SóProvas


ID
903355
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 10ª REGIÃO (DF e TO)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

A respeito das convergências e diferenças entre a gestão pública e
a gestão privada, julgue os itens que se seguem.

À semelhança das organizações privadas, a administração pública utiliza estratégias de segmentação de mercado, estabelecendo diferenciais de tratamento para clientes preferenciais.

Alternativas
Comentários
  • O cliente para a administração pública é o cidadão, não pode haver preferências. Deve ser impessoal.
  • Assertiva errada

    Conforme mencionado anteriormente, os princípios constitucionais explícitos são aqueles presentes no art. 37, da Constituição Federal, de maneira expressa. Assim, são eles: o princípio da legalidade, o princípio da impessoalidade, o princípio da moralidade, o princípio da publicidade e o princípio da eficiência.

    Princípio Da Impessoalidade

    O princípio ou regra da impessoalidade da Administração Pública pode ser definido como aquele que determina que os atos realizados pela Administração Pública, ou por ela delegados, devam ser sempre imputados ao ente ou órgão em nome do qual se realiza, e ainda destinados genericamente à coletividade, sem consideração, para fins de privilegiamento ou da imposição de situações restritivas, das características pessoais daqueles a quem porventura se dirija. Em síntese, os atos e provimentos administrativos são imputáveis não ao funcionário que os pratica mas ao órgão ou entidade administrativa em nome do qual age o funcionário.



  • "GABARITO DE BANCA: ERRADO. NÃO CABE RECURSO! Diferenciais de TRATAMENTO nuncaaaaaaaaaaa!!! Qualquer cliente/cidadão deve ser tratado com o maior critério em termos de cortesia, atenção, rapidez... pode existir diferencial de acordo com as necessidades, foco, perfil... mas quanto ao TRATAMENTO jamais (princípio da Impessoalidade). Poderia sim existir diferenciais de ATENDIMENTO, mas não de tratamento."
    Fonte: Professor
    Wendell Léo Castellano
  • À semelhança das organizações privadas, a administração pública utiliza estratégias de segmentação de mercado, estabelecendo diferenciais de tratamento para clientes preferenciais.

     O governo , teoricamente, não possuí preferência. Todos somos iguais, mas é sabido que não é verdade.
  • Para a Adm. Pública o cliente é isonômico, ou seja, esse é a coletividade, não há como especificar.

    É só lembrar do princípio da Isonomia estabelecido na CF 88.


    Bons estudos! :D
  • Se não lermos com atenção iremos interpretar de uma forma que o "preferencial" será confundido com o atendimento preferencial, do tipo: gestante, cadeirantes etc... 
    E como o colega já mencionou logo acima, não pode confundir tratamento preferencial com atendimento preferencial.
  • A Administração Pública não trabalha de forma idiossincrática. Princípio da Impessoalidade evidenciada. 

    Significado de Idiossincrasia

    s.f. Medicina. Tendência própria do organismo que causa no indivíduo uma reação particular, quando exposto à ação de agentes exteriores; anafilaxia.

    Particularidade comportamental própria de um indivíduo ou de um grupo de pessoas.

    (Etm. do grego: idiosugkrasía.as)


  • A gestão pública não pode nem deve fazer uma segmentação de mercado. Isto é uma característica da gestão privada que não se aplica no setor público. Temos na Administração Pública o princípio da isonomia.

    Assim, o gestor público só pode tratar de modo diferenciado as pessoas que se enquadram em alguma necessidade especial, de acordo com a lei. Deste modo, temos os casos de atendimento personalizado para os idosos, as gestantes, as crianças, sempre que isto se fizer necessário e descrito em algum normativo legal. O gabarito é mesmo questão errada.

    Fonte: Prof. Rodrigo Rennó

  • A resposta da questão é errado mesmo. No entanto, se alguma lei permite, pode sim haver diferenciação no tratamento. 


