SóProvas


ID
902383
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2012
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Um cluster tolerante à falha assegura que todos os recursos de um sistema estão sempre disponíveis.

A função de trocar aplicações e recursos de armazenamento de dados de um sistema que falhou para um sistema alternativo do cluster é denominada

Alternativas
Comentários
  • Quando um computador inesperadamente falha ou é deliberadamente desligado, o clustering garante que os processos e serviços a ser executados, mudam para outra máquina, ou seja, fazem "failover" no cluster. Isto acontece sem interrupção nem necessidade de intervenção imediata do administrador fornecendo uma solução dalta disponibilidade, o que significa que os dados críticos estão sempre disponíveis. 

    Quando o servidor que abandonou o cluster retorna ao serviço e se volta a juntar ao cluster, os serviços ou aplicações que migraram anteriormente para outro nó podem agora retornar para o servidor no qual estavam originalmente. Isto é o chamado failback. 
  • Failover

    O processo no qual uma máquina assume os serviços de outra, quando esta última apresenta falha. O failover pode ser automático ou manual, sendo o automático o que normalmente se espera de uma solução de Alta Disponibilidade. Ainda assim, algumas aplicações não críticas podem suportar um tempo maior até a recuperação do serviço, e portanto podem utilizar failover manual. Além do tempo entre a falha e a sua detecção, existe também o tempo entre a detecção e o reestabelecimento do serviço. Grandes bancos de dados, por exemplo, podem exigir um considerável período de tempo até que indexem suas tabelas, e durante este tempo o serviço ainda estará indisponível.


    Para se executar o failover de um serviço, é necessário que as duas máquinas envolvidas possuam recursos equivalentes. Um recurso pode ser uma placa de rede, um disco rígido, ainda mais importante, os dados neste disco, e todo e qualquer elemento necessário à prestação de um determinado serviço. É vital que uma solução de Alta Disponibilidade mantenha recursos redundantes com o mesmo estado, de forma que o serviço possa ser retomado sem perdas.


    Dependendo da natureza do serviço, executar um failover significa interromper as transações em andamento, perdendo-as, sendo necessário reiniciá-las após o failover. Em outros casos, significa apenas um retardo até que o serviço esteja novamente disponível. Nota-se que o failover pode ou não ser um processo transparente, dependendo da aplicação envolvida. No failover nenhum tipo de estado da aplicação é replicado.


    Fonte: http://www.dimap.ufrn.br/~aguiar/Manuais/Servidor/x11451.html

  • LETRA E conforme Stallings!

    Segundo Stallings(2010,p.536),"A função de trocar aplicações e recursos de dados de um sistema que falhou para um sistema alternativo no cluster é conhecida como failover(recuperação de falhas). Uma função relacionada é a restauração de aplicações e recursos de dados para o sistema original quando o mesmo for consertado;isto é chamado de failback(retorno à operação.)"

    Bibliografia:

    ARQUITETURA E ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES-8 EDIÇÃO 2010-WILLIAM STALLINGS

  • Failover

    Usado em SGBD é uma técnica cujo objetivo é manter o funcionamento do sistema na ocorrência de falhas no servidor originalmente designado como servidor principal.