SóProvas


ID
900475
Banca
IADES
Órgão
EBSERH
Ano
2013
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Em um cluster de alta disponibilidade, podem ser utilizados 2 servidores, onde a função do segundo é assumir a posição do primeiro, em caso de falhas. Assinale a alternativa que apresenta uma solução aberta, muito utilizada para clusters de alta disponibilidade, que executa monitoramento dos nós.

Alternativas
Comentários
  • Não seria HEARTBEAT?? (http://linux-ha.org/wiki/Heartbeat)

  • Quando nos referimos a alta disponibilidade nos sistemas Linux, precisamos lembrar de dois softwares livres que auxiliam na sua implementação: o Heartbeat e o DRBD. Ambos os softwares são parte integrante do projeto Linux-HA, cujo propósito é reunir informações sobre os principais componentes relacionados à alta disponibilidade no Linux.
    O Heartbeat pode ser considerado o núcleo do ambiente de alta disponibilidade, pois é sua a responsabilidade de monitorar os serviços em produção e, em caso de falha, realizar automaticamente os procedimentos para preservar o funcionamento do sistema como um todo.
    O DRBD (Distributed Replicated Block Device) consiste em um módulo para o kernel Linux que faz o espelhamento dos dados de um dispositivo de bloco (partições de disco) entre diferentes servidores, interligados geralmente através de uma rede Ethernet. Para quem já é familiarizado com o conceito de RAID, o DRBD pode ser explicado como sendo um RAID-1 via rede.
    Fonte: http://ha-mc.org/node/15
  • É um servidor Web de Alta Disponibilidade, utilizando apenas software livre.
    Heartbeat é um daemon que fornece infra-estrutura de cluster de comunicação e participação dos serviços aos seus clientes. Isso permite que os clientes saibam sobre a presença ou desaparecimento dos processos de outras máquinas, através de troca de mensagens com as mesmas (LINUX-HA, 2009).
    O HeartBeat é responsável por monitorar os servidores do cluster, verificando se os mesmos estão ativos, em um cluster de dois nós, o heartbeat, apenas, informa ao servidor secundário que o principal está inoperante e que ele tem que assumir naquele instante.Com isso, o heartbeat do servidor secundário inicia os serviços configurados e passa a dispor informação necessária, deixando o sistema disponível.
    Para realizar a instalação e configuração do HeartBeat, recomenda-se a utilização de servidores idênticos, tanto em software quanto em hardware. Desta forma, tanto o processo de instalação e configuração quanto o de manutenção serão facilitados.
     
    http://www.fasete.edu.br/revistarios/media/revistas/2008/cluster_de_alta_disponibilidade_com_arquitetura_heartbeat.pdf