SóProvas


ID
899776
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Os vaga-lumes machos e fêmeas emitem sinais luminosos para se atraírem para o acasalamento. O macho reconhece a fêmea de sua espécie e, atraído por ela, vai ao seu encontro. Porém, existe um tipo de vaga-lume, o Photuris, cuja fêmea engana e atrai os machos de outro tipo, o Photinus, fingindo ser desse gênero. Quando o macho Photinus se aproxima da fêmea Photuris, muito maior que ele, é atacado e devorado por ela.
BERTOLDI, O. G.; VASCONCELLOS, J. R. Ciência & sociedade: a aventura da vida, a aventura da tecnologia. São Paulo: Scipione, 2000 (adaptado).

A relação descrita no texto, entre a fêmea do gênero Photuris e o macho do gênero Photinus, é um exemplo de

Alternativas
Comentários
  • A questão é de nível fácil, que aborda as relações ecológicas entres os seres vivos. Tendo em vista o exemplo dado no enunciado, a fêmea do gêneroPhoturis se alimenta do macho do gênero Photinus, o que caracteriza uma relação de predatismo entre as duas espécies (letra D correta). Nessa relação, uma das espécies envolvidas é prejudicada, servindo de alimento a outra espécie.  O comensalismo é a relação em que uma das espécies envolvidas é beneficiada, se alimentando de restos de outra espécie, mas esta não sai prejudicada. No inquilinismo, uma espécie usa outra como “abrigo”, mas a relação também é indiferente para esta. Na protocooperação ambas as espécies são beneficiadas, porém a relação não é obrigatória para a sobrevivência das espécies. Já no mutualismo, as duas espécies envolvidas são beneficiadas e a relação é muito intima e os envolvidos apresentam um grau de dependência muito grande.
  • As inter-relações podem ser evidenciadas entre indivíduos de uma mesma população, ou seja, entre indivíduos de uma mesma espécie (relações intra-específicas), ou entre indivíduos pertencentes a espécies diferentes (relações interespecíficas). Quando analisadas isoladamente, essas relações podem se revelar harmônicas ou desarmônicas. As relações harmônicas ou interações positivas são aquelas em que não há prejuízo para nenhum dos indivíduos da associação. As relações desarmônicas ou interações negativas são aquelas em que pelo menos um indivíduo da associação sai prejudicado.

     

    1.1    Relações intra-específicas

    As relações intra-específicas harmônicas são:

     sociedades: união permanente entre indivíduos de uma mesma espécie, em que há divisão de trabalho. Ex.: insetos sociais como as abelhas, cupins e formigas;
     

     colônias: união anatômica entre indivíduos da mesma espécie, formando uma unidade estrutural e funcional. Ex.: corais;

     

      As relações intra-específicas desarmônicas são:

     canibalismo: um indivíduo mata outro da mesma espécie para se alimentar;
     

     competição intra-específica: indivíduos da mesma espécie disputam recursos insuficientes oferecidos pelo ecossistema.

     

     1.2    Relações interespecíficas

    As relações interespecíficas harmônicas são: mutualismoprotocooperaçãoinquilinismo e comensalismo. As desarmônicas são: amensalismosinfiliapredatismoparasitismo e competição interespecífica.

     

    simbiose: designa toda e qualquer associação permanente entre indivíduos de espécies diferentes que, normalmente, exerce influência recíproca no metabolismo. três tipos bem definidos de simbiose: o parasitismo, o comensalismo e o mutualismo.

     

    Mutualismo: é uma relação interespecífica em que os participantes se beneficiam e mantêm relação de dependência.

     

    Protocooperação: embora os participantes se beneficiem, eles podem viver de modo independente, sem a necessidade de se unir. Exemplo associação entre a anêmona-do-mar e o paguro

     

    Inquilinismo e comensalismo: dois tipos de associação em que apenas um dos participantes se beneficia, sem, no entanto, causar qualquer prejuízo ao outro.  no comensalismo a aproximação ocorre na busca de alimento, o que não ocorre no inquilinismo. No inquilinismo, a razão da associação é, freqüentemente, proteção. É o caso, por exemplo, Tubarão e rêmora (peixe que se alimenta dos restos da alimentação do tubarão).

     

    Amensalismo ou antibiose: relação desarmônica em que indivíduos de uma população secretam substâncias que inibem ou impedem o desenvolvimento de indivíduos de populações de outras espécies. É o caso bem conhecido dos antibióticos, que, produzidos por fungos, impedem a multiplicação das bactérias. 

     

    Sinfilia:sinfilia é um tipo de associação exemplificado na relação existente entre determinadas formigas e os pulgões de plantas. 

  • Letra D

    A fêmea engana o macho para devora-lo. Isso pode ser considerado predatismo.

    -Predatismo ou predação é uma relação ecológica interespecífica desarmônica, em que uma espécie animal, decorrente do extinto de sobrevivência, captura e mata outra espécie, para se alimentar.

  • Esse vídeo explica o assunto:

    https://www.youtube.com/watch?v=G3qfomYW7e0

  • Muito cuidado com essa questão. A banca foi legal e não quis complicar a nossa vida, mas eles poderiam ter colocado o canibalismo em uma das alternativas. Assim, teríamos que prestar atenção se eles são da mesma espécie ou não. O texto ajudou bastante, mas existem formas de tornar a questão mais ""complexa"".

    Como são de espécies diferentes, gênero Photuris e gênero Photinus, só nos cabe marcar predação.

  • Comensalismo: organismos se alimentam de restos de alimentos de outros( tubarão e remora)

    Inquilinismo:  uma espécie utiliza outra como um abrigo ou como suporte, onde não existe prejuízo para a outra espécie associada.

    Cooperação: individuos associados se beneficiam, mas não é uma relação obrigatoria.

    Predatismo: animais carnívoros matam e devoram outros animais.

    Mutualismo: relação de benefício mútuo e obrigatória à sobrevivência de ambos os organismo associados.

  • • Predatismo (+,-): também visto como predação. Ocorre quando um ser vivo de uma espécie mata o outro de outra espécie para se alimentar. 

  • Gabarito comentado:

    A questão é de nível fácil, que aborda as relações ecológicas entres os seres vivos. Tendo em vista o exemplo dado no enunciado, a fêmea do gênero Photuris se alimenta do macho do gênero Photinus, o que caracteriza uma relação de predatismo entre as duas espécies (letra D correta). Nessa relação, uma das espécies envolvidas é prejudicada, servindo de alimento a outra espécie. O comensalismo é a relação em que uma das espécies envolvidas é beneficiada, se alimentando de restos de outra espécie, mas esta não sai prejudicada. No inquilinismo, uma espécie usa outra como “abrigo”, mas a relação também é indiferente para esta. Na protocooperação ambas as espécies são beneficiadas, porém a relação não é obrigatória para a sobrevivência das espécies. Já no mutualismo, as duas espécies envolvidas são beneficiadas e a relação é muito intima e os envolvidos apresentam um grau de dependência muito grande.