-
Errado
Administração Burocrática
Conceito
Burocracia é administração da coisa pública por funcionário sujeito a hierarquia e regulamento rígidos, e a uma rotina inflexível. Recebe o significado abrangente de classe dos burocratas. Identifica-se com grande influência ou prestígio de uma estrutura complexa de departamentos na administração da coisa pública.
A administração pública burocrática distingue claramente o público e o privado. Nela há separação entre o político e o administrador público. Aqui se deu o surgimento de burocracias públicas compostas por administradores profissionais com recrutamento e treinamento específicos. O relacionamento entre estas pessoas e os políticos devia ser marcado pela neutralidade dos primeiros. Os Estados democráticos, durante o século XX, tinham como principal modelo de administração pública.[1]
Características
O Estado burocrático comporta instituições basicamente hierarquizadas e controle enfocado nos processos.
Combater a corrupção e o nepotismo patrimonialista eram seus maiores objetivos. Para tal, orientava-se pelas idéias de profissionalização, carreira, hierarquia funcional, impessoalidade e formalismo.[2]
As críticas à administração pública burocrática são muitas; dentre elas a separação do Estado e sociedade, pelo fato de os funcionários se concentrarem no controle e na garantia do poder do Estado.
Em resumo, os atributos da administração pública burocrática poderiam ser representados pelo controle efetivo dos abusos. Os defeitos, por sua vez, seriam a ineficiência e a incapacidade de se voltarem para o serviço dos cidadãos como clientes.
O modelo burocrático, presente na Constituição de 1988 e em todo o sistema do direito administrativo brasileiro, é baseado no formalismo e na presença constante de normas e rigidez de procedimentos.
-
Aproximando-se do modelo tradicional burocrático, o governo empreendedor visa estimular a ação e a parceria da sociedade, exercendo forte controle sobre a economia.
A questão apresenta 2 erros:
1) o modelo tradicional burocrático visa a estimular os processos internos.
2) o controle do governo empreendedor sobre a economia não é forte - existe um controle mas não forte.
Fé em Deus e pé na tábua.
-
"GABARITO DE BANCA: ERRADO. NÃO CABE RECURSO! O modelo tradicional burocrático é embasado em leis, regras, normas e procedimentos. A ação e parceria com sociedade é característica do empreendedorimso governamental (leia-se Adm. Gerencial) onde controla-se a economia e o mercado com a lei da livre oferta"
Fonte: Professor Wendell Léo Castellano
-
O erro da questão está em "Aproximando-se do modelo tradicional burocrático", pois não está presente na administração burocrática a ação e parceria da sociedade. Essas características estão presentes apenas na administração gerêncial.
-
Marcia, você só copia e cola os comentários desse professor ai ?
Ele dá uams escorregadas de vez em quando ein...
-
O erro da questão foi sabiamente postado pela colega Louise abaixo pois o governo burocrático, por ser autoreferido, NÃO estimulava a ação e a parceria com a sociedade.
-
No lugar onde está escrito "aproximando-se" deveria constar "distanciando-se"!
-
O modelo gerencial mantém características próprias da burocracia, tais como a meritocracia, o profissionalismo, a ideia de carreira, o concurso público. Ou seja, ainda que diferentes, elas mantêm certas semelhanças.
Já em relação ao forte controle na economia, citado na questão, é possível dizer que:
1) a globalização reduziu a influência dos Estados na economia.
2) o próprio PDRAE, implantado em 1995, devolveu às empresas privadas as atividades relacionadas a produção de bens e serviços de mercado.
-
Em primeiro lugar, o governo empreendedor está ligado à administração gerencial, e não à administração burocrática. Ele de fato busca estimular a ação e parceria da sociedade mas, ao contrário do que foi afirmado pela questão, não exerce controle sobre a economia, mas sim busca transferir para a responsabilidade do mercado o suprimento de bens e serviços onde existe competição e capacidade de lucro.
-
Modelo burocrático tradicional era fortemente centralizado!
-
Aproximando-se do modelo tradicional burocrático, o governo empreendedor visa estimular a ação e a parceria da sociedade, exercendo forte controle sobre a economia.
Não se aproxima do modelo burocrático e não exerce forte controle sobre a economia.
Errado
-
Bom dia
Administração burocrática: foca em processos
Administração gerencial: visa resultados, focando na satisfação dos cidadãos
Bons estudos
-
O modelo burocrático não se importa com a sociedade.
-
ERRADO
De fato, o governo empreendedor visa estimular a ação e a parceria da SOCIEDADE, exercendo forte controle sobre a economia (certo)
Mas isso se proxima do modelo tradicional burocrático???? NAO! a burocracia não estimula a ação e parceria da sociedade. Isso é característica do modelo gerencial.
-
“O governo empreendedor caracteriza-se como um governo que ‘pertence à comunidade, dando responsabilidades ao cidadão em vez de servi-lo, e visa atender aos cidadãos como clientes e não aos interesses da burocracia, estimulando a ação e a parceria da sociedade'”.
OSBORNE & GAEBLER,, 1995, p. 51-80; 181-183, apud MOREIRA, Elisabete de Abreu e Lima. Administração geral e pública. Salvador: Juspodivm, 2018, p. 101.
-
ERRADO
Princípios de orientação ao empreendedorismo de Osborne/Gaebler:
1) Governo catalisador (Filtro)
2) Governo pertence a comunidade
3) Governo competitivo
4) Governo orientado por missões: regras dando a lugar a missões
5) Governo de resultados
6) Governo e seus clientes
7) Governo empreendedor
8) Governo preventivo
9) Governo descentralizador
10) Governo orientado para o mercado
-
A gestão pública empreendedora aproxima-se do modelo gerencial e não do modelo burocrático. Enfatiza, nesse sentido, a descentralização e a parceria com agentes privados na prestação dos serviços públicos.
Gabarito: Errado
-
ERRADO
-
A administração pública evoluiu por meio de três
modelos básicos: a administração pública patrimonialista,
a burocrática e a gerencial.
Segundo
Chiavenato (2018), essas três formas se sucedem no tempo, sem que, no entanto,
qualquer uma delas seja inteiramente abandonada.
Analisando a afirmativa do enunciado, destaca-se
que o chamado “governo empreendedor" está relacionado com o modelo gerencial
e não tradicional burocrático.
Além disso, em que pese estimular a ação e a
parceria da sociedade, a ideia de empreendedorismo governamental, não visa
exercer forte controle sobre a economia, e sim fomentar aspectos liberais.
Gabarito do Professor: ERRADO.