SóProvas


ID
900784
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-DFT
Ano
2003
Provas
Disciplina
Direito Processual Civil - CPC 1973
Assuntos

A respeito da penhora, da alienação de bens e da execução, assinale a opção incorreta.

Alternativas
Comentários
  • Segundo, Flávio Tartuce, Manual de direito civil, pag: 227:

    "Na fraude à execução não há necessidade de o credor promover a ação pauliana, uma vez que o ato não é anulável, mas ineficaz, perante a ação de execução ou condenatória. Portanto, a alienação ocorrida em fraude à execução pode ser declarada ineficaz e reconhecida no próprio processo de execução mediante simples requerimento da parte lesada. Os bens penhorados podem como regra, ser vendidos, desde que o comprador tenha ciência e aceite o fato da penhora. Mas, independentemente dessa venda, os bens penhorados continuam gravados e vinculados ao processo de execução."
  • Corroborando o item B:
    STJ - CONFLITO DE COMPETENCIA CC 24448 DF 1998/0098645-6 (STJ)

    Data de publicação: 05/02/2001

    Ementa: CONFLITO. COMPETÊNCIA. EXECUÇÃO POR CARTA PRECATÓRIA. PEDIDO DE SUBSTITUIÇÃO DE BEM PENHORADO. INCUMBÊNCIA AFETA À COMPETÊNCIA FUNCIONAL DO JUÍZO DEPRECADO. Na execução por carta, o pedido de substituição do bem penhorado no juízo deprecado deverá ser por ele decidido, porque se cuida de incidente relativo a ato. Aplicação da Súmula 46/STJ.

  • LETRA D (CERTA): NCPC, Art. 845.  Efetuar-se-á a penhora onde se encontrem os bens, ainda que sob a posse, a detenção ou a guarda de terceiros.