SóProvas


ID
900478
Banca
IADES
Órgão
EBSERH
Ano
2013
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Uma solução possível, para alta disponibilidade, é baseada em 4 sistemas básicos: sistema de arquivos robusto, replicação e sincronização de discos, monitoramento de nós e monitoramento de serviços. Assinale a alternativa que apresenta uma solução aberta para clusters de alta disponibilidade, muito utilizada, que executa replicação e sincronização de discos.

Alternativas
Comentários
  • Quando nos referimos a alta disponibilidade nos sistemas Linux, precisamos lembrar de dois softwares livres que auxiliam na sua implementação: oHeartbeat e o DRBD. Ambos os softwares são parte integrante do projetoLinux-HA, cujo propósito é reunir informações sobre os principais componentes relacionados à alta disponibilidade no Linux.
    Heartbeat pode ser considerado o núcleo do ambiente de alta disponibilidade, pois é sua a responsabilidade de monitorar os serviços em produção e, em caso de falha, realizar automaticamente os procedimentos para preservar o funcionamento do sistema como um todo.

    DRBD (Distributed Replicated Block Deviceconsiste em um módulo para o kernel Linux que faz o espelhamento dos dados de um dispositivo de bloco(partições de disco) entre diferentes servidores, interligados geralmente através de uma rede Ethernet. Para quem já é familiarizado com o conceito de RAID, o DRBD pode ser explicado como sendo um RAID-1 via rede.
    Fonte: 
    http://ha-mc.org/node/15
  • Gabarito B

    DRBD é a acrónimo para o nome inglês Distributed Replicated Block Device. O DRBD consiste num módulo para o núcleo Linux que, juntamente com alguns scripts, oferece um dispositivo de bloco projectado para disponibilizar dispositivos de armazenamento distribuídos, geralmente utilizado em clusters de alta disponibilidade. Isto é feito espelhando conjuntos de blocos via rede (dedicada). O DRBD funciona, portanto, como um sistema RAID baseado em rede.



    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"

    Força e Fé !

    Fortuna Audaces Sequitur !