SóProvas


ID
902245
Banca
FCC
Órgão
SERGAS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

As discussões éticas vêm ganhando espaço no mundo corporativo, em nossos dias. Afirma-se que a busca de uma identidade moral para a empresa, afinada com os novos anseios dos consumidores, constitui-se em importante movimento em busca de vantagens competitivas.


NÃO apresenta uma ação da área de Recursos Humanos para o fomento de uma postura ética empresarial:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito:

    Letra C) Levantamento, junto a mercados potenciais, de posições éticas desejáveis, passíveis de serem adotadas pela empresa.

    No meu ponto de vista, "levantamento, junto a mercados potenciais, de posições éticas desejáveis, passíveis de serem adotadas pela empresa" está relacionado à área de Marketing e o relacionamento da empresa com os seus clientes externos.
  • Poxa... minha análise transcedeu..respondi ao enunciado da questão e marquei a D.
     
    D) Implementação de incentivos ao pessoal para o compromisso de implementação de uma nova cultura organizacional.

    Creio que incentivos pessoais não acarretam uma transformação no comportamento ético... mas enfim.. a questão exigia uma ação do RH... ou seja, essa estratégia foi mal formulada rs, mas ação da Letra C realmente o RH não realiza.

    Abraços a Todos

  • Excelente questão.

    Eu entendo que Ética e Cultura estão intimamente atreladas. Desse modo, a Ética não deve ser buscada fora da emrpesa, pois se assim o fosse, não representaria o que realmente pensam os gestores (topo da hierarquia). Visto dessa forma, se os valores, as crenças, os paradigmas que alimentam a Cultura, e por conseguinte a Ética adotada, fossem buscadas fora da empresa, esta teria uma CULTURA FRACA e de dífícil disseminação entre os colaboradores, uma vez que a "verdade" transmitida não seria - necessariamente - a verdade dos gestores.

    Grande abraço a todos
  • Concordo com a Cris Souza!

  • "e) Desempenho de função estratégica na articulação dos diferentes departamentos da empresa, através de sua ação sobre os colaboradores, visando à alteração comportamental." RH não faz função estratégia e sim tática. Essa questão no mínimo deveria ser anulada. 


  • Concordo com o Fábio.

  • nunca vi a letra E funcionar, para mim está incorreta a assertiva.

  • A questão possui algumas dúvidas SUBJETIVAS, mas a alternativa C de fato não pode ser. O rh só trata com os colaboradores e de forma INTERNA. ACHO a alternativa E contradizendo a alternativa B. Uma pede alinhamento geral  e a outra individualizado por setor.