SóProvas


ID
903328
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 10ª REGIÃO (DF e TO)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Acerca da estruturação da máquina administrativa desde 1930,
julgue os itens subsequentes.

A reforma administrativa de 1967 promoveu a centralização progressiva das decisões no Poder Executivo federal nos moldes da administração burocrática.

Alternativas
Comentários
  • ".... Amplos poderes foram conceditos à União e ao Poder Executivo, e os direitos individuais foram sendo gradativamente suprimidos."
    Direito Constitucional - Luciana Russo. ( coleção OAB).
  • O correto seria descentralização progressiva. Foi o "início do fim" da burocracia.
  • "A reforma operada em 1967 pelo Decreto-Lei no.200, entretanto, constitui um marco na tentativa de superação da rigidez burocrática, podendo ser 
    considerada como um primeiro momento da administração gerencial no Brasil. Mediante o referido decreto-lei, realizou-se a transferência de atividades 
    para autarquias, fundações, empresas públicas e sociedades de economia mista, afim de obter-se maior dinamismo operacional por meio da descentralização funcional. Instituíram-se como princípios de racionalidade administrativa o planejamento e o orçamento, o descongestionamento das chefias executivas superiores (desconcentração/descentralização), a tentativa de reunir competência e informação no processo decisório, a sistematização, a coordenação e o controle." (Vou passar - Matéria Adm. Publica com professora Giovanna Carranza).
  • Pessoal, muito importante saber os princípios fundamentais previstos no Decreto-Lei 200/67, dada a relevância que este possui para a organização da Administração Pública Federal (já perdi questão em prova por não saber):

    Art. 6º As atividades da Administração Federal obedecerão aos seguintes princípios fundamentais:

            I - Planejamento.

            II - Coordenação.

            III - Descentralização. (cobrada nesta questão. Grifo meu)

            IV - Delegação de Competência.

            V - Controle.


    Bons estudos!

    Abraço.

  •             Galera do QC,

                A Reforma  administrativa de 1967 ocorreu com o DECRETO 200/1967. Ele é de suma importância para os nossos estudos pois é considerado a PRIMEIRA REFORMA GERENCIALISTA do Brasil ou, mais preciso, a primeira TENTATIVA de reforma gerencialista no Brasil! 
               
             O que é extemaente relevante e que reponde a questão do Cespe é que as reformas desencadeadas pelo Decreto 200/67 NÃO operaram mudança na adm central ou DIRETA!! O Brasil, então, viveu uma contradição: enquanto criou-se entidades INDIRETAS EFICIENTES, o núcleo central (adm direta) continiuou arcáico!!

              Logo, NÃO houve alteração no nos Poderes Executivos, Leg e Jud, pois eles continuaram da maneira como estavam!

             Luz, Paz e Amor a todos!!
  • "GABARITO DA BANCA: ERRADO. NÃO CABE RECURSO. A reforma de 1967, popularmente conhecida como Decreto 200 busca introduzir o modelo gerencial no país, com a DESCENTRALIZAÇÃO progressiva."
    Fonte: Professor
    Wendell Léo Castellano
  • É... dava pra matar pelo final da questão "moldes da administração burocrática".
    Agora, devemos lembrar que a reforma promovida pelo decreto 200/1967 promoveu uma descentralização administrativa já a constituição de 1967 trouxe uma centralização política, concentrando os recursos na União.
    Abraços!

  • O Decreto-Lei 200/67 gerou DESCENTRALIZAÇÃO ADMINISTRATIVA, na medida em que criou AUTARQUIAS, FUNDAÇÕES, EMPRESAS PÚBLICAS E SOCIEDADES DE ECONÔMIA. Ou seja, descentralizou atividades da Administração Direta para a Administração Indireta.
  • em 67 temos o decreto 200 que trouxe a descentralização (administração indireta) dando o primeiro passo para o modelo gerencial.
  • Eu acrescentaria que um outro erro da questão foi dizer que em 1967 tivemos uma reforma, já que com o decreto lei 200 tivemos uma tentativa de reforma. As grandes reformas aconteceram em 1930 com a Burocracia que veio para eliminar o Patrimonialismo e 1995 com a Gerencial que veio para eliminar o que a Burocracia tinha de ruim e aproveitar o que ela tinha de bom. Hoje convivemos com as três!

