SóProvas


ID
902206
Banca
FCC
Órgão
SERGAS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Em seus quase 40 anos de história, a empresa Branca tem sido guiada por duas obsessões. A primeira é sua notável capacidade de inovar. [...] A segunda é a sustentabilidade. Seus funcionários são treinados para pensar dia e noite em maneiras de preservar o meio ambiente ou beneficiar as comunidades de alguma forma afetadas pelas atividades da empresa.
(Adaptado de Revista Exame, 15.05.2007)


Em um resgate histórico da evolução e das eras pelas quais passou a Administração de Recursos Humanos, a empresa Branca se enquadra na fase

Alternativas
Comentários
  • AS CINCO FASES EVOLUTIVAS DA GESTÃO DE PESSOAL

    a) A fase contábil - caracterizava-se pela preocupação existente com os custos da organização. Os trabalhadores eram vistos exclusivamente sob o enfoque contábil: comprava-se a mão-de-obra e, portanto, as entradas e saídas provenientes dessa conta deveriam ser registradas contabilmente.
    b) A fase legal - O poder que era centrado na figura dos feitores (chefes de produção) sobre os empregados passou para as mãos do chefe de pessoal pelo domínio exercido sobre as regras e normas jurídicas impostas pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).
    c) A fase tecnicista - foi a que implantou no Brasil o modelo americano de gestão de pessoal e alavancou a função de RH ao status orgânico de gerência. Foi nessa fase que a área de RH passou a operacionalizar serviços como os de treinamento, recrutamento e seleção, cargos e salários, higiene e segurança no trabalho, benefícios e outros.
    d) A fase administrativa (ou sindicalista, segundo Tose) - criou um marco histórico nas relações entre capital e trabalho, na medida em que é berço de uma verdadeira revolução que, movida pelas bases trabalhadoras, implementou o movimento sindical denominado ‘novo sindicalismo’. Nessa fase, registrou-se nova mudança – significativa – na denominação e na responsabilidade do até aqui gerente de relações industriais: o cargo passou a se chamar gerente de recursos humanos. Pretendia-se com essa mudança transferir a ênfase em procedimentos burocráticos e puramente operacionais para as responsabilidades de ordem mais humanísticas, voltadas para os indivíduos e suas relações (com os sindicatos, a sociedade etc.).
    e) A fase estratégica - foi demarcada operacionalmente, segundo Albuquerque (1988), pela introdução dos primeiros programas de planejamento estratégico atrelados ao planejamento estratégico central das organizações. Foi, assim, nessa fase que se registraram as primeiras preocupações de longo prazo, por parte do board das empresas, com os seus trabalhadores. Iniciou-se nova alavancagem organizacional do cargo de GRH, que, de posição gerencial, de terceiro escalão, em nível ainda tático, passou a ser reconhecido como diretoria, em nível estratégico nas organizações.Fonte: http://profreinaldoramos.blogspot.com.br/2011/08/as-cinco-fases-evolutivas-da-gestao-de.html
  • Aos não assinantes do QC

    GABARITO: B

  • Empresas que enfatizam a inovação devem ter funcionários treinados, com capacidade de autogestão e que estejam alinhados com o planejamento estratégico da instituição. Gabarito - letra B.