SóProvas


ID
90325
Banca
CONESUL
Órgão
TJ-RS
Ano
2009
Provas
Disciplina
Direito Processual Civil - CPC 1973
Assuntos

Dos atos processuais previstos no Código de Processo Civil, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • A) CERTA.É o que afirma o art. 155 do CPC:"Art. 155. Os atos processuais são públicos. Correm, todavia, em segredo de justiça os processos:I - em que o exigir o interesse público;Il - que dizem respeito a casamento, filiação, separação dos cônjuges, conversão desta em divórcio, alimentos e guarda de menores".B) CERTO.É o que expressa o art. 154, §2º do CPC:"§ 2o Todos os atos e termos do processo podem ser produzidos, transmitidos, armazenados e assinados por meio eletrônico, na forma da lei".C) ERRADO.Em regra os atos processuais não dependem de forma determinada conforme dispoe o art. 154 do CPC:"Art. 154. Os atos e termos processuais não dependem de forma determinada senão quando a lei expressamente a exigir, reputando-se válidos os que, realizados de outro modo, Ihe preencham a finalidade essencial".D) CERTO."Art. 156. Em todos os atos e termos do processo é obrigatório o uso do vernáculo".E) CERTO."Art. 157. Só poderá ser junto aos autos documento redigido em língua estrangeira, quando acompanhado de versão em vernáculo, firmada por tradutor juramentado".
  • De acordo com o CPC, os atos e termos processuais não dependem de forma determinada senão quando a lei expressamente a exigir, reputando-se válidos os que, realizados de outro modo, lhe preencham a finalidade essencial.Alternativa correta letra "C".
  • CPC Art 154 - Os atos e termos processuais NÃO DEPENDEM de forma determinada senão quando a lei expressamente a exigir, reputando-se válidos os que, realizados de outro modo, lhe preencham a finalidade essencial. (Princípio da Liberdade das Formas)
  • Os atos e termos processuais não dependem de forma determinada, devem sim atingirem ao fim que se destinam. O princípio da Instrumentalidade das Formas rege esta afirmação.
  • O CPC adota quanto a prática de atos e termos do processo o princípio da instrumentalidade das formas.

  • De acordo com o CPC/2015:

    a) Art. 189. Os atos processuais são públicos, todavia tramitam em segredo de justiça os processos:

    I - em que o exija o interesse público ou social;

    II - que versem sobre casamento, separação de corpos, divórcio, separação, união estável, filiação, alimentos e guarda de crianças e adolescentes;

    b) Art. 193. Os atos processuais podem ser total ou parcialmente digitais, de forma a permitir que sejam produzidos, comunicados, armazenados e validados por meio eletrônico, na forma da lei.

    c) Art. 188. Os atos e os termos processuais independem de forma determinada, salvo quando a lei expressamente a exigir, considerando-se válidos os que, realizados de outro modo, lhe preencham a finalidade essencial.

    d) Art. 192. Em todos os atos e termos do processo é obrigatório o uso da língua portuguesa.

    e) Art. 192, Parágrafo único. O documento redigido em língua estrangeira somente poderá ser juntado aos autos quando acompanhado de versão para a língua portuguesa tramitada por via diplomática ou pela autoridade central, ou firmada por tradutor juramentado.