar a alteração sofrida por uma variável, quando outra se modifca, é denominada de diagrama de dispersão (O histograma mostra a frequência que algo acontece). 

     

    b) ERRADO. O benchmarking é uma ferramenta criada com intuito de replicar os procedimentos de um concorrente para aprimorar o processo produtivo e, por isso, pode ser utilizado em organizações que atuam no mesmo ramo ou em ramos diferentes.

     

    c) CERTO.  Os processos de melhoria contínua contribuem para, gradualmente, reduzir os limites de variabilidade dos processos.

     

    d) ERRADO. As variações causais são estranhas ao processo e, a eliminação de tais variações, é o principal objetivo do Controle Estatístico do Processo. Um processo está sob controle quando as variações aleatórias estão dentro dos padrões referidos. 

     

    e) ERRADO. As variações causais prejudicam um processo e devem ser eliminadas. 

     

     

    FONTE:  https://www.passeidireto.com/arquivo/11032735/estatistica-notas-de-aula/23