SóProvas


ID
899752
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Uma equipe de cientistas lançará uma expedição ao Titanic para criar um detalhado mapa 3D que “vai tirar, virtualmente, o Titanic do fundo do mar para o público” . A expedição ao local, a 4 quilômetros de profundidade no Oceano Atlântico, está sendo apresentada como a mais sofisticada expedição científica ao Titanic. Ela utilizará tecnologias de imagem e sonar que nunca tinham sido aplicadas ao navio, para obter o mais completo inventário de seu conteúdo. Esta complementação é necessária em razão das condições do navio, naufragado há um século.
O Estado de São Paulo. Disponível em: http://www.estadao.com.br.
Acesso em: 27 jul. 2010 (adaptado).

No problema apresentado para gerar imagens através de camadas de sedimentos depositados no navio, o sonar é mais adequado, pois a

Alternativas
Comentários
  • Tal como está, essa questão não faz sentido. Em primeiro lugar, ao dizer  “o sonar é mais adequado”, o texto está muito vago: mais adequado com relação ao quê? Luz visível? Infravermelho? Radar? Mais adequado que todos esses? Não está claro. Ademais, a opção indicada no gabarito (letra d) é simplesmente uma obviedade, ou seja, é algo trivialmente correto que não responde nem explica absolutamente nada. Entre os outros itens, o único que poderia em princípio explicar a adequação do sonar é a letra e), mas sem saber a natureza específica dos sedimentos em questão, não podemos ter certeza do que ela de fato explica.
     
  • A luz é atenuada (absorvida ou refletida) logo na
    primeira camada (camada superior) dos sedimentos.
    O ultrassom utilizado pelo SONAR, porém, penetra nessas camadas, determinando ecos que são captados em instantes diferentes pelo receptor. É devido à chegada desses ecos em instantes diferentes que se torna possível a elaboração de uma figura 3D da embarcação naufragada.

    ALTERNATIVA: D

  • O contraste decresce à medida que a distância aumenta por duas razões:

    - 1: a luz proveniente do objeto em observação é a atenuada por absorção e espalhamento; 
    - 2: alguma energia solar incidente é espalhada em direção do observador ao longo de toda trajetória de visão. Isso produz um rastro de luz atrás do qual o objeto se torna progressivamente mais distinto até que desaparece contra a cor do fundo.

  • A luz, ao incidir nas primeiras camadas dos sedimentos do navio, sofrerá atenuações provenientes de reflexões e absorções. Já o Sonar, ao entrar em contato com esses sedimentos, produzirá ecos. Esses ecos são captados em instantes diferentes pelo receptor, facilitando o mapeamento tridimensional do navio.

  • Letra D

  • Por que não pode ser a "E"? Já que, a luz será mais absorvida e menos refletida e, com isso, o som será mais efetivo na recepção dos sinais (sonar).

  • Comentário do Professor QC: Em primeiro lugar, ao dizer “o sonar é mais adequado”, o texto está muito vago: mais adequado com relação ao quê? Luz visível? Infravermelho? Radar? Ademais, a opção indicada no gabarito (letra D) é algo trivialmente correto que não responde nem explica absolutamente nada. O único que poderia, em princípio, explicar a adequação do sonar é a letra E, mas sem saber a natureza específica dos sedimentos em questão, não podemos ter certeza do que ela de fato explica.