    Veja uma outra questão da mesma Banca


    Banca: CESPE - Órgão: TRE-RJ - Prova: Analista Judiciário - Área Judiciária

    Convergências e Diferenças entre a Gestão Pública e a Gestão Privada


    Julgue os itens a seguir, que versam acerca de noções de administração pública.


    Na gestão de organizações privadas, utilizam-se estratégias de segmentação do mercado, definindo-se diferenciais de tratamento para grupos. Na gestão pública, por outro lado, não se deve, por uma questão de isonomia, discriminar grupos de pessoas. Os casos de tratamento diferenciado, nas organizações públicas, devem-se restringir aos previstos em lei. 

    Gabarito: CERTO

  • Na administração pública não se utiliza  a estratégia de segmentação de mercado.

  • retirado do MEGEP - MODELO DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO PÚBLICA, publicado pelo Ministério de Planejamento e Gestão em 2014

  • Outra questão ajuda a responder:

    "Ano: 2012 Banca: CESPE Órgão: TRE-RJ Prova: Analista Judiciário - Área Judiciária"


    Julgue os itens a seguir, que versam acerca de noções de administração pública.


    Na gestão de organizações privadas, utilizam-se estratégias de segmentação do mercado, definindo-se diferenciais de tratamento para grupos. Na gestão pública, por outro lado, não se deve, por uma questão de isonomia, discriminar grupos de pessoas. Os casos de tratamento diferenciado, nas organizações públicas, devem-se restringir aos previstos em lei. 

    Gabarito: certo

  • E os idosos, as crianças e as gestantes? Será que estes não podem ser considerados clientes preferenciais? Este é o tipo de questão que qualquer gabarito estaria certo pois depende da forma  como você interpreta a assertiva. Odeio esse tipo de questão

  • Más Thiago a questão não generalizou ... Essa é a regra geral.

  • A GESTÃO PÚBLICA não pode nem deve fazer uma segmentação de mercado. Na adm púb tem-se o princípio da isonomia.

  • "Tratamento desigual para os desiguais" - Já que a banca ousou ao realizar um paralelo, deveriam considerar esse aspecto. Não acredito que seja caso de exceção à regra. Eu entendo o que a banca quis com a questão e acertei, pois já conheço o Cespe, mas de fato, é questionável.

    Ao combinarmos a existência de programas como o Pronatec, Bolsa familia Minha casa, minha vida, com o princípio que há anos vem sido incluido nos Planos Plurianuais, em consonância com a constituição, sobre o combate às desigualdades regionais, vejo que  a pupulação de baixa renda (que não é minoria em nosso país, ou seja, não é a exceção à regra) são exemplos de "tratamento diferenciado para clientes preferenciais."

  • ERRADO

     

    -Princípio da isonomia

    -Estratégias de Segmentação

    1- Não-Diferenciação
    Dias (2004) afirma que a estratégia de não-diferenciação ocorre quando a empresa escolhe explorar todo o seu mercado potencial, em todas as regiões geográficas possíveis, utilizando-se de um único planejamento para todos os segmentos.

    Quando a organização adota esta estratégia, significa que ela decidiu ignorar as diferenças existentes entre os segmentos, e trata a todos os consumidores com o mesmo processo.


    Por exemplo, em um supermercado genérico, este possui uma estratégia única para lidar com seus clientes, seja o público de diferentes faixas etárias, diferentes faixas de renda ou até de diferentes regiões.

    Assim, na estratégia de divulgação, a empresa utiliza personagens genéricos em sua propaganda na televisão, e seus tabloides possuem produtos que vão desde o mais genérico (produtos de higiene), até os mais específicos (jardinagem, eletrodomésticos, panelas).
    Esta estratégia mais genérica acaba sendo utilizada em diferentes mídias (tv, rádio, jornal, panfletos), e necessita atingir muito mais pessoas, com menos eficiência.

    2- Diferenciação
    Já na estratégia de diferenciação, Dias (2004) define como aquela em que a empresa reconhece e leva em consideração as diferenças significativas que possam existir entre os mercados-alvo, optando por realizar um planejamento diferente para atender a cada perfil de cliente.

