SóProvas


ID
900628
Banca
IADES
Órgão
EBSERH
Ano
2013
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta o(s) campo(s) de protocolos IPv4, que devem ser alterados, durante o tráfego, por todo roteador de rede.

Alternativas
Comentários
  • Os Campos são : TTL e checksum

    O TTL ou time-to-live, é decrementado a cada roteador. Ele é usado para evitar loops na rede (que um pacote fique viajando infinitamente na internet. O TTL padrão é 64, então caso ele chegue a zerar , o pacote é descartado da internet.

    o campo Checksum serve para verificar a integridade de cada pacote que vai chegando no roteador, então o router faz a verificação e envia o pacote até o próximo nó, que se for um roteador verificará novamente e enviará até chegar no destino final
  • Porque o CheckSum DEVE ser sempre alterado?

    Ele sempre será alterado?, mesmo que esteja tudo OK?

    Fiquei na dúvida!!
  • Complementando o comentário do colega Lauro Alves sobre o CheckSum:


    Checksum - o campo seguinte é um campo de verificação para o cabeçalho do datagrama IPv4. Um pacote em trânsito é alterado por cada comutador que atravesse. Um desses comutadores pode comprometer o pacote, e a verificação é uma forma simples de detectar a consistência do cabeçalho. Este valor é ajustado ao longo do caminho e verificado a cada novo nó. Envolve apenas verificação do cabeçalho (não dos dados).


    Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Protocolo_de_Internet
  • Guto,
       Sempre será alterado.  Toda vez que um Pacote  chega em um roteador, ele analiza seu valor de checksam, detectado um valor  não esperado para aquele pacote, o mesmo será descartado.   Estando tudo ok; é calculado um novo valor de chacksam  inserido no pacote e o mesmo é comutado (encaminhado para o host destino). 

    Att,
     Gleisson Nascimento
  • Guto, 

    o checksum é alterado por que o único campo que muda a cada hop é o TTL, então como o TTL muda, os padrões de bits também mudam, por isso é necessário um novo cálculo a cada roteador. Como o TTL não pode ser retirado do campo (ele serve para que pacotes não viajem infinitamente pela rede), a única maneira é o cálculo a cada hop.
  • Valeu, Lauro. Eu tava sem entender isso aí também.

  • Lauro, o TTL depende depende de qual S.O você esta utilizando.

  • O TTL é um campo do cabeçalho de rede que possui 8 bits, isso quer dizer que ele pode armazenar até 2^8 = 255 saltos. Os sistemas operacionais usam um padrão, respeitando o máximo estabelecido. Isso não quer dizer que eles possam assumir qualquer valor.

  • O campo TTL tem um valor inicial (que varia, dependendo do SO) e é decrementado a cada HOP (passagem por roteador).

     

    O campo de checksum server para verificação da integridade do cabeçalho do pacote IP. Como o cabeçalho sofre alteração a cada roteador (pois o TTL é alterado), o checksum também será recalculado, com um novo valor.

     

    Assim, são alterados, a cada roteador, o campo TTL e o campo checksum (que, por definição, deve ser alterado no caso de qualquer alteração de qualquer valor submetido ao checksum).

  • Aqui explica bastante

    http://www.bosontreinamentos.com.br/redes-computadores/estrutura-de-um-pacote-ip-redes-de-computadores/

  • Ipv6 tem check sum?

  • Tá escrito TTI né?