-
Tal como está, essa questão não faz sentido. Em primeiro lugar, ao dizer “o sonar é mais adequado”, o texto está muito vago: mais adequado com relação ao quê? Luz visível? Infravermelho? Radar? Mais adequado que todos esses? Não está claro. Ademais, a opção indicada no gabarito (letra d) é simplesmente uma obviedade, ou seja, é algo trivialmente correto que não responde nem explica absolutamente nada. Entre os outros itens, o único que poderia em princípio explicar a adequação do sonar é a letra e), mas sem saber a natureza específica dos sedimentos em questão, não podemos ter certeza do que ela de fato explica.
-
A luz é atenuada (absorvida ou refletida) logo na
primeira camada (camada superior) dos sedimentos.
O ultrassom utilizado pelo SONAR, porém, penetra nessas camadas, determinando ecos que são captados em instantes diferentes pelo receptor. É devido à chegada desses ecos em instantes diferentes que se torna possível a elaboração de uma figura 3D da embarcação naufragada.
ALTERNATIVA: D
-
O contraste decresce à medida que a distância aumenta por duas razões:
- 1: a luz proveniente do objeto em observação é a atenuada por absorção e espalhamento;
- 2: alguma energia solar incidente é espalhada em direção do observador ao longo de toda trajetória de visão. Isso produz um rastro de luz atrás do qual o objeto se torna progressivamente mais distinto até que desaparece contra a cor do fundo.
-
A luz, ao incidir nas primeiras camadas dos sedimentos do navio, sofrerá atenuações provenientes de reflexões e absorções. Já o Sonar, ao entrar em contato com esses sedimentos, produzirá ecos. Esses ecos são captados em instantes diferentes pelo receptor, facilitando o mapeamento tridimensional do navio.
-
Letra D
-
Por que não pode ser a "E"? Já que, a luz será mais absorvida e menos refletida e, com isso, o som será mais efetivo na recepção dos sinais (sonar).
-
Comentário do Professor QC: Em primeiro lugar, ao dizer “o sonar é mais adequado”, o texto está muito vago: mais adequado com relação ao quê? Luz visível? Infravermelho? Radar? Ademais, a opção indicada no gabarito (letra D) é algo trivialmente correto que não responde nem explica absolutamente nada. O único que poderia, em princípio, explicar a adequação do sonar é a letra E, mas sem saber a natureza específica dos sedimentos em questão, não podemos ter certeza do que ela de fato explica.