    Como exemplo, esta estratégia é utilizada normalmente por lojas de departamento, como C&A e Riachuelo. Estas empresas atendem a segmentos de mercado bastante diferenciados, principalmente nos quesitos sexo e idade.
    Estas lojas fazem ajustes físicos na disposição de suas prateleiras (layout da loje), separando as seções de homens, mulheres e crianças. A decoração, os manequins e os produtos são todos específicos para cada um dos diferentes segmentos.

    3- Concentração
    Dias (2004) define que a estratégia de concentração ocorre quando a empresa seleciona um único segmento como prioridade, como sendo este o mais importante, e aí concentrando todos os seus esforços nele.
    Isto pode acontecer por uma série de motivos: proximidade geográfica, potencial de mercado significativo, ou margens de lucro em potencial.

  • O trecho da assertiva "estabelecendo diferenciais de tratamento para clientes preferenciais." vai de encontro aos princípios constitucionais explícitos no art. 37, caput, da CF/88, relacionados à Administração Pública, quais sejam: IMPESSOALIDADE E MORALIDADE.

  • Administracação Pública: Não pode fazer acepção de pessoas, devendo tratar a todos igualmente e com qualidade. O tratamento
    diferenciado restringe-se apenas aos casos previstos
    em lei.

    FONTE:Administração Geral e Pública-Elisabete Moreira

  • CESPE - 2012 - TRE-RJ

    Na gestão de organizações privadas, utilizam-se estratégias de segmentação do mercado, definindo-se diferenciais de tratamento para grupos. Na gestão pública, por outro lado, não se deve, por uma questão de isonomia, discriminar grupos de pessoas. Os casos de tratamento diferenciado, nas organizações públicas, devem-se restringir aos previstos em lei. CERTO

  • A administração pública não utiliza estratégias de segmentação de mercado, não podendo estabelecer diferenciais de tratamento para clientes preferenciais.

  • CESPE - 2012 - TRE-RJ - Técnico Judiciário - Área Administrativa

    Julgue os itens seguintes, a respeito da administração pública e das convergências entre a gestão pública e a gestão privada.
     

    As organizações públicas, em sua gestão, devem utilizar estratégias de segmentação do mercado iguais às adotadas pelas organizações privadas, estabelecendo diferenças específicas de tratamento para os grupos diferenciados de cidadãos.

     

    ERRADO

     

     

    CESPE - 2012 - TRE-RJ - Analista Judiciário - Área Judiciária

    Julgue os itens a seguir, que versam acerca de noções de administração pública.


    Na gestão de organizações privadas, utilizam-se estratégias de segmentação do mercado, definindo-se diferenciais de tratamento para grupos. Na gestão pública, por outro lado, não se deve, por uma questão de isonomia, discriminar grupos de pessoas. Os casos de tratamento diferenciado, nas organizações públicas, devem-se restringir aos previstos em lei. 

     

    CERTO

  • Embora na prática seja diferente, o que vale aqui é a teoria, no caso a administração pprioriza o interesse público sobre o particular.

  • Q259366. Na gestão de organizações privadas, utilizam-se estratégias de segmentação do mercado, definindo-se diferenciais de tratamento para grupos. Na gestão pública, por outro lado, não se deve, por uma questão de isonomia, discriminar grupos de pessoas. Os casos de tratamento diferenciado, nas organizações públicas, devem-se restringir aos previstos em lei. (CERTO) 

  • Acredito que tanto diferencial de atendimento quando diferencial de tratamento estejam certos. O erro consiste em dizer que seria para clientes preferenciais, enquanto na verdade existe um tratamento ou atendimento preferencial para portadores de alguma necessidade especial, de acordo com a lei.

  • Segundo o excelente professor RODRIGO RENNÓ temos   : 

     

    As organizações privadas utilizam estratégias de segmentação de “mercado”, estabelecendo diferenciais de tratamento para
    clientes preferenciais.

     

    Na Adm Publica > O tratamento diferenciado restringe-se apenas aos casos previstos em lei.

