SóProvas


ID
900841
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

No contexto das máquinas virtuais, modificar o código fonte do sistema operacional hóspede, de modo que, em vez de executar instruções sensíveis, ele faça chamadas de hipervisor, é característica do(a)

Alternativas
Comentários
  • LETRA E.

    Retirada do Tanenbaum.


    Segundo Tanenbaum(2010,p.356),8.3.4 Paravirtualização, "Uma abordagem diferente que está se tornando popular é a que modifica o código-fonte do sistema operacional hóspede de modo que, em vez de executar instruções sensíveis, ele faça chamadas de hipervisor."


    Bibliografia:

    SISTEMAS OPERACIONAIS MODERNOS-3 EDIÇÃO 2010- TANENBAUM.

  • Gabarito E

    Na paravirtualização, o núcleo (kernel) do sistema operativo hóspede é modificado especificamente para correr no hipervisor. Isto normalmente envolve a substituição de quaisquer operações privilegiadas, que só seriam executadas no anel 0 da CPU, por chamadas para o hipervisor, conhecidas como hiperchamadas (hypercalls). O hipervisor, por sua vez executa a tarefa em nome do núcleo hóspede e também fornece interfaces de hiperchamada para outras operações críticas do núcleo, tais como gestão de memória ou gestão de interrupções.

     

    A paravirtualização tenta corrigir os problemas da virtualização total permitindo que os sistemas operativos hóspedes tenham acesso directo ao hardware subjacente, portanto, refere-se a comunicação entre o sistema operativo hóspede e o hipervisor para melhorar o desempenho e eficiência. Uma vez que envolve modificações no sistema operativo, a paravirtualização é também por vezes referida como Virtualização de SO Assistido (OS-assisted).

    A paravirtualização, onde o sistema operativo hóspede "sabe" que está a ser virtualizado, é diferente de virtualização total, onde o sistema operativo inalterado não sabe que é virtualizado e as chamadas críticas do SO são interceptadas e traduzidas usando tradução binária.
     

     

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !