SóProvas


ID
902101
Banca
FCC
Órgão
SERGAS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

O transporte do gás natural na fase gasosa, quando em grandes volumes e em regime de operação contínua, como meio seguro e confiável, deve ocorrer por meio de

Alternativas
Comentários
  •  a) gasoduto, à pressões de até 120 kgf/cm2.

    Dispensa comentários hehe

  • "Para o transporte do gás natural em pequenas quantidades e distâncias, é necessário que seja no estado gasoso, podendo ser levado por barcaças ou caminhões-feixe, armazenado em feixes de tubulações, mas, comprimido a pressões de cerca de 230 Kgf /cm², nesse sentido o volume é da ordem de 5.000 m³ de gás natural por reboque, para o caso do transporte rodoviário.

    Para maiores distâncias e no caso de grandes volumes e em regime de operação contínua, o transporte deve ser efetuado por gasodutos a pressões de até 120 Kgf/cm², esse que proporciona um tipo de transporte econômico e confiável.

    Em se tratando do transporte do gás natural na fase líquida, verifica-se antes que o mesmo deve ser refrigerado e mantido à temperatura de 160 graus centígrados negativos e à pressão próxima da atmosférica, exigindo um complexo sistema de armazenamento e transporte. 

    Assim se verifica que em média, 600 m³ de gás natural na forma liquefeita ocupam 1m³ de espaço, portanto a baixa temperatura é considerada a forma apropriada para ser transportado em navios ou barcaças bem como, o armazenado no terminal receptor.

    Quanto ao transporte marítimo do gás natural liquefeito deve ser efetuado em navios com capacidade para até 125.000 m³, e o fluvial por meio de barcaças ou navios de menor porte com capacidade que deve variar de 600 à 6.000 m³ do mesmo."

    fonte: http://www.portaleducacao.com.br/administracao/artigos/36188/gas-natural-tipos-de-transporte