SóProvas


ID
902200
Banca
FCC
Órgão
SERGAS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A Análise S.W.O.T. (ou análise F.O.F.A. em português) é uma ferramenta estrutural utilizada para a formulação de estratégias, permitindo-se identificar os objetivos da empresa. São características desta análise:

Alternativas
Comentários
  • Resposta Letra D.

    SWOT é a sigla dos termos ingleses Strengths (Forças), Weaknesses(Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças). Em Administração de Empresas, a Análise SWOT é um importante instrumento utilizado para planejamento estratégico que consiste em recolher dados importantes que caracterizam o ambiente interno (forças e fraquezas) e externo (oportunidades e ameaças) da empresa.

    A Análise SWOT é uma ferramenta utilizada para fazer análise ambiental, sendo a base da gestão e do planejamento estratégico numa empresa ou instituição. Graças à sua simplicidade pode ser utilizada para qualquer tipo de análise de cenário, desde a criação de um blog à gestão de uma multinacional. Este é o exemplo de um sistema simples destinado a posicionar ou verificar a posição estratégica da empresa/instituição no ambiente em questão.

    Bons estudos!

  • É uma ferramenta estrutural utilizada na análise do ambiente interno, para a formulação de estratégias. Permite-se identificar as Forças e Fraquezas da empresa, extrapolando então oportunidades e Ameaças internas para a mesma. Forças e Fraquezas são fatores internos de criação (ou destruição) de valor, como: ativos, habilidades ou recursos que uma companhia tem à sua disposição, em relação aos seus competidores.

    Utilizada para fazer análise de cenário (ou análise de ambiente), sendo usado como base para gestão e planejamento estratégico de uma corporação ou empresa, mas podendo, devido a sua simplicidade, ser utilizada para qualquer tipo de análise de cenário, desde a criação de um blog à gestão de uma multinacional.
    Fonte:
    http://admunochapeco.blog.terra.com.br/2010/03/30/conceitos-de-carlos-alexandre-de-sa-idalberto-chiavenato-e-maximiano/

  • Segundo Chiavenato e Sapiro (2003), sua função (Análise Swot) é cruzar as oportunidades e as ameaças externas à organização com seus pontos fortes e fracos. A avaliação estratégica realizada a partir da matriz SWOT é uma das ferramentas mais utilizadas na gestão estratégica competitiva. Trata-se de relacionar as oportunidades e ameaças presentes no ambiente externo com as forças e fraquezas mapeadas no ambiente interno da organização. As quatro zonas servem como indicadores da situação da organização.
    É uma ferramenta usada para a realização de análise de ambiente e serve de base para planejamentos estratégicos e de gestão de uma organização. A SWOT serve para posicionar ou verificar a situação e a posição estratégica da empresa no ambiente em que atua (MCCREADIE, 2008).
    Para Martins (2006), a análise SWOT é uma das práticas mais comuns nas empresas voltadas para o pensamento estratégico e marketing, é algo relativamente trabalhoso de produzir, contudo a prática constante pode trazer ao profissional uma melhor visão de negócios, afinal de contas, os cenários onde a empresa atua estão sempre mudando.
    Fonte:
    http://www.aedb.br/seget/artigos11/26714255.pdf
  • Essa foi para ninguém zerar. FOFA.!??! Rs

  • Tão fácil que dá até medo de marcar.

  • CAI CAI QUESTÃO, CAI CAI QUESTÃO...NO MEU CONCURSÃO...LALALALA

  • Matriz SWOT:


    - permite verificar a posição competitiva da organização e definir estratégias para facilitar o alcance dos objetivos

    - estabelece diagnóstico

    -  posicionamento e direcionamento da empresa

    - forças e fraquezas (internos, controláveis) e Oportunidades e Ameaças ( externo, incontroláveis, necessário se adaptar)

  • ambiente interno (Forças e Fraquezas) - Integração dos Processos, Padronização dos Processos, Eliminação de redundância, Foco na atividade principal


    ambiente externo (Oportunidades e Ameaças) - Confiabilidade e Confiança nos dados, Informação imediata de apoio à Gestão e Decisão estratégica, Redução de erros.


    Forças e Oportunidades - Tirar o máximo partido dos pontos fortes para aproveitar ao máximo as oportunidades detectadas.

    Forças e Ameaças - Tirar o máximo partido dos pontos fortes para minimizar os efeitos das ameaças detectadas.

  • analise SWOT permite identificar os objetivos da empresa?

  • Análise SWOT >>>> F O F A

    FORTALEZAS: variável interna | controlável

    OPORTUNIDADES: variável externa | não controlável

    FRAQUEZAS: variável interna | controlável

    AMEAÇAS: variável externa | não controlável

    Fortaleza + Oportunidade ---> estratégia de DESENVOLVIMENTO

    Fortaleza + Ameaça ---> estratégia de MANUTENÇÃO

    Fraqueza + Oportunidade ---> estratégia de CRESCIMENTO

    Fraqueza + Ameaça ---> estratégia de SOBREVIVÊNCIA

  • Em relação à análise SWOT, o cenário se divide em:

    Ambiente interno (forças e fraquezas) - aspectos que diferenciam a organização de outras (decisões e níveis de performance que se pode gerir). São determinadas pela posição atual e se relacionam a fatores controláveis.

    Ambiente externo (oportunidades e ameaças) - corresponde às perspectivas de evolução externa da organização e fatores provenientes do meio que a envolve (decisões e circunstâncias externas ao poder de decisão da organização). São antecipações do futuro e estão relacionadas a fatores não controláveis.

    GABARITO: D.

  • LETRA D CORRETA

    A Análise SWOT é uma ferramenta-conceito utilizada para fazer a análise de um cenário (ou de um ambiente), proporcionando a base para o planejamento estratégico e o gerenciamento de uma empresa. Divide o ambiente em duas classes: ambiente interno (Forças e Fraquezas) e ambiente externo (Oportunidades e Ameaças).