  • Como já foi dito, a questão está errada, em 1967 ocorreu uma reforma administrativa no Brasil, realizada por meio do Decreto-Lei n. o 200/1967, que promoveu a decentralização, como tentativa de implementar a administração gerencial, e não a centralização progressiva nos moldes da administração burocrática, como propõe a questão, uma outra poderia ajudar a responder:

    Prova: CESPE - 2013 - TCE-RS - Oficial de Controle Externo Disciplina: Administração Pública

    A reforma administrativa no Brasil, realizada por meio do Decreto-Lei n. o 200/1967, representou um avanço em relação à tentativa de romper com a rigidez burocrática, podendo ser entendida como a primeira experiência de implantação da administração gerencial no país.

    GABARITO: CERTA.

  • Descentralização.

  • Havia uma centralização POLITICA, e não adm! ;]

    ERRADA!

  • Ocorreu uma descentralização administrativa, conforme DL 200/67, e não promoveu a centralização progressiva.

  • Errado, no sistema burocrático tudo era  centralizado, controlado rigidamente. A reforma reverteu esse quadro descentralizando o poder do Estado.

  • Ocorreu uma tentativa de descentralização pela criação da Administração Pública Indireta por meio do Decreto Lei 200/67.

    A centralização ocorreu em 1938 com a criação do DASP, no governo Vargas

  • A reforma administrativa de 1967 promoveu o contrário. O DL 200/67 promoveu a descentralização funcional e administrativa.

    Decreto-Lei nº 200 de 1967:

    Art. 6º As atividades da Administração Federal obedecerão aos seguintes princípios fundamentais:

     III - Descentralização.

    Na administração indireta, as autarquias ganharam flexibilidade para atuar de forma semelhante ao setor privado, por exemplo. Decreto-Lei nº 200 de 1967:

     Art. 5º Para os fins desta lei, considera-se:

     I - Autarquia - o serviço autônomo, criado por lei, com personalidade jurídica, patrimônio e receita própria, para executar atividades típicas da Administração Pública, que requeiram, para seu melhor funcionamento, gestão administrativa e financeira descentralizada.

    Referências:

    Decreto-lei Nº 200, de 25 de fevereiro de 1967. Dispõe sobre a organização da Administração Federal, estabelece diretrizes para a Reforma Administrativa e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto-lei/Del0200.htm Acessado em 13 de junho de 2015.

    Resposta: ERRADO 

  • Na verdade, é importante lembrar, que a reforma administrativa de 1967 possui caráter eminentemente gerencialista e descentralizadora da administração pública brasileira. O contrário do que está previsto na questão, questão errada !

  • Decreto lei 200/67 Buscou a descentralização!

  • Essa questão é só saber história que mata fácil..

  • complementando, houve centralização política e descentralização administrativa. 

  • O fato mais marcante nas alterações promovidas pelo DL n° 200/67 foi a descentralização para a Administração indireta, juntamente com a delegação de autoridade.

    No regime militar percebe-se uma dupla característica: uma forte centralização política de poder e de recursos no nível federal, e uma descentralização no nível administrativo, através da administração indireta (descentralização funcional). A administração indireta era mais ágil e podia contratar diretamente quadros de pessoal sob o regime da CLT.

    Gabarito Errado

  • A reforma administrativa de 1967 promoveu a descentralização política. 

  • A reforma administrativa de 1967 promoveu o contrário. O DL 200/67 promoveu a descentralização funcional e administrativa.

    Resposta: ERRADO 

  • GABARITO: ERRADO

     

    *Reforma administrativa de 1967-> DESCENTRALIZAÇÃO ADMINISTRATIVA.

  • A reforma administrativa de 1967 se deu por meio do DL 200/67,
    buscando a romper com a rigidez burocrática,  através da
    descentralização da administração para novas entidades da administração
    indireta..

     

    questão parecida que ajudará a respeito do tema:

     

    . (CESPE/TRE-GO/TJAA/2015)

     A reforma administrativa
    ocorrida em 1967 pretendia o rompimento com a rigidez
    burocrática, e, para isso, as atividades da administração
    foram centralizadas e algumas instituições de
    administração indireta foram extintas.

    ERRADA.

  • Foi exatamente o contrário que ocorreu. A reforma de 1967, também conhecida como reforma do DL200, buscou uma descentralização administrativa. O poder de decisão foi transferido para a Administração Indireta, como as empresas estatais e as autarquias.


    O objetivo foi exatamente o de conferir maior autonomia para estas entidades e remover alguns dos problemas causados pelo modelo burocrático em nossa máquina estatal. O gabarito é mesmo questão errada.

