SóProvas


ID
900526
Banca
IADES
Órgão
EBSERH
Ano
2013
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

No serviço conhecido como DNS, quais registros são utilizados para, respectivamente, informar um endereço IPv4 referente a um nome de host, um endereço IPv6 referente a um nome de host e, fnalmente, indicar o servidor de mensagens de e-mail em um domínio?

Alternativas
Comentários
  • Tipos de registros

    Existem diversos tipos diferentes de registros DNS disponíveis, no entanto, abaixo será mostrado apenas o que significam os mais comuns de serem encontrados durante o gerenciamento de um domínio:

    A - O A, também conhecido por hostname, é o registro central de um DNS, ele vincula um domínio ou subdomínio a um endereço IP direto. AAAA - Executa a mesma função de A, porém, para um endereço IPv6. NS - Name Server (Servidor de Domínio), especifica servidores DNS para o domínio ou subdomínio. Pelo menos, dois registros NS devem ser definidos para cada domínio. Geralmente, um principal e outro secundário. CNAME - Significa Canonical NAME. Especifica um apelido (alias) para o hostname (A). É uma forma de redirecionamento. MX - Sigla para Mail eXchanger. Aponta o servidor de e-mails. Pode-se especificar mais de um endereço, formando-se assim uma lista em ordem de prioridade para que haja alternativas no caso de algum e-mail não puder ser entregue. PTR - PoinTeR, aponta o domínio reverso a partir de um endereço IP. SOA - Start Of Authority. Indica o responsável por respostas autoritárias a um domínio, ou seja, o responsável pelo domínio. Também indica outras informações úteis como número serial da zona, replicação, etc. TXT - Refere-se a TeXT, o qual permite incluir um texto curto em um hostname. Técnica usada para implementar o SPF. SPF - Sender Policy Framework, é uma tentativa de controle de falsos e-mails. Permite ao administrador de um domínio definir os endereços das máquinas autorizadas a enviar mensagens neste domínio. SRV - Abreviação de SeRVice, permite definir localização de serviços disponíveis em um domínio, inclusive seus protocolos e portas.Fonte: http://infotux.blogspot.com.br/2011/12/entendendo-os-registros-de-dns-aaaa-ns.html
  • a) A – AAAA – MX.

  • Modo Avançado (direcionado a usuários que tenham conhecimento em DNS) 

    Permite que sejam adicionados até 40 Resource Records à configuração DNS do domínio.

    A - Mapeamento de um nome para IPv4

    AAAA - Mapeamento de um nome para IPv6

    MX - Servidor de email

    Fonte: https://registro.br/tecnologia/caracteristicas-tecnicas.html

  • Nunca ouvi falar mas fui pela lógica:

    Um IPv6 tem 4x o tamanho de um IPv4. Logo qualquer letra que representasse o IPv4, teria que aparecer 4x para o IPv6. Na alternativa a) tem A e AAAA, até aqui tudo fazendo sentido. Por fim ainda tem um "MX", imaginei que esse "M" tenha algo a ver com "Mail".

    Não sei se faz sentido mas deu certo kkkk.