SóProvas


ID
900982
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CNJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Acerca de teorias e modelos da administração pública, cultura
organizacional e tecnologias gerenciais, julgue os itens a seguir.

A administração pública burocrática é orientada para a racionalidade absoluta e prevê o controle rígido dos processos e procedimentos como o meio mais seguro para evitar o nepotismo e a corrupção.

Alternativas
Comentários
  • A Administração Pública Burocrática surge, baseada nos estudos do cientista social Max Weber,  como forma de combater a corrupção e o nepotismo patrimonialista. Constituem princípios orientadores do seu desenvolvimento a profissionalização, a ideia de carreira, a hierarquia funcional, a impessoalidade, o formalismo, em síntese, o poder racional-legal. Os controles administrativos implantados visam evitar a corrupção e o nepotismo. A forma de controle é sempre a priori, ou seja, controle dos procedimentos, das rotinas que devem nortear a realização das tarefas. São empregados controles rígidos dos processos como, por exemplo, na admissão de pessoal, nas compras e no atendimento aos cidadãos.
    Logo, assertiva CORRETA.
  • Eu preciso entender algumas questões da CESPE. A burocracia não é orientada para a racionalidade "absoluta", e sim pela racionalidade pura e simplesmente.

  • Características da Burocracia:
    FORMALIDADE: Autoridade é expressa em lei; Comunicação é padronizada; Controle de procedimentos;
    IMPESSOALIDADE: Isonomia no tratamento; Meritocracia; Racionalidade; Sistema legal e econômico previsível
    PROFISSIONALISMO: Comando é dos especialistas; Remuneração em dinheiro; Administrador é especialista - noção de carreira; Hierarquia.
    Fonte: RENNÓ, Rodrigo. Administração Geral para Concursos, p. 13. 2013, Elsevier.
  • Mesma questão do MPU 2013 - Técnico Administrativo:

    Segundo a concepção burocrática de administração pública, o modo mais seguro de evitar o nepotismo e a corrupção no serviço público é por meio do controle rígido dos processos e procedimentos.
  • Um breve comentário!

    Apesar de a burocracia, ter o foco no FORMALISMO, PROFISSIONALISMO E IMPESSOALIDADE, o próprio sistema burocrático até então atualmente ao mesmo tempo que visa combater corrupções, favorece que a corrupção. Simples, atualmente se o governo não tivesse tanta burocracia e tantas cobranças de impostos, talvez as empresas ou empresários não tentavam sonegar tantos impostos, fora que os impostos não são totalmente aplicados investimentos de maneira eficiente.

    vejamos então um trecho que selecionei e tem a ver com minhas palavras...

    Historicamente desenvolveram-se três modelos de administração pública: o Patrimonialista, o Burocrático e o Gerencial. Administração Pública Patrimonialista ou Patriarcal: no patrimonialismo, característica dos Estados absolutos, o patrimônio público e o patrimônio do soberano confundiam-se. Todas as decisões político-administrativas concentravam-se no monarca (L’état c’est moi) e beneficiavam apenas o clero e a nobreza; consequentemente, a corrupção, o empreguismo e o nepotismo eram marcantes.
    A Administração Pública Burocrática nasceu no século XIX – época do Estado Liberal em que o capitalismo passou a dominar – da necessidade de distinguir não só o público do privado, mas também distinguir o administrador público do ser político, visando a proteger o Estado da corrupção, do empreguismo e do nepotismo. Caracteriza-se pela centralização das decisões, pela hierarquia funcional, pelo profissionalismo, pelo formalismo (legalidade) e pelo controle passo a passo dos processos administrativos, controle sempre a priori, objetivando, acima de tudo, a substituir a Administração Patriarcal.

    Fonte: Fundamentos de gestão de pessoas e adm de recursos materiais.


  • Vitor, parabéns pelo comentário! Excelente. Só para acrescentar, transcrevi um trecho do livro do Chiavenato acerca do tema.

    O item realmente está certo, apesar de mencionar uma racionalidade ABSOLUTA.

