SóProvas


ID
902995
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Em relação à formação de equipes interfuncionais nas organizações de alto desempenho, observam-se quatro etapas de transição de uma equipe: equipe inicial, equipe de transição, equipe experiente e equipe madura. Cada uma dessas etapas corresponde a uma relação específica da liderança com a sua equipe.

Na equipe de transição, o

Alternativas
Comentários
  • a) a equipe inicial: nessa fase inicial, as equipes interfuncionais são criadas, mas é mantida a liderança da estrutura convencional. Inicialmente, o líder assume total responsabilidade pelo desenvolvimento e liderança da equipe. Aos poucos, os deveres são delegados a alguns membros e depois a todos eles. Os membros da equipe passam a resolver os problemas que surgem e o supervisor estará pronto para ensinar e treinar os funcionários, ajudando-os no que for preciso. 

    b) equipe de transição: à medida que os membros da equipe começam a assumir responsabilidades, o papel do líder se modifica. A função que, inicialmente, era de supervisão, nessa fase passa a ser de coordenação. A palavra chave aqui é coordenar, as decisões são realmente tomadas em grupo. A equipe assume gradualmente tarefas específicas de busca de informações resolução de conflitos entre grupos, tomada de decisões, e assim por diante. O líder, agora, é um coordenador que passa a maior parte do tempo buscando recursos para a equipe e administrando relacionamentos com grupos externos.

    c) equipe experiente: nessa fase, o líder se afasta e os membros da equipe se tornam responsáveis pelo desenvolvimento das atividades e pelas decisões do dia-a-dia, tendo em vista que, anteriormente, já demonstraram capacidade para tal. As equipes, na sua maioria, passam a ser autodirigidas e o líder não fica conhecendo os problemas rotineiros nem as decisões tomadas. O líder/coordenador torna-se responsável por diversas equipes, procedendo à avaliação de desempenho e dando feedback a elas, angariando recursos e fazendo o papel de mediador entre equipes e com clientes externos.

    d) equipe madura: nessa fase, a equipe já é inteiramente responsável pelos seus atos e o líder praticamente desaparece. As decisões relativas a problemas técnicos ou de outra natureza são tomadas pelos membros da equipe que definem seus papéis suas responsabilidades e solicitam ajuda, quando necessário. O responsável pelo grupo que antes desempenhava o papel de coordenador de equipe é, agora, um recurso à disposição de várias equipes que o utilizam quando precisam.