     

    Prof. Rodrigo Rennó - Estratégia Concursos

  • Na verdade, o foco da reforma de 1967 foi a descentralização administrativa, e não a centralização, como afirmado pela questão!

     

    Prof. Carlos Xavier.

  • 1º Reforma Administrativa (Era Vargas):

    Criação da DASP.

    2º Reforma Administrativa (Militarismo): 

    Adm Direta/Indireta

    Ocorre a descentralização. Questão errada!!

  • O objetivo da reforma é descentralizar.

     

    ERRADO

  • Bom dia

     

    Na reforma Administrativa MILITAR através do Decreto lei 200/67 temos a Descentralização dos serviços;

     

    Bons estudos

  • Reforma administrativa :

    PRAIMONIALISTA - Monarquia - 1936 a primeira que surgiu.

    BUROCRÁTICA- A primeira que surgiu no Brasil - 1936 a 1995 -- Getúlio Vargas. 

    GERENCIAL OU SISTÊMICA  - 1995 até hoje Fernando Henrique Cardoso. Eficiência, Eficácia, Flexibilidade , Competitividade. Descentralização.

  • Para resolver essa questão, devemos pensar que o decreto 200/67 trazia a descentralização como seu norte.

  • Na verdade é o contrário: O decreto promoveu a descentralização.

  • “Pode-se dizer que o Decreto-lei 200/67 constitui-se num marco na tentativa de superação da rigidez burocrática, considerando como um primeiro momento da administração gerencial no Brasil, pioneiro, anunciando a reforma gerencial que ocorreria em 1995”.

    ...

    MOREIRA, Elisabete de Abreu e Lima. Administração geral e pública. Salvador: Juspodivm, 2018, p. 48.

  •  

    GABARITO E

    Podem ser agrupadas em quatro blocos as alterações promovidas pelo DL 200/67:

    * Referente aos princípios: institui-se os princípios do planejamento, descentralização, delegação de autoridade, coordenação e controle;

    * Referente à estrutura da Administração Pública: expandiu as empresas públicas, as sociedades de economia mista, as fundações públicas e as autarquias, isto é, a Administração indireta como um todo; e reorganizou a Administração direta em 16 ministérios (Justiça, Fazenda, Planejamento, Educação e Cultura, Saúde, Interior, Relações Exteriores, Agricultura, Indústria e Comércio, Minas e Energia, Transportes, Trabalho e Previdência Social, Comunicação, Exército, Marinha e Aeronáutica);

    * Referente aos aspectos adminsitrativos internos: estabeleceu regras para a aquisição direta de bens e serviços, ou mediante contratação;

    * Referente aos recursos humanos: fortaleceu e expandiu o sistema de mérito, e estabeleceu diretrizes para elaboração de plano de classificação de cargos.

    Fonte: Professor João Tiago www.minhasaladeaulavirutal 

     

  • A reforma operada em 1967 pelo DL 200 constitui um marco na tentativa de superação da rigidez burocrática, podendo ser considerada como um primeiro momento da administração gerencial no Brasil. Mediante o referido DL, realizou-se a transferência de atividades para a administração indireta, a fim de obter-se maior dinamismo operacional por meio da descentralização funcional.

     

    --

     

    Gabarito: errado

    Fonte: Prof. Carlos Xavier

  • Gab: ERRADO

    Dois erros. Não foi nos moldes da administração burocrática, mas sim da administração gerencialista! O ano de 1967 foi marcado por descentralização, tirando a chupeta (poder) do neném.

  • Com os militares novamente no poder a partir de 1964, incrementou-se o centralismo político e ampliaram-se as ações intervencionistas do Estado, mediante a expansão da Administração indireta operada através do Decreto-Lei nº 200/1967. Esse Decreto-Lei nº 200 trouxe profundas alterações na organização e no funcionamento do Estado Administrativo, com vistas a tornar a Administração mais eficiente e eficaz.

    A reforma administrativa - Decreto nº 200/67 estabeleceu como princípio a descentralização administrativa, no qual a administração direta descentraliza as suas competências para a administração indireta.

    ➥ Fonte: Prof. Heron Lemos - Estudo Dirigido para UFC – Vol 01 (Adm. Pública)

  • 1937: centralização (estava iniciando a burocracia)

    1967: descentralização (estava iniciando gerencialismo)

  • ERRADO