    "A burocracia é uma organização que se caracteriza por uma sistemática divisão do trabalho. A divisão do trabalho atende a uma racionalidade, isto é, ela é adequada aos objetivos a serem atingidos: a eficiência da organização. Daí o aspecto racional da burocracia. Há uma divisão sistemática do trabalho e do poder, estabelecendo as atribuições de cara participante. Cada participante tem um cargo específico, funções específicas e uma esfera de competência e responsabilidade. Cada participante deve saber qual é a sua tarefa, qual é a sua capacidade de comando sobre os outros e, sobretudo, quais são os limites de sua tarefa, direito e poder, para não ultrapassar esses limites, não interferir na competência alheia e nem prejudicar a estrutura existente. Assim, a burocracia é uma estrutura social racionalmente organizada."

  • outra pra ajudar a responder


    Q318415 Prova: CESPE - 2013 - MPU - Técnico Administrativo

    Disciplina: Administração Geral | Assuntos: Abordagem Estruturalista da Administração; Modelo Burocrático de Organização; 

    Julgue os itens a seguir, relativos a administração.

    Segundo a concepção burocrática de administração pública, o modo mais seguro de evitar o nepotismo e a corrupção no serviço público é por meio do controle rígido dos processos e procedimentos.


    Gabarito: CERTO

  • Discordo totalmente do Vitor.


    Hoje temos países que cobram altas taxas de impostos e em que a Administração Pública funciona eficientemente, vide Noruega, Dinamarca e demais países nórdicos.

    A culpa não é do modelo administrativo implantado, mas de um forte desvio ético e moral da população. Tanto faz Burocracia ou Gerencialismo se ainda tivermos na incutidos culturalmente que tudo se resolve no "jeitinho brasileiro". 

    Mudam-se os anéis e continuam os mesmos dedos...

  • (CERTA)

    O modelo burocrático, presente na Constituição de 1988 e em todo o sistema do direito administrativo brasileiro, é baseado no formalismo e na presença constante de normas e rigidez de procedimentos.

    Combater a corrupção e o nepotismo patrimonialista eram  seus maiores objetivos. Para tal, orientava-se pelas idéias de profissionalização, carreira, hierarquia funcional, impessoalidade e formalismo.


  • Errei no absoluta. Aiaiai... Horas generaliza, horas não... :(

  • Para Max Weber a burocracia é a organização eficiente por excelência.Para conseguir a eficiência a burocracia explica nos mínimos detalhes como as coisas devem ser feitas.Segundo Max Weber tem as características a seguir:

    Caráter legal das normas e regulamentos.

    caráter formal das comunicações

    Caráter racional e divisão do trabalho

    Impessoalidade das informações

    Hierarquia de autoridade

    Rotinas e procedimentos padronizados

    Competência técnica e meritocracia

    Especialização da administração

    Profissionalização dos participantes

    Completa previsibilidade do funcionamento


  • Boa essa Danilo Capistrano. 

  • O caráter legal das normas e regulamentos é uma das características da teoria da burocracia de Weber. Segundo Max Weber, a burocracia tem as seguintes características e as seguintesvantagens, respectivamente:

     

    CARACTERÍSTICAS

     

     

    Caráter legal das normas e regulamentos.

     

    Caráter formal das comunicações. 

    Caráter racional divisão do trabalho.

    Impessoalidade nas relações.

    Hierarquia de autoridade.

     

    Rotinas e procedimentos padronizados.

     

    Competência técnica meritocracia

    Especialização da administração.

    Profissionalização dos participantes. 

    Completa previsibilidade do funcionamento.

     

    VANTAGENS

     

     

    Racionalidade em relação ao alcance dos objetivos da organização.

     

    Precisão na definição do cargo e na operação, pelo conhecimento exato dos deveres.

     

    Rapidez nas decisões, pois cada um conhece o que deve ser feito e por quem e as ordens e papéis tramitam através de canais preestabelecidos.

     

    Unicidade de interpretação garantida pela regulamentação específica e escrita. Por outro lado, a informação é discreta, pois é fornecida apenas a quem deve recebê-la.

