Retirado do proprio site do VMWARE:
http://www.vmware.com/files/br/pdf/products/07Q3_VM_VMOTION_DS_BR_A4.pdf
Em negrito seguem os trechos referentes às alternativas:
Como funciona o VMotion?
A migração em tempo real de uma máquina virtual de um servidor físico para outro com o VMotion é possibilitada por três tecnologias subjacentes.
Primeiro, todo o estado de uma máquina virtual é encapsulado por um conjunto de arquivos armazenados em uma storage compartilhada como Fibre Channel, SAN (Storage Area Network, rede de armazenamento de dados) iSCSI ou NAS (Network Attached Storage, armazenamento conectado à rede). O VMware Virtual Machine File System (VMFS) em cluster permite que várias instalações do ESX Server acessem simultaneamente os mesmos arquivos em uma máquina virtual.
Segundo, a memória ativa e o estado preciso de execução da máquina virtual são transferidos rapidamente por uma rede de alta velocidade, permitindo que a máquina virtual transfira instantaneamente sua execução do ESX Server de origem para o ESX Server de destino. O VMotion torna o período de transferência imperceptível para os usuários, mantendo o controle das transações contínuas de memória em um bitmap. Quando toda a memória e o estado do sistema tiverem sido copiados para o ESX Server de destino, o VMotion suspende a máquina virtual de origem, copia o bitmap para o ESX Server de destino e reinicia a máquina virtual no ESX Server de destino. Todo esse processo leva menos de dois segundos em uma rede Gigabit Ethernet.
Terceiro, as redes em uso pela máquina virtual também são virtualizadas pelo ESX Server subjacente, garantindo que mesmo após a migração, a identidade e as conexões de rede da máquina virtual sejam preservadas. O VMotion gerencia o endereço MAC virtual como parte do processo. Quando a máquina de destino é ativada, o VMotion notifica o roteador da rede, para garantir o reconhecimento da nova localização física do endereço MAC virtual. Uma vez que a migração de uma máquina virtual com o VMotion preserva o estado preciso de execução, a identidade e as conexões ativas de rede, o resultado é tempo de inatividade zero e nenhuma interrupção para os usuários.