As inter-relações podem ser evidenciadas entre indivíduos de uma mesma população, ou seja, entre indivíduos de uma mesma espécie (relações intra-específicas), ou entre indivíduos pertencentes a espécies diferentes (relações interespecíficas). Quando analisadas isoladamente, essas relações podem se revelar harmônicas ou desarmônicas. As relações harmônicas ou interações positivas são aquelas em que não há prejuízo para nenhum dos indivíduos da associação. As relações desarmônicas ou interações negativas são aquelas em que pelo menos um indivíduo da associação sai prejudicado.
1.1 Relações intra-específicas
As relações intra-específicas harmônicas são:
sociedades: união permanente entre indivíduos de uma mesma espécie, em que há divisão de trabalho. Ex.: insetos sociais como as abelhas, cupins e formigas;
colônias: união anatômica entre indivíduos da mesma espécie, formando uma unidade estrutural e funcional. Ex.: corais;
As relações intra-específicas desarmônicas são:
canibalismo: um indivíduo mata outro da mesma espécie para se alimentar;
competição intra-específica: indivíduos da mesma espécie disputam recursos insuficientes oferecidos pelo ecossistema.
1.2 Relações interespecíficas
As relações interespecíficas harmônicas são: mutualismo, protocooperação, inquilinismo e comensalismo. As desarmônicas são: amensalismo, sinfilia, predatismo, parasitismo e competição interespecífica.
simbiose: designa toda e qualquer associação permanente entre indivíduos de espécies diferentes que, normalmente, exerce influência recíproca no metabolismo. três tipos bem definidos de simbiose: o parasitismo, o comensalismo e o mutualismo.
Mutualismo: é uma relação interespecífica em que os participantes se beneficiam e mantêm relação de dependência.
Protocooperação: embora os participantes se beneficiem, eles podem viver de modo independente, sem a necessidade de se unir. Exemplo associação entre a anêmona-do-mar e o paguro
Inquilinismo e comensalismo: dois tipos de associação em que apenas um dos participantes se beneficia, sem, no entanto, causar qualquer prejuízo ao outro. no comensalismo a aproximação ocorre na busca de alimento, o que não ocorre no inquilinismo. No inquilinismo, a razão da associação é, freqüentemente, proteção. É o caso, por exemplo, Tubarão e rêmora (peixe que se alimenta dos restos da alimentação do tubarão).
Amensalismo ou antibiose: relação desarmônica em que indivíduos de uma população secretam substâncias que inibem ou impedem o desenvolvimento de indivíduos de populações de outras espécies. É o caso bem conhecido dos antibióticos, que, produzidos por fungos, impedem a multiplicação das bactérias.
Sinfilia: A sinfilia é um tipo de associação exemplificado na relação existente entre determinadas formigas e os pulgões de plantas.