  • ERRADO

     

    Em regra o tratamento é impessoal, isonômico.

     

    Só pode haver tratamento diferenciado quando a lei assim o disser, ou seja, no caso de mandamento legal ( o que é a exceção).

     

    Bom estudo !!!

  • Boa noite,

     

    Errado, na ADM Pública vigora o princípio da IMPESSOALIDADE, já na PRIVADA sabemos que existe aquela camaradagem.

     

    Bons estudos

  • ERRADO

     

    Na Adm. Pública o tratamento ao público deve ser marcado pela impessoalidade, sem fazer distinção das pessoas pela sua classe social, idade, orientação sexual, religiosa etc. Na Adm. Privada eles segmentam o público da maneira que bem entender.

     

     

  • Atenção Galera, não podemos imaginar na prática, pois na prática existi sim diferenciação no atendimento, de acordo com o 'valor' de cada pessoa, mais na teória diz que não devi ter.
  • Eu marcaria aqui (como marquei) mil vezes essa questão como correta, visto que a administração estabelece preferências em várias passagens em nosso ordenamento jurídico, tais como:

     

    Proteção do mercado de trabalho da mulher, artigo 5; 

    Assentos PREFERENCIAIS para usuários com deficiencia ou mobilidade reduzida como idosos, gestantes, lactantes...

     

    Enfim, são dezenas de exemplos.

     

    Na prova eu nao brigo com a banca, marco o que ela disser, mas que esse gabarito não está correto, isso eé fato.

  • GABARITO:ERRADO

    Na minha opinião o erro está na parte em que fala "cliente preferencial"

    Acho que pode se dispensar tratamento diferenciado aos diferentes na medida de suas diferenças, e não estabelecendo diferenciais de tratamento para clientes preferenciais como afirma a questão.

     

  • No meu ponto de vista, a questão erra quando fala que a administração pública utiliza estratégias de segmentação de mercado.

    Se eu estiver errada, alguém me corrija, por favor.

     

  • ERRADO

     

    "À semelhança das organizações privadas, a administração pública utiliza estratégias de segmentação de mercado" (ERRADO)

    PRIVADA = UTILIZA SEGMENTAÇÃO DE MERCADO 

    PUBLICA = NÃO UTILIZA (NÃO SE DEVE DISCRIMINAR PESSOAS = REGRA) -  TRATAMENTO DIFERENCIADO (RESTRITO A LEI)

     

     "estabelecendo diferenciais de tratamento para clientes preferenciais." (ERRADO) - FERE A ISONOMIA|IMPESSOALIDADE

  • A questão está correta. 

     

    A Administração Pública deve respeitar o princípio da isonomia, mais conhecido como princípio da igualdade (é uma de suas tantas sujeições).

     

    Muito embora essa seja a regra, a Adm. Pública não deverá nivelar os desiguais, razão pela qual haverá de levar em conta as particularidades de seus cidadãos caso a caso, como os negros, menos favorecidos (pobres) e até mesmo portadores de deficiência. 

     

    Segue outra questão CESPE em total sintonia com a questão que discutimos:

     

    QUESTÃO CERTA: Na gestão de organizações privadas, utilizam-se estratégias de segmentação do mercado, definindo-se diferenciais de tratamento para grupos. Na gestão pública, por outro lado, não se deve, por uma questão de isonomia, discriminar grupos de pessoas. Os casos de tratamento diferenciado, nas organizações públicas, devem-se restringir aos previstos em lei. 

     

    Fonte: https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/questao/98861048-8c

     

     

  • ERRADO

     

    Houve inversão...

     

    ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA = deve tratar todos de forma igual (princípio da isonomia)

    ORGANIZAÇÕES PRIVADAS =  têm segmentação de mercado.

     

     

    FONTE: Anotações - aulas do profº José Wesley

  • (TRE-RJ 2012) Na gestão de organizações privadas, utilizam-se estratégias de segmentação do mercado, definindo-se diferenciais de tratamento para grupos. Na gestão pública, por outro lado, não se deve, por uma questão de isonomia, discriminar grupos de pessoas. Os casos de tratamento diferenciado, nas organizações públicas, devem-se restringir aos previstos em lei. CERTO

    ...

    (TRE-RJ 2012) As organizações públicas, em sua gestão, devem utilizar estratégias de segmentação do mercado iguais às adotadas pelas organizações privadas, estabelecendo diferenças específicas de tratamento para os grupos diferenciados de cidadãos. ERRADO

    ...

    Assim, por estratégia de segmentação a administração pública jamais poderá estabelecer diferenciação no tratamento das pessoas, somente por determinação legal.

  • Resumidamente: nao existe cidadao Premium

  • Alguns colegas estão equivocados, na Adm Pública pode haver Tratamento diferenciado, porém APENAS NOS CASOS PREVISTOS EM LEI..

     

    Questão que comprova isso: Q259366

     

    Fonte: Rodrigo Rennó - Estratégia Concursos.

     

    bons estudos

  • QUESTÃO ERRADA.

     

    Na administração pública a segmentação de mercado deve estar previsto em lei. 

     

    Já na iniciativa privada ela ocorre naturalmente. 

     

     

    Questão para melhor entendimento:

    Q259366

    Na gestão de organizações privadas, utilizam-se estratégias de segmentação do mercado, definindo-se diferenciais de tratamento para grupos. Na gestão pública, por outro lado, não se deve, por uma questão de isonomia, discriminar grupos de pessoas. Os casos de tratamento diferenciado, nas organizações públicas, devem-se restringir aos previstos em lei. 
     

    CERTA.

  • Tá, entendi! Porém, deve estar explícito na questão que é por meio de lei? Pois uma vez que a Administração "estabelece" diferenciações de tratamento, subentende-se que foi estabelecido em lei.
  • ...e o deficiente físico usuário dos serviços públicos?

  • Então, Welcome Machine...

     

    Neste caso do deficiente físico usuário do serviço público é uma segmentação que está definida em lei, portanto é possível sim, pois a adm. pública só faz o que está previsto em lei, já no caso da adm. privada a segmentação ocorre naturalmente, por exemplo, se determinada empresa só quer atender o público masculino, asism ela faz e com isso não estará tendo discriminação. Um caso que sempre vejo são as academias para o público feminino.

     

    Se eu estiver errado, só dizer.

     

  •  ERRADO 

    PRIVADA: EXISTEM diferenciais de tratamento para clientes preferenciais.

    PUBLICA: NÃO EXISTEM  diferenciais de tratamento para clientes preferenciais. 

  • Errado.

    CONVERGÊNCIAS E DIFERENÇAS ENTRE A GESTÃO PÚBLICA E A GESTÃO PRIVADA

     A Administração quanto ao gênero é igual, mas a Administração Pública diferencia-se da administração privada com relação à espécie. Nas comparações entre a Administração Pública e a administração privada certamente existem mais convergências do que diferenças. Por exemplo: todas as entidades privadas ou públicas utilizarão técnicas administrativas como o planejamento, a organização, a direção e o controle, assim como as técnicas relacionadas à motivação e avaliação de resultados. A divisão do trabalho também utilizará técnicas semelhantes, e haverá funções idênticas como a orçamentária/financeira, a contábil, a de recursos humanos etc.

    - Tanto a Administração Pública quanto a privada sofrem influência do ambiente no qual atuam: fatores políticos, sociais, econômicos e tecnológicos. Por fim, tanto a administração pública como a privada terão dificuldades na utilização de ferramentas, técnicas e tecnologias modernas, na realização de mudanças e na implementação das decisões e ações necessárias ao alcance dos objetivos. Vejamos quais são as características fundamentais utilizadas nas comparações, que diferenciam a Administração Pública da administração privada:

    • O Governo/Administração Pública tem como objetivo maior proporcionar o bem estar à coletividade enquanto a iniciativa privada tem como objetivo primordial o lucro financeiro.

    • A Administração Pública deve ser transparente (divulgar objetivos, ações e resultados) e tratar as pessoas/cidadãos com equidade (diferencia apenas casos previstos em lei) na gestão privada a transparência não é obrigatória e às pessoas têm tratamento diferenciado de acordo com os interesses corporativos.

    • O Governo existe para servir aos interesses gerais da sociedade a empresa privada serve aos interesses de um indivíduo ou grupo.

    • Em face da soberania do Governo e da universalidade das ações, cabe aos governos solucionar os conflitos de interesses particulares, com vista a alcançar o máximo de bem-estar geral a administração privada preocupa-se com o seu bem-estar e como resolver os seus problemas.

    Em relação ao aspecto organizacional, enquanto na administração privada há risco para o gestor em caso de insucesso no emprego de capital, na administração pública esse risco não é assumido pelos gerentes.

    Um ponto de divergência dos setores público e privado é o fato dos gestores do setor privado agirem de acordo com as instruções apresentadas por seus superiores e os gestores do setor público agirem de acordo com a lei.

    Apesar das Organizações Públicas e Privadas terem objetivos distintos, isso não impede a primeira de trazer algumas referências/experiências da segunda e as utilize como parâmetros e não como modelo para a sua gestão, sendo assim, não é indicado reaplicá-las, mas sim adequá-las à Organização Pública.

  • imagina...Vc chega no sus e pede tratamento VIP, pq PAGA mais imposto que teu colega do lado!!! hahahaha

  • Esta questão não poderia está ambigua ?

    Entendi  os preferenciais  como deficientes , grávidas , etc .

    :( ??

  • Administração Pública: 
    ... 
    - Deve tratar a todos igualmente e com qualidade. O tratamento diferenciado restringe-se apenas aos casos previstos em lei; 
    - Visa gerar VALOR PARA A SOCIEDADE e garantir o DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL, sem perder de vista a obrigação de utilizar os recursos de forma eficiente; 
    ... 
    Administração privada: 
    ... 
    - Utiliza a estratégia de SEGMENTAÇÃO DE MERCADO, estabelecendo diferenciais de tratamento para clientes especiais; 
    - Busca o VALOR FINANCEIRO como forma de garantir a SUSTENTABILIDADE DO NEGÓCIO 
    ... 
    MOREIRA, Elisabete de Abreu e Lima. Administração geral e pública. Salvador: Juspodivm, 2018, p. 98-99.

  • Administração pública=Impessoalidade/Equidade

  • Lembrei do Bradesco Prime. rsrs

  • Não pode haver judeu nem grego e não há que se falar em cliente preferencial, em face de um lado, do princípio da igualdade e, de outro, do princípio da impessoalidade!

  • A lei pode elencar algumas preferências, a adm por conta própria não

  • adm pública usa o princício da IMPESSOALIDADE

  • adm pub e adm priv

  • REGRA - NÃO PODE POR CAUSA DO PRINCÍPIO DA IMPESSOALIDADE.

    EXCEÇÃO - PODE POR CAUSA DA BUSCA À ISONOMIA MATERIAL. (EX. DEFENSORIA AO ATENDER SOMENTE HIPOSSUFICIENTES)

    GABARITO ERRADO.

  • Na teoria, a administração pública se utiliza do princípio da Impessoalidade/Equidade.

  • Itaú Personnalite , para alguem que teve duvidas ....

  • ERRADO

  • A semelhança das organizações privadas, a administração pública utiliza-se do planejamento estratégico para elaborar estratégias que promovam valor público para a sociedade como um todo. Diferentemente das organizações privadas, o tratamento dado aos seus clientes é de isonomia e equidade.

    Portanto, podemos afirmar que a questão em análise está errada.


    Gabarito do Professor: ERRADO.
  • NÃO HÁ DIFERENÇA NO TRATAMENTO RESULTANDO EM CLIENTE PREFERENCIAL.

    O cliente para a administração pública é o cidadão, não pode haver preferências. Deve ser impessoal.