SóProvas


ID
900559
Banca
IADES
Órgão
EBSERH
Ano
2013
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Sobre máquinas virtuais, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Resposta Correta Letra A

    Comentários:

    b) Na virtualização, o convidado não tem plenos poderes sobre o hospedeiro. Há limitações.
    c) Há várias diferenças.
    d) Não necessita de máquina virtual JAVA
    e) As memórias são compartilhadas, mas não tem correlação com a livre comunicação e troca de dados.
  • PARAVIRTUALIZAÇÃO: 
    Na paravirtualização, o kernel do OS sofre modificações para a utilização de hypercalls. Os Kernels hóspedes paravirtualizados são executados simultaneamente na máquina enquanto estiverem usando as bibliotecas e os dispositivos do hospedeiro. A instalação de um sistema para-virtualizado pode ser feita com acesso completo a todos os dispositivos no sistema, que pode ser limitado com configurações de segurança (SELinux e controles de arquivos). Sistemas paravirtualizados são mais rápidos do que os full, uma vez que não há teste de cada instrução e os dispositivos dehardware são acessados por drivers da própria máquina virtualizada.
    A Para-virtualização pode ser efetivamente usado para balanceamento de carga, provisionamento, segurança e vantagens de consolidação. Normalmente, há problemas de portabilidade. 
     
    VIRTUALIZAÇÃO TOTAL: 
    realiza uma simulação completa do hardware subjacente. A virtualização completa requer que cada característica do hardware seja refletida em cada uma das máquinas virtuais - incluindo o conjunto completo de instruções, entrada / saída de operações, as interrupções, acesso à memória, e quaisquer outros elementos são usados ??pelo software que roda na máquina vazia que seja executado VM. Nesse ambiente, qualquer software capaz de execução no hardware bruto pode ser executado na máquina virtual e, em particular, todos os sistemas operacionais compatíveis. Exemplo disso são SO tipo stand-alone que podem ser utilizados em VM.

    Fonte: 4sdrub4l.blogspot.com (mais referências lá)
  • A paravirtualização surgiu como uma forma de contornar as desvantagens de uso da virtualização completa, no que diz respeito ao processamento. A MV enxerga uma abstração do hardwaare q não eh identico ao hardware físico. Os dispositivos de hw são acessados por drivers do próprio hypervisor, otimizando o desempenho. O problema é q requer modificação do SO convidado.


  • Complementando.

    Na letra A está sendo feito referência às instruções NÃO-PRIVILEGIADAS. São aquelas que não modificam a alocação ou o estado de recursos compartilhados por vários processos simultâneos, tais como processadores, memória principal e registradores especiais. Em oposição a essas instruções, temos as instruções PRIVILEGIADAS, que podem alterar o estado e a alocação desses recursos. Neste último caso é gerada uma interrupção e o VMM (Virtual Machine Monitor) se encarrega de emular a execução desta instrução.

  • Estranho em: É na virtualização total que  "(guest) pode acessar diretamente recursos de hardware" 

    Outra diferença a ser notada entre as duas técnicas de virtualização é o fato de que, na virtualização total, o sistema operacional visitante tem acesso direto aos dispositivos de hardware, enquanto na para-virtualização só o sistema operacional do domínio 0 tem acesso direto aos dispositivos e as demais máquinas virtuais dos domínios U só acessam os dispositivos através do domínio 0.

     

    https://www.gta.ufrj.br/grad/08_1/virtual/Qualadiferenaprticaentrepara-virtualizao.html

  • Gabarito A

    A paravirtualização surge como uma solução para problemas do tipo. Nela, o sistema operacional do hóspede roda em uma máquina virtual similar ao hardware físico, mas não equivalente.

    Como este método, o hóspede é modificado para recorrer ao hypervisor quando necessitar de qualquer instrução privilegiada e não diretamente ao processador. Assim, o VMM não precisa interceptar estas solicitações e testá-las (tarefa que causa perda de desempenho), como acontece na virtualização total.

    Além disso, a paravirtualização diminui expressivamente os problemas com compatibilidade de hardware porque o sistema operacional do hóspede acaba podendo utilizar drivers adequados - na virtualização total, os drives disponíveis são "genéricos", isto é, criados para suportar o máximo possível de dispositivos, mas sem considerar as particularidades de cada componente.



    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"

    Força e Fé !

    Fortuna Audaces Sequitur !