     

    Uniformidade de rotinas e procedimentos que favorece a padronização, a redução de custos e erros, pois as rotinas são definidas por escrito.

     

    Continuidade da organização por meio da substituição do pessoal que é afastado. Além disso, os critérios de seleção e escolha do pessoal baseiam-se na capacidade e na competência técnica.

     

    Redução do atrito entre as pessoas, pois cada funcionário conhece o que  é exigido dele e quais os limites entre suas responsabilidades e as dos outros.

     

    Constância, pois os mesmos tipos de decisão devem ser tomados nas mesmas circunstâncias.

     

    Confiabilidade, pois o negócio é conduzido através de regras conhecidas, e os casos similares são metodicamente tratados dentro da mesma maneira sistemática. As decisões são previsíveis e o processo decisório, por ser despersonalizado no sentido de excluir sentimentos irracionais, como amor, raiva, preferências pessoais, elimina a discriminação pessoal.

     

    Benefícios para as pessoas na organização, pois a hierarquia é formalizada, o trabalho é dividido entre as pessoas de maneira ordenada, as pessoas são treinadas para se tornarem especialistas, podendo encarreirar-se na organização em função de seu mérito pessoal e competência técnica.

  • Errei pelo "absoluta".

  • nem a Stefhany  do CrossFox é absoluta..

  • certo, isso é a teoria, não confunda com as disfunções da burocracia.

  • Acertei, mas fiquei na dúvida desse "absoluto", confesso que na hora da prova a mão ia tremer, kkkk

  • Aprendi que nada e ABSOLUTO kkk errei essa

  • Ser "orientada para a racionalidade absoluta" é diferente de "SER, de fato, uma racionalidade absoluta".
    #Força

  • Certo!!!

    Certo.

    O modelo burocrático enfatiza aspectos formais, controlando processos de decisão, estabelecendo uma hierarquia funcional rígida, baseada em princípios de profissionalização e formalismo. Os procedimentos formais são feitos por funcionários especializados, com competências fixas, sujeitos ao controle hierárquico. Há a profissionalização do funcionário burocrático, que exerce o cargo técnico em razão de sua competência, comprovada por processo de seleção. Afasta-se o nepotismo e as relações de apadrinhamento. O exercício de cargos públicos passa a ser uma profissão, com remuneração previamente conhecida pelo indivíduo e pela sociedade. Houve, nesse período, a criação das primeiras carreiras para funcionários públicos e a realização dos primeiros concursos públicos, efetuados no Governo Vargas, na década de 30.

    instagram:@sergioo.passos

  • Certo!!!

    Certo.

    O modelo burocrático enfatiza aspectos formais, controlando processos de decisão, estabelecendo uma hierarquia funcional rígida, baseada em princípios de profissionalização e formalismo. Os procedimentos formais são feitos por funcionários especializados, com competências fixas, sujeitos ao controle hierárquico. Há a profissionalização do funcionário burocrático, que exerce o cargo técnico em razão de sua competência, comprovada por processo de seleção. Afasta-se o nepotismo e as relações de apadrinhamento. O exercício de cargos públicos passa a ser uma profissão, com remuneração previamente conhecida pelo indivíduo e pela sociedade. Houve, nesse período, a criação das primeiras carreiras para funcionários públicos e a realização dos primeiros concursos públicos, efetuados no Governo Vargas, na década de 30.

    instagram:@sergioo.passos

  • GABARITO: CERTO

    ➧ Características da administração Burocrática

    ▪ Caráter legal das normas;

    ▪ Caráter formal das comunicações;

    ▪ Divisão do trabalho;

    ▪ Impessoalidade do relacionamento;

    ▪ Hierarquização da autoridade;

    ▪ Rotinas e procedimentos;

    ▪ Competência técnica e mérito;

    ▪ Especialização da administração;

    ▪ Profissionalização;

    ▪ Previsibilidade no funcionamento.

  • Absolutaaaaaa dúvida na